Título da Redação: Por uma saúde melhor

Proposta: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


Tornou-se característica na maioria dos países subdesenvolvidos, incluindo o Brasil, o crescimento rápido e desordenado das cidades. Infelizmente, esse fato não ocorreu acompanhado por uma boa infraestrutura fornecida pelos serviços públicos, principalmente na área da saúde. Desse modo, o direito constitucional a vida da população constantemente vem sendo colocado em risco, enfrentando vários desafios e gerando consequências como a desumanização nos atendimentos prestados.
Primeiramente, é importante observar que todo profissional para realizar de maneira eficaz seu trabalho, deve ter as condições dignas e necessárias. Dessa forma, embora a maioria dos trabalhadores da saúde sejam qualificados para exercer os cargos, o ambiente em que eles se encontram gera uma enorme sobrecarga no ser humano e interfere negativamente no psicológico de cada um. A falta de estrutura que varia de uma simples gaze, ambulâncias e até mesmo um desfibrilador, aliado a enorme demanda de pacientes, faz com que esses profissionais trabalhem desmotivados e com o controle emocional desestabilizado, interferindo no atendimento a população.
Por outro lado, por mais que o local de trabalho dos médicos e enfermeiros torne-se muitas vezes tão caótico, seja na rede pública ou privada, é notória a elevada falta de sensibilidade profissional de alguns, que acabam gerando um verdadeiro distanciamento entre o especialista e seu “cliente”. Por consequência, diante da impunidade que se observa no país, tornaram-se comuns episódios de negligencia a atendimentos aos pacientes, além de erros em medicamentos e diagnósticos resultando em sequelas irreversíveis ou na morte de várias pessoas.
Diante do exposto, é evidente que o sistema de saúde vigente enfrenta várias dificuldades e necessita urgentemente de mais investimentos do poder público para a reestruturação das unidades e criação de novas. Além disso, é preciso a implantação nas faculdades e cursos da área de disciplinas voltadas para o olhar social, em que o profissional melhore sua interação com o enfermo. Por fim, é necessária também a fiscalização dos Estados e Municípios nesses locais de trabalhos, visando o cumprimento dos direitos dos cidadãos a um atendimento de qualidade e o respeito aos direitos humanos.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Heloisa Ribeiro Rodrigues

    Caro aluno, você tem um bom domínio da modalidade escrita da língua. No entanto, erros graves e recorrentes empobreceram o seu texto, tais como: o mal uso de vírgulas, confusão no emprego de crase e de substantivos próprios e comuns, acentuação, concordância, a presença de termos e expressões desnecessários, fracos (pouco complexificados, simplórios, previsíveis) ou inadequados em orações e, principalmente, uma argumentação ligeiramente cíclica, um pouco desestruturada - embora suficientemente coerente -, construída sob uma linguagem previsível e limitada. Diversifique a sua escolha de recursos coesivos e lexicais, de modo que a sua redação se torne mais organizada, madura e refinada. Estude os pontos mencionados e continue praticando, pois você tem potencial. Grande abraço, Heloisa.

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás