Título da Redação: É preciso reeducar

Proposta: Os desafios relacionados à alimentação no Brasil

Redação enviada há 3 meses por usuário anônimo.


No documentário "Super size me", dirigido e protagonizado pelo diretor Morgan superlock, é retratada a experiência de um jovem vegetariano que decidiu se alimentar fast food no McDonald's durante um mês. No final de sua experiência, o resultado foi extremamente alto, e foi suficiente para mostrar o quanto estes alimentos são prejudiciais à saúde, e como são consumidos de forma irregular na sociedade, por milhões de pessoas no mundo. No entanto, é de grande importância a análise das principais causas e consequências que esse problema pode trazer.
Em primeiro lugar, a falta de uma alimentação eficiente corrobora para o excesso de peso. Em função da rotina pesada de trabalho, as pessoas estão cada vez mais despreocupadas com alimentação, e optando por buscar refeições de preparos rápidos e fáceis na hora de consumir, como alimentos industrializados, que, em boa parte, possui altos índices calóricos e conservantes, responsáveis pelo aumento de gordura e desnutrição do corpo. Em sequência, tais hábitos, por não contraporem as necessidades que um organismo precisa para funcionar, não trazem um retorno eficiente, e a saúde acaba sendo prejudicada.
Cabe salientar, outrossim, que a obesidade é uma das doenças mais graves que existem relacionadas à má alimentação. De acordo com os fórum econômico Mundial, a obesidade é a doença que mais cresce, matando do 2,3 milhões de pessoas a cada ano, mais do que a fome. Diante dessa estatística, é notável que a falta de um bom cuidado com a saúde, com prática de exercícios físicos, é um dos mais susceptiveis problemas que atribui para o aprimoramento do acúmulo e excesso de gorduras, e também para o desencadeamento de outras doenças que são geradas em função da obesidade.
Diante disso, faz-se necessário que sejam tomadas medidas a fim de resolver o caso. Para conscientização da população, o Estado, em parceria com o ministério da educação (MEC), deve instituir palestras em escolas com nutricionistas que discutam sobre as causas e consequências que uma má alimentação pode gerar à saúde, e através do senso crítico possam mudar o comportamento destes ouvintes. É importante ressaltar também que as vendas em portas de escolas devem serem proibidas pela direção escolar, para que estimule a criança ou o adolescente a levar uma alimentação adequada, que traga bens a saúde, para que a cada dia, as pessoas estejam cientes do perigo que estes alimentos podem trazer.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018