Título da redação:

Por um atendimento mais humanizado

Tema de redação: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada em 31/05/2015

Atualmente, têm-se observado grandes avanços tecnológicos na medicina, mas esses avanços vêm acompanhados de deterioramento no atendimento à saúde, o que resulta em um atendimento precário e desconforto emocional aos pacientes. Antes do século XVIII, numa época pouco avançada tecnologicamente, as pessoas iam para os hospitais e recebiam, em maior parte, apoio emocional e psicológico, pois não havia muito conhecimento sobre as doenças, sua causas e cura. Isso mostra um crescente desacordo entre o avanço tecnológico e o relacionamento humano, um desacordo que não deveria existir pois quando alguém procura por atendimento médico, procura identificar um problema que a aflige e resolvê-lo e, muitas vezes, são momentos difíceis e delicados em que um olhar nos olhos, atenção e conversa de um profissional da área de saúde podem trazer não apenas confiança, mas também um sentimento de bem-estar ao paciente que são fundamentais para melhorar a humanização no atendimento. Portanto, a realização de congressos ou palestras para acadêmicos e profissionais da área de saúde com o objetivo de informar e conscientizar da importância de se melhorar o relacionamento no atendimento à saúde é uma forma de tornar o atendimento mais humanizado e menos "robótico" como vem sendo nos dias atuais.