Título da redação:

O paciente como principal elemento na saúde

Tema de redação: Humanização no Atendimento à Saúde.

Redação enviada em 10/06/2015

Os profissionais da saúde são as pessoas com quem os pacientes têm o maior contato quando estão hospitalizados, porém nem sempre ocorre um verdadeiro relacionamento entre ambos. Isto acontece porque, muitas vezes, as vontades, necessidades, opiniões e reclamações dos pacientes são suprimidas e ignoradas, gerando assim, a desumanização do atendimento. A humanização se fundamenta na junção de dois fatores: a tecnologia e o comportamento ético. Essa desumanização, no entanto, foi agravada com o avanço científico, que, conforme aumentou, diminuiu a relação entre o profissional e o paciente, o que deveria ocorrer de maneira contrária. Logicamente, o avanço científico foi muito bom para toda a sociedade, porém não foi acompanhado pela correspondente qualidade do contato humano. Entretanto, de nada valeria um atendimento excelente no quesito bom relacionamento sem bons recursos tecnológicos. Muitas pessoas têm seus problemas de saúde agravados, e algumas até chegam a morrer devido ao atendimento desumanizado. O empenho empregado em combater a doença deve ser tão grande quanto o cuidado com o paciente, pois estes não são um único ser. A doença deve ser tratada separada do paciente, e este, por sua vez, deve ser tratado com dedicação e carinho. Os pacientes precisam participar dos procedimentos que serão realizados, pois são os únicos cuja saúde será alterada em consequência das decisões tomadas. A humanização no atendimento à saúde é fundamental, porque não se trata de pessoas em seus estados normais, mas sim de pessoas fragilizadas, então é indispensável que o conforto e a qualidade de vida sejam tidos como prioridade, pois pode-se comprar o plano de saúde mais caro do mercado, mas o sorriso, o amor, o olhar nos olhos é irremunerável. Para resolver este problema, é necessário que médicos, auxiliares e técnicos da área sejam ensinados em seus cursos de formação a tratar os paciente com amor e dedicação. Palestras de conscientização também podem ser feitas para os formados, além de fiscalizações no ambiente hospitalar para checar se tudo ocorre corretamente.