Tema de redação
A polêmica gestão da saúde pública no Brasil

Textos motivadores

TEXTO 1

“O SUS é digno de elogio, mas cortes crescentes indicam que o projeto se afasta cada vez mais de garantir o acesso universal à saúde. Além dos R$ 2,5 bilhões que perdeu esse ano e mais de R$ 10 bilhões previstos, um levantamento feito pela ONG Contas Abertas a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM), mostra que o Brasil é um dos países que menos gasta com sistema de saúde […] Considerando a fatia pública do total das despesas em saúde, no Brasil, esse percentual é de 48,2%. A proporção é baixa se comparada ao verificado em países como o Reino Unido (83,5%), França (77,5%), Alemanha (76,8%), Espanha (70,4%), Canadá (69,8%), Argentina (67,7%) e Austrália (66,6%).”

Fonte: https://brasileiros.com.br/2016/03/brasil-gasta-r-389-por-dia-com-saude-de-cidadao-diz-ong-contas-abertas/ Acesso em: 03/03/2016; adaptado.

 

TEXTO 2

Screenshot 2016-03-08 at 16.15.24

Fonte: https://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&id=24847:governo-gasta-em-media-r-305-ao-dia-na-saude-de-c ada-habitante. Acesso em: 03/03/2016.

 

TEXTO 3

“A análise dos dados referente à situação da saúde pública no Brasil deve ponderar não só quanto se gasta, mas também como se gasta, o chamado gasto em saúde associado ao modelo assistencial. A opinião é de Eli Iola Gurgel Andrade, professora do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). […] A especialista explica ainda que, segundo a literatura, 85% das condições de saúde são passíveis de resolução na atenção básica. Para isso, no entanto, ela precisa ser de qualidade.”

Fonte: https://www.abrasco.org.br/site/2016/03/governo-gasta-r-389-ao-dia-na-saude-de-cada-brasileiro/ Acesso em: 03/03/2016; adaptado.

 

TEXTO 4

“O SUS tem como objetivo a saúde como um todo, definida não apenas pela medicina curativa, mas a saúde entendida como um requisito para o exercício pleno da cidadania, que começa a ser garantida pelos serviços preventivos de vigilância sanitária, e se completa pela efetiva proteção da saúde de cada cidadão.”

 

Fonte: https://www.bresserpereira.org.br/ver_file_3.asp?id=267 Acesso em: 03/03/2016.

 

Redações de exemplo sobre o tema A polêmica gestão da saúde pública no Brasil

Leia as redações já enviadas para este tema.

Saúde no Brasil: Um desafio de todos.

O direito à saúde possui ligação intrínseca com o direito a vida, garantido em lei pela Carta Magna Brasileira. Entre...

Leia a redação completa

Vida precoce

No Brasil colonial, o fator pobreza desencadeava a morte precoce de crianças que eram exploradas na prática de trabal...

Leia a redação completa

Redação sem título.

Relativo à saúde pública no Brasil , é possível destacar tanto aspectos positivos quanto negativos . Se por um la...

Leia a redação completa

Precariedade da saúde dos brasileiros./ corrijo de volta!

Quando o sistema único de saúde (SUS) foi inserido na sociedade brasileira através da lei 8.080, todos visavam a melh...

Leia a redação completa

Redação sem título.

A população brasileira padece com o desdém cometido pela gestão da saúde pública. O Sistema Único de Saú...

Leia a redação completa

Desafios da Saúde Pública no Brasil

O cenário atual da saúde pública é ineficaz e vergonhoso. Porém, o Sistema Único de Saúde(SUS), criado em 1988 pela C...

Leia a redação completa