Título da Redação: A igualdade elitizada do Brasil

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 2 anos por Joana Karine


A "camarotização" é um neologismo criado para definir a segregação entre pobres e ricos. Hoje em dia, ela está presente em toda a sociedade brasileira, em áreas de lazer e distração, até mesmo na educação. Com esse afastamento, é perceptível que cada vez mais o Brasil será marcado como um país da segregação espacial.
Esse distanciamento "classial" não não é recente, foi muito usado no Brasil no século XVIII e XIX, no qual os escravos viviam nas senzalas e os ricos Barões viviam em suas luxuosas casas - Casas grandes. A partir daí, o sentimento de superioridade não se extinguiu, e cada vez mais os portadores de pouca renda são excluídos e afastados para as periferias.
Hoje essa exclusão é percebida em estádios de futebol, onde as bancadas das "elites" estão a cima dos pobres, em Shows onde há locais reservados para classes altas: O camarote, e o restante das pessoas ficam no "povão", local menos favorecido no qual as classes iguais ou parecidas encontram-se. É visível também uma exclusão educacional com a criação de escolas particulares, que tem o ensino superior às escolas públicas. Dessa maneira, a igualdade perante a lei parece ser apenas uma frase bonita que os brasileiros carregam.
Desse modo, fica claro que o Brasil precisa de uma reforma no seu padrão social, além disso, o governo deve investir em educação igual para todos e levar às escolas públicas o ensino comparado com as escolas particulares. Por outro lado, cabe a sociedade elitizada aprender a conviver com as classes inferiores a sua. Só assim, conseguiremos viver com liberdade, igualdade e fraternidade.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Laura Assis

    Seu texto apresenta problemas relativos à norma padrão, é preciso atentar para alguns desvios, conforme assinalado. Você teve uma boa compreensão do tema, e apresentou argumentos coerentes e relacionados à proposta de forma consistente. No geral, o texto é bem organizado, apresentando a estrutura padrão solicitada (introdução, desenvolvimento, conclusão). No que diz respeito à estrutura interna dos parágrafos, sua redação não apresenta maiores desvios, sem problemas significativos de sentido e coerência, exceto em alguns poucos trechos indicados, que precisam ser reformulados. É necessário, ainda, que você desenvolva melhor a ligação entre as ideias, articulando o texto de forma mais clara e fazendo com que os argumentos estejam mais bem relacionados entre si. Sua intervenção está boa, mas pode ser melhorada se as medidas forem mais desenvolvidas e diversificadas, é necessário detalhar as ações da melhor forma possível para que o fechamento do seu texto seja satisfatório.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás