Título da redação:

Redação sem título.

Tema de redação: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada em 22/03/2018

De acordo com a constituição de 1988 a saúde é direito de qualquer cidadão, e dever do Estado visar a redução do risco de doenças e outros agravos, garantir também o acesso universal e igualitário às ações e serviço para a promoção da proteção e recuperação. Além disso, um atendimento humanizado é indispensável ao enfermo. Porém, o Sistema Único de Saúde (S.U.S.) precisa ser melhorado em vários aspectos, como por exemplo: na hora do marcar uma consulta, uma vez que muitos pacientes passam horas e horas nas filas para serem atendidos; na infraestrutura do hospital, visto que as verbas que deveriam ser destinadas aos hospitais são desviadas na maioria das vezes; no momento de serem atendidos pelo médico, pois com a falta de materiais e medicamentos o tratamento à vários pacientes acabam se tornando cansativo e estressante. Com isso, podemos observar que mesmo com a constituição garantindo os devidos direitos às pessoas, o Estado acaba por si só falhando nesses aspectos. Então, o mínimo que os funcionários podem fazer é garantir um atendimento humanizado, através do diálogo, de uma boa assistência e carinho. Pois muitos acabam desistindo de marcar uma consulta e praticam a automedicação, o que é bastante perigoso, e em último caso, retornam ao hospital quando o caso se torna muito grave, como casos cirúrgicos e de alto risco. Por isso, é fundamental que o governo e o agente responsável pela área da saúde pública passe a investir nas infraestruturas dos hospitais, nos materiais, equipamentos e medicamentos necessários aos pacientes, como também na qualificação dos profissionais desta área para que sejam mais humanizados na hora do atendimento, e que cumpram o seu devido serviço.