Título da Redação: O camarote deixa em evidência

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 3 anos por Conceição Oliveira Oliveira


Em novembro de 2013, o vídeo "Os 10 mandamentos do Rei do Camarote" foi alvo de críticas e chacota, pois o seu protagonistas elucidava como estar no camarote é sinal de status e diferenciação dos demais. Desse modo, a febre de camarotes, áreas vip's e condomínios, tomam conta do Brasil. Esse fenômeno, camarotização ou feudalização, este no caso dos condomínios residenciais, tem agravado ainda mais o abismo econômico e social entre ricos e pobres.
É inegável que o sistema capitalista trouxe muitos benefícios. Porém, apresenta um lado perverso. Afinal, o dinheiro pode comprar quase tudo. É fato, que aqueles que possuem recursos econômicos tem acesso a educação, saúde e lazer de melhor qualidade. Isso produz uma separação e um mal estar social. Motivo pelo qual, classes menos favorecidas, dependem de bens e serviços públicos, que na grande maioria das vezes, não tem a mesma qualidade que um comprado.
Cabe ressaltar, que o governo democrata que o Brasil está inserido, tem sua máxima deturbada. Por que a democracia é um governo do povo e para o povo. No entanto, grande parte dos governantes, fazem parte da aristocracia e tomam medidas que aumenta ainda mais a segregação.
Fica nítido, portanto, que diminuir as diferenças sociais e econômicas, deve ser a premissa do governo brasileiro. Faz-se mister, que o governo melhores seus serviços prestados, com gerenciamento adequado, é possível tal medida. Ademais, é necessário que escolas e ONG's, numa ação conjunta com o governo, promova discussões e fóruns, para que desde de cedo, crianças e jovens, compreendam, que para diminuir os abismos sociais, a agregação é a resposta e ação. E por fim, que através da mídia, com campanhas e vídeos de cunho social, saliente que a melhor forma de ficar em evidência é ser capaz de construir uma sociedade mais justa e democrática, onde o que realmente importa são as suas atitudes e não a conta bancária.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás