Título da Redação: Feudalismo contemporâneo

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 3 anos por Nathalia Blaudt


Há séculos, a Europa tinha por foma administrativa o feudalismo, o qual tinha por principal característica, a sociedade estamental ou seja, dividida em classes. Essa características está, agora, se instalando no Brasil pela segregação que vem acontecendo de forma sórdida.
Antes de tudo, é válido analisar que a democracia, desde a Grécia Antiga, tende a promover o "bem comum". No entanto, de acordo com o pensador Durkheim, as pessoas têm buscado, cada vez mais, o "bem individual" pelo seu individualismo exacerbado. Assim, é evidente que a "elite" inicie um processo de segregação.
Desse modo, se torna recorrente a separação de classes, como por exemplo, em condomínios privados, áreas VIPs em shows e bares. O convívio em sociedade já não existe mais pela ideologia de distinção e superioridade que se tem criado.
Sendo assim, ainda é possível discutir que uma ideologia, segundo Gramsci, cria uma verdade irreal aceita por todos. Assim, ela é imposta na sociedade determinando a separação dos "privilegiados" dos "inferiores. Logo, é fundamental que se estagne tal processo.
Em vista disso, é visível o grande retrocesso que o país tem avançado. Sendo assim, é preciso que o governo amplie medidas para elevar a classe "inferior" para um patamar maior, como a melhora de condições básicas, como a saúde, educação e transporte. Dessa forma, se torna possível o alinhamento das classes e o bloqueio de uma ideologia que leva a um sistema feudal.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás