Título da Redação: Estratificação socio-cultural

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


A cultura de imagem em que vivemos, na qual indivíduos buscam aparentar mais do que realmente tem, é evidenciada pela camarotização da sociedade. Essa forma de estratificação social pode ser preocupante por fomentar pessoas a ter, ou parecer ter, coisas que não se enquadram nas suas respectivas condições.
Esse modelo social de aparências tem causado segregação. A separação dos indivíduos é feita por marcas que usam, carros que dirigem, e, nas baladas, até mesmo pela posição que se encontram: pista ou camarote. Portar objetos da moda, nesse contexto, geram ao ser uma sensação de destaque e superioridade, sentimentos esses, que cumprem os objetivos do meio no qual o cidadão está inserido. Mais importante que ter, é mostrar, para essa classificação social. Portanto, as redes sociais tem papel fundamental no momento de divulgar e ostentar para os outros os bens que possuem, alcançando assim a imagem que se busca.
Essa sensação de superioridade, mesmo que aparente, tem motivado várias pessoas a buscar produtos de marcas famosas para chegarem nessa fachada. Produtos que atingem tal patamar são, normalmente, de alto custo financeiro, fato esse que tem causado, muitas vezes, frustração em consumidores que não tem poder aquisitivo suficiente. Como alternativa, surge a pirataria, que falsifica tais produtos, simulando ser de uma marca desejada, mas por um preço muito menor, porém de baixa qualidade. Tudo isso, mais uma vez, para sustentar essa vida de aparências, que está, além de tudo, contribuindo para o crime organizado.
Para evitar esse tipo de isolamento faz-se necessária uma mudança sociocultural, portanto. A mídia, poderia promover campanhas que conscientizassem os influenciados por tal fato social, de que ser é mais importante que ter, que máscaras materiais se vão, e o que vale mesmo são os ideias que o indivíduo carrega em si. Isso pode ser feito por meio de novelas, filmes ou minisséries que mostrassem que o personagem em destaque não é o que tem mais, e sim o que é um melhor cidadão, induzindo as pessoas a repensarem seus conceitos a respeito de o que as tornam melhores.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Francielly Carvalho

    Olá, tudo bem? Você construiu um texto excelente, pois fez um ótimo uso dos recursos linguísticos e dos caracterizadores do gênero textual. Desenvolveu muito bem o tema e apresentou uma argumentação clara e consistente, sendo assim, apenas um ponto do seu texto precisa ser repensado: a proposta de intervenção. Você aponta com ação social apenas a conscientização da população, e por mais utópicos que possamos ser, é difícil acreditar que apenas a mudança de pensamento resolverá o problema, portanto é necessário que você seja mais crítico ao propor mudanças. Portanto, relacione mais medidas, que , de preferência , articulem ações do Estado e da população, e seja específico ao apontar os meios, os agentes e os objetivos de tais mudanças. Boa sorte e abraços, Fran

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás