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Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 1 ano por usuário anônimo.


Entende-se como camarotização o processo de segregação social no qual ricos e pobres negam um convívio social integrado. Esse processo separatista está presente em várias situações do cotidiano como os camarotes em jogos de futebol, shows e boates, sendo também representado em muitas obras literárias e músicas como uma do grupo de samba Revelação que diz “ela é gata de elite, só curte área VIP”. Nesse contexto, a alegação do brasileiro como um povo que valoriza a miscigenação cultural se tornou uma maneira hipócrita de esconder as verdadeiras causas do problema visto que a sociedade se encontra cada vez mais pautada na discriminação e busca por prestígio.
Em primeiro plano deve-se analisar as causas históricas desse processo segregacionista. Assim como é retratado na obra Casa Grande e Senzala de Gilberto Freyre, o Brasil desde o período colonial já possuía uma sociedade extremamente estratificada, a elite buscava se distinguir dos negros e da classe média por meio das casas, vestimentas e pelo número de empregados. Esse desejo de distinção é fomentado por um sentimento de superioridade, no qual brancos ricos se consideram melhores que os demais devido a sua raça e poder aquisitivo. Essa segregação foi agravada e se tornou mais visível após o fim da escravidão, quando os negros sofreram uma intensa marginalização social e passaram a construir as favelas, que ficavam longe do centro das cidades. Como já dizia Rosana Pinheiro Machado, antropóloga brasileira, "O Brasil sempre foi avesso e segregado. Apesar de ter a ideologia da mistura, na verdade sempre foi o pior dos apartheids”.
Logo, percebe-se que a camarotização é um atentado a democracia uma vez que o povo nega sua alteridade e prioriza o particular em detrimento do público. Com a ascensão e melhoria da qualidade de vida da classe média proporcionado pela política de governos populares, as pessoas passaram a frequentar ambientes e a ter oportunidades que eram acessíveis apenas para a classe alta, com isso aumentou a discriminação dos povos ricos que passaram a procurar maneiras de não se misturar com os demais. Um exemplo evidente dessa situação é o avião que após ter se tornado um meio acessível para o povo, criou a primeira classe para separar os ricos dos pobres.
Infere-se, portanto, que seja por fatores históricos, sociais ou econômicos, é necessário medidas que visem atenuar esse quadro de segregação social no país. O Governo Federal poderia realizar um reajuste nos salários dos profissionais de forma a estabelecer uma distribuição de renda mais igualitária que amenizasse a discrepância entre os diversos estratos da sociedade. Além disso, o mesmo deve desenvolver projetos que visem acabar com essas áreas de distinção, favorecendo a miscigenação. Ademais, os cidadãos devem ser mais ativos politicamente, com o intuito de assegurar uma sociedade mais harmônica e justa, na qual todos possam usufruir dos mesmos privilégios.


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Comentários enviados

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    Enviado por Erika Fernandes

    Você fez bom uso da norma culta, no entanto, estude a vírgula e o uso do pronome "mesmo". Os títulos de obras deverão vir entre aspas. Você usou de forma diversificada e correta os elementos coesivos. Quanto ao tema, ele foi compreendido e desenvolvido. Quanto à argumentação, você fez citações, deu exemplos, expôs informações e ideias para poder comprovar o seu ponto de vista, continue utilizando essa fundamentação teórica no desenvolvimento. Quanto à conclusão, especifique mais os "projetos", detalhe como funcionam e como serão executados, pois não ficou claro, lembre-se de que o nosso leitor não tem conhecimento sobre o assunto. Sugestão: releia os seus textos para fazer as devidas correções e leia mais livros e artigos para melhorar a sua escrita e o seu vocabulário. Veja algumas dicas para melhorar as suas redações: http://www.horadoenem.org/possiveis-temas-de-redacao-do-enem-2016/ http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/mesmo-voce-sabe-utilizar-o-pronome.htm http://veja.abril.com.br/educacao/redacao-do-enem-parte-4-apresente-solucoes/ http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/conclusao-dissertativa-como-encerrar-o-texto-expositivo-ou-argumentativo.htm http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/tudo-voce-precisa-saber-redacao-enem-parte-2-807971.shtml http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/portugues/trinta-dicas-infaliveis-escrever-bem-735235.shtml http://educacao.uol.com.br/listas/veja-10-dicas-imperdiveis-para-fazer-uma-boa-redacao.htm htmhttp://www.infoescola.com/portugues/conectivos/ http://brasilescola.uol.com.br/gramatica/uso-da-virgula.htm http://exercicios.mundoeducacao.bol.uol.com.br/exercicios-gramatica/exercicios-sobre-uso-virgula.htm http://www.sinonimos.com.br http://www.dicio.com.br http://www.conjuga- me.net

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