Título da Redação: Vivendo para o futuro

Proposta: Coisas pelas quais vale a pena lutar.

Redação enviada há cerca de 2 anos por Shineidas


O futuro, esse resume o amanhã e é recorrente das atitudes do passado. Muitos tendem a viver como se não houvesse o dia seguinte e não pudessem alterar o futuro. No entanto, algumas atitudes devem ser medidas e outras tomadas, já que essas geram consequências ao porvir. Portanto, é necessário lutar hoje para um melhor amanhã.
O comodismo é um mal parasitário, visto que impede pessoas de buscarem por seus direitos. Por falta de tempo, forças e até mesmo de vontade, há uma maioria que se acomoda com os péssimos serviços que são lhes prestados, os quais muitas vezes são desumanos. Alguns exemplos são a saúde precária e o transporte público que não atende à demanda.
Notável também é a atual mente retraída dos jovens, que os fazem se deixar levar pelo prazer de uma felicidade momentânea. Drogas, grandes são suas variedades e a sua capacidade de levar os usuários para fora de sua realidade são tentadoras aos jovens. Essa fuga de realidade pode ser considerada uma felicidade momentânea e que se acaba junto dos efeitos da mesma.
Pode-se concluir, então, que algumas atitudes devem ser melhores pensadas e outras realizadas e assim trazendo um melhor desfecho para o futuro. Para chegar a tal, primeiramente, é essencial comunicar a população através da mídia sobre os seus direitos e também alertar aos jovens do perigo das drogas trazem para o futuro deles. Após, a longo prazo, devem ser implantados grupos de apoio e palestras nas escolas que demonstrem o quanto as atitudes do presente influenciam no futuro.


Deixe seu comentário

  • Campo obrigatório


Comentários enviados

  • Correção Gratuita
    Enviado por Tatiane Lara

    Caro (a) aluno (a), durante a correção do seu texto observo que você possui poucos erros de convenções da língua portuguesa. Um dos problemas verificados foi em relação a organização das suas ideias, ou seja, a coesão textual. Como estamos no iniciando um novo ano acredito que você um bom tempo para praticar mais e atingir uma boa nota no próximo ENEM. Nos próximos textos sempre procure observar se uma determinada frase está bem organizada sintaticamente, visto que esse aspecto auxilia na organização das frases. Uma dica interessante e que pode ajudar na escrita é que você leia seu texto em voz alta depois de fazer o primeiro rascunho. Esse problema apesar de importante é fácil de ser sanado, para isso, procure na internet sobre "operadores argumentativos" eles te ajudaram a construir seus texto de forma que você articule bem as ideias entre frases e períodos. No que se refere ao tema "Coisas pelas quais vale a pena lutar" você não apresentou uma argumentação voltada para esse tema. Observo que suas ideias são coerentes e importantes, no entanto, faltou aprofundar melhor no tema tendo em vista os textos motivadores que foram apresentados. Uma boa discussão seria tecida se você guiasse sua tese em torno dessa pressuposição "os jovens devem acreditar que, devendo construir um novo mundo, eles serão capazes de fazê-lo melhor, mais justo e mais livre do que o mundo em que vieram à luz.". Para que você construa uma boa proposta de intervenção procure sempre pontuar COMO o problema deve ser solucionado de maneira detalhada, POR QUEM citando organizações sociais e governamentais. Observe que você se ateve muito na questão das drogas, o que de fato fez com que sua intervenção ficasse presa a essa problemática. Antes de iniciar seus texto, tendo em vista o tipo textual exigido pelo enem, procure esquematizar seu texto a partir do tema sugerido com base nos textos motivadores e no seu conhecimento de mundo. Sempre, logo no início do esquema aponte uma ou duas problemáticas que você almeja defender ao longo do texto. Boa Sorte! Feliz 2016!

Rua 235, Número 294. Setor Leste Universitário. Goiânia/GO. Telefone: (62) 3209 6034

Projeto Redação © 2018 - Orgulhosamente Feito em Goiás