Título da redação:

O pragmatismo do ensino domiciliar no Brasil e suas desvantagens

Tema de redação: Ensino domiciliar em questão no Brasil

Redação enviada em 29/06/2019

Na Roma antiga, mais especificamente na Grécia, foi onde surgiu a primeira escola fundada pelo filósofo Pitágoras de Samos. Desde então, foram surgindo novas escolas e vários métodos de ensino, e um deles é o “home school” ou ensino domiciliar. Contudo, quais as desvantagens desse sistema para as crianças, adolescente e jovens brasileiros? Nos dias atuais, as escolas tradicionais buscam trabalhar a questão do desenvolvimento social do indivíduo, desde o primeiro ano do ensino fundamental, visando o melhoramento do convívio social com os outros colegas. Já com a metodologia “home school” as crianças e jovens passariam a ter aulas em casa, no qual não teriam relações sociais diretas com indivíduos da mesma idade e isso afetaria seu desenvolvimento pessoal em diversas áreas, como a oratória. Outrossim, os métodos pedagógicos do ensino domiciliar são questionáveis em relação a aprendizagem, pois, como seria o procedimento avaliativo dos indivíduos e os pais ou tutores passariam antes por uma qualificação para substituir a vaga do professor tradicional que passa em média mais de 4 anos para se formar. Certamente, isso coloca em dúvida se esse método é o melhor para o ensino das crianças, adolescente e jovens, se ocorreria de forma honesta e se no final o aluno teve um melhoramento no processo de aprendizagem. Portanto, o “home school” não é um método muito válido, pois afeta diretamente o desenvolvimento social do indivíduo e coloca em dúvida o processo de aprendizagem. Tendo em vista, medidas são necessárias para resolver a problemática. Dessa maneira, o Ministério da Educação (MEC) deve criar um método misto das duas metodologias: tradicional e o do ensino domiciliar, de maneira que os responsáveis pudessem acompanhar mais de perto o ensino dos alunos nas escolas , através de um debate com os principais pensadores da área educacional buscando apenas as vantagens dos dois métodos educacionais, tudo isso com o objetivo de aumentar gradativamente os resultados avaliativos da educação do país. Pois como dizia Imannuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele.