Título da redação:

Atendimento humano

Tema de redação: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada em 28/07/2015

Atualmente o termo humanização veem sendo tratado com pouca importância entre os profissionais, em varias áreas é comum ver o lado profissional falar mais alto que o lado humano, e ver as pessoas procurando ao máximo não se relacionarem com seus clientes e não ter empatia por suas historias. A área da saúde e a mais atingida, há no mercado profissionais frios, que desde suas universidades são ensinados a enfrentar uma situação que para o usuário possa ser difícil, de uma maneira normal como se estivesse vivenciando uma rotina. Isso acaba que tornado a comunicação entre medico e paciente uma comunicação árdua. Diante disso foi observado que essa forma muito profissional de agir não é a maneira ideal de se portar, de acordo com programas de humanização que foram criados, pacientes que são bem tratados e que percebem empatia com seus médicos em relação ao que sentem e ao que tiveram que passar, pode haver uma chance maior de recuperação e nota do conceito de qualidade sobe. O termo humanização procura tornar a comunicação entre usuários e trabalhadores da saúde mais benévola criando assim profissionais mais capacitados que melhoram o sistema de saúde. Um atendimento mais humano talvez não seja a resolução principal do problema da saúde publica, mas é um passo mais perto para que cidadãos um dia consigam alcança-la.