Título da Redação: A ''camarotização'' da sociedade

Proposta: A “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia

Redação enviada há mais de 2 anos por Bárbara Vitória Gonçalves


Em meados do século XXI, convivemos com uma estratificação social que é vista com normalidade, porém esta não deveria ser encarada como habitual, e sim, como um problema. A pobreza, de fato, nunca irá se extinguir, porém deve ser trabalhada uma visão uniforme entre os cidadãos, para que preconceitos e repulsas sejam banidas de toda e qualquer relação humana.
Portanto, caso não ocorra essa adaptação, inúmeros segmentos da sociedade se ''camarotizarão'', como já acontece. E assim, a vida e as convivências serão cada vez mais, verdadeiras competições de bens e status, que geram violência, derivada do preconceito visual e cultural, uma vez que o capitalismo passa a mensagem de que ''somos o que temos''. Com isso, furtos, extorsões e outros crimes aumentam, a partir do desejo que os indivíduos possuem de ter dinheiro e objetos para se adequar a um padrão social.
E então, a sociedade se ramifica e segrega os que ''tem'' dos que ''não tem'', pois cada vez mais, os estádios, ''shows'', teatros e afins, separam lugares por qualidade e estes viram objeto de consumo, por exemplo. A criação de esteriótipos e rótulos cria um cenário doente, de uma sociedade cega pelo consumo e pela posse.
Diante disso, este modelo consumista deve notar que; um país rico é, na verdade, o que o rico usa transporte público, e não o que o pobre possuí automóvel; que a democracia não é apenas possui direito ao voto, mas sim, igualdade plena enquanto humanos. A correção desta visão deve começar com a população, para que os padrões de consumo se adequem aos de vida, e não o contrário como é notório. A nova classe C ascendida deve procurar consumir o necessário, para que a publicidade não vise explorar as novas capacidades de compra. Assim como entender que as diferenças monetárias não dizem respeito à essência pessoal.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Sirleide Almeida

    Você desenvolve o tema por meio de uma argumentação previsível e limitada, em sua maioria aos textos motivadores, que foram apresentados para despertar uma reflexão sobre o tema e não para desencorajar a sua criatividade. Sugiro que acrescente suas leituras feitas sobre o assunto, tente demonstrar um pouco do repertório sociocultural adquirido durante a sua vida estudantil. Isso também diminui a possibilidade de desenvolver ideias semelhantes. Sobre a organização textual, você mostra fatos relacionados ao tema, mas não estão organizados, sendo assim, lembre-se de que cada parágrafo, cada ideia nova precisa estabelecer relação com as anteriores. A utilização de variados recursos linguísticos (preposições, conjunções, advérbios pontuação, entre outros) garantem as relações de seguimento essenciais à elaboração de um texto coeso, evitando, assim, as sequências justapostas e incompletas de ideias, confusas, sem os devidos encaixamentos sintáticos. Por fim, elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém sugiro que busque propostas mais detalhadas e articuladas com o desenvolvimento de suas ideias. Ademais, continue se esforçando para alcançar seus objetivos. Bons estudos!

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás