Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Ensino domiciliar em questão no Brasil

Redação enviada há 3 meses por Gabi Fernandes


A escola, como instituição social, tem como função tanto a promoção do ensino do conteúdo curricular quanto o dever de formar cidadãos. Questionável segundo estes dois requisitos, a educação domiciliar se populariza no Brasil, que, segundo a Associanção Nacional de Educação Familiar, já conta com mais de 3 mil de famílias adeptas.
Habilidades de socialização, como o convívio e respeito às diferenças, além da capacidade de trabalhar em equipe, são qualidades imprescindíveis para o desenvolvimento das relações interpessoais, que encontram terreno fértil no ambiente escolar. Todavia, tais relações sociais são atrofiadas na prática da educação domiciliar, já que a rede de contatos do estudante limita-se aos vizinhos e familiares.
As críticas a este modelo de ensino também voltam-se para o âmbito qualitativo: enquanto, nos colégios, os professores são especializados em licenciatura, nos lares, são os próprios pais que lecionam na maioria dos casos. Somado à falta de qualificação, o filtro ideológico parental é um ponto polêmico da educação domiciliar. Dessa forma, a visão de mundo dos pais torna-se uma verdade absoluta, assim como na alegoria da caverna, de Platão, na qual sombras eram encaradas como entes materiais pelos indivíduos que não conheciam os objetos iluminados.
Portanto, o ensino domiciliar não garante uma formação cidadã adequada aos estudantes,privando-os de relações sociais importantes. Afinal, estes se tornarão adultos e devem estar preparados para a vida em sociedade. Se, segundo Kant, o homem é aquilo que a educação faz dele, é recomendável que se aposte no melhor modelo de ensino.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018