Título da redação:

O tratamento humanitário e as complicações deste em território nacional

Tema de redação: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada em 05/08/2015

Alguns médicos e profissionais da saúde ao redor do mundo tem um hábito peculiar de fiar-se apenas a prontuários e fatos no momento do diagnóstico, deixando de lado o depoimento do paciente. Ignorando o fato de que prestar atenção é fundamental para uma melhor interação pessoal e diagnóstico preciso do caso, esses profissionais tornam a experiência desagradável para o enfermo, que se vê reduzido a apenas um número na lista de espera. É nesse cenário que surge humanização no atendimento hospitalar. Humanização no atendimento hospitalar é a prática que garante que o acompanhamento médico seja realizado em todos os aspectos psicológico, físico e emocional. Esse tipo de atendimento garante resultados mais satisfatórios, pois ao escutar as queixas do enfermo é possível detectar sintomas de doenças que demorariam a serem notadas, evitando assim um desperdício de tempo. Unido ao desenvolvimento tecnológico o atendimento humanizado promete, além de a criação de um ambiente mais confortável para o doente, a criação de um laço paciente/médico que raramente é visto atualmente. Entretanto, ainda existem alguns empecilhos que impedem esse atendimento de se tornar realidade, entre eles, a falta de tempo e a escassez de profissionais qualificados. As instalações do Brasil também são um grande problema, pois isso, além de tornar a posição do profissional delicadíssima, pode piorar o estado dos pacientes. Os médicos também não estão livres do estresse causado pela situação, pois certamente é mais complicado ouvir um relato completo, sabendo que a cada minuto que se passa uma vida pode ser perdida em um corredor devido a falta de recursos e de profissionais e de pessoas, as vezes um mesmo profissional precisa atender mais de 50 pessoas por dia, o que torna ainda mais complicada a situação, pois o tempo fica ainda mais escasso. Tendo em vista a necessidade de melhorar esse relacionamento e estabelecer uma situação confortável para ambos os lados, governo e iniciativa particular devem unir-se, criando medidas que favoreçam o atendimento individual com tempo maior, a infraestrutura hospitalar e o treinamento do profissional da área da saúde para que este possa proporcionar um tratamento humano. Restaurando assim uma confiança perdida nos dias de hoje, a de que o médico realmente se importa com o que acontece com o paciente e não apenas com o dinheiro da consulta.