Blog Projeto Redação

Aprenda a usar os conectivos de conclusão em sua redação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você sabe o que são conectivos de conclusão? Quais são eles? E qual a sua função em uma redação? Sabia que nos vestibulares e concursos existe um critério específico para avaliar o bom uso desses elementos? 

Ufa, muitas perguntas, mas calma que vamos explicar tudo para você aqui. Neste artigo, você saberá o que é necessário para usar adequadamente os conectivos conclusivos e seus exemplos nas redações. Leia o artigo completo para aprender direitinho!

O que são conectivos de conclusão?

Os conectivos de conclusão são palavras que unem as orações em um período ou ligam termos que exercem a mesma função sintática na oração. Eles são responsáveis por dar sentido às frases, unindo ou contradizendo diferentes ideias que estão presentes em um texto.

Sua utilidade é para que as frases tenham maior lógica e coesão. Dessa forma, uma escolha equivocada pode tornar o sentido da frase e do seu texto completamente diferente do que era pretendido. 

Qual a importância dos conectivos de conclusão?

Para apresentar as ideias em um texto de modo claro e compreensível, é necessário usar os conectivos de conclusão. Eles são termos da língua portuguesa que garantem que a mensagem seja transmitida de forma adequada e receba maior alcance entre seus leitores.

Os conectivos são muito importantes para determinar a coesão e a coerência textual. A coesão textual é responsável por garantir a correta relação entre as palavras, orações, períodos e parágrafos de um texto. Já a coerência textual é responsável pela organização lógica de um texto. Isso significa maior relação entre as ideias presentes nas diferentes partes da redação.

Resumindo, para que as ideias presentes em um texto estejam organizadas, a sua estrutura também precisa estar. Por isso, os conectivos de conclusão ajudam na coesão textual e também contribuem para a coerência.

Que tal fazer um minicurso de redação gratuito com videoaulas, material didático teórico e exercícios?

Matricule-se na oficina do Projeto Redação e rumo à #nota1000

Qual a função dos conectivos de conclusão?

Quando você escreve um texto, é importante que você tenha ordenado as ideias que vai colocar no papel, certo?

Para isso acontecer, as frases, períodos e parágrafos devem estar bem articulados para tornar o seu texto mais coeso. Essa articulação pode ser alcançada por elementos conectivos, que também incluem os conectivos de conclusão. 

Portanto, na hora de redigir qualquer tipo de texto, é muito importante se lembrar dos conectivos de conclusão e as suas variações para evitar a repetição de palavras. Uma ótima dica para evitar esse problema é fazer uma revisão detalhada da redação e conhecer os diversos conectivos de conclusão usados na língua portuguesa.

Exemplos de conectivos de conclusão

A redação do Enem, vestibulares e de concursos públicos, em geral, requer uma estrutura com começo, meio e fim. Nesse sentido, a conclusão tem um peso fundamental para que o texto faça sentido. Isso também depende do bom uso dos conectivos conclusivos, pois é por meio deles que indicamos que o texto chegou ao fim. 

A seguir, confira alguns exemplos de conectivos de conclusão empregados para finalizar a conclusão de algumas redações:

1. Conclui-se

Sinônimos: depreende-se, infere-se, percebe-se.

Exemplo aplicado ao tema de redação: Os desafios para a valorização da arte urbana no Brasil

Depreende-se, portanto, a relevância da resolução do impasse. Para que isso ocorra, é necessário que o Ministério da Educação implemente educação cultural nas escolas por meio de palestras gratuitas em conjunto de professores de Arte e artistas de diferentes estilos, para que a intolerância e a ignorância seja sanada. Ademais, o Ministério da Cultura deve utilizar de concursos de artes para encontrar artistas que necessitam de investimentos, garantindo o apoio do Ministério para os ganhadores, de modo a difundir a arte urbana pelas cidades. Feito assim, a predição do filósofo Stefan Zweig estará mais perto de ser concretizada.

2. Destarte

Sinônimos: assim, consequentemente, logo.

Exemplo aplicado ao tema de redação: Saúde mental e a importância da cultura do autocuidado

A ausência da homeostase psicológica revela a necessidade de resolver essa problemática. Destarte, é preciso que o Ministério da Educação, em parceria com escolas pública e privada, fomentem a elaboração do projeto “Psicologia na escola”, em que na disciplina de Sociologia, no formato extracurricular, seja explanada a importância do autocuidado e da saúde mental. Assim, o índice de depressão poderá ser reduzido, mitigando os efeitos desse caos descomedido.

3. Diante do exposto

Sinônimos: ante o exposto, diante disso, em face do exposto.

Exemplo aplicado ao tema de redação: Debate sobre a quebra de patentes de vacinas

Diante do exposto, evidencia-se a indispensabilidade de providencias que visem alterar esse trajeto. Portanto, com o objetivo de agilizar a imunização das pessoas, o Poder Legislativo deve facilitar a produção da vacina contra covid por vários laboratórios, por meio da criação de uma lei que destitua o poder de patente nos casos em que a saúde pública esteja em risco, como, por exemplo, em pandemias. Paralelamente, com o intuito de acelerar o fim dessa problemática, o governo federal deve ajudar na disponibilidade do imunizante, por meio de investimentos para a sua fabricação. Com essas ações, é possível superar a doença e cumprir o que está previsto na Constituição. 

4. Em síntese

Sinônimos: em resumo, em suma, resumidamente.

Exemplo aplicado ao tema de redação: Causas e consequências da dependência digital dos jovens na contemporaneidade

Em síntese, para reverter esse panorama, urge a necessidade de mudanças. Portanto, faz-se necessário que as mídias públicas, em parceria com as instituições de ensino, promovam debates elucidativos, com ampla divulgação midiática, com o fito de esclarecer a importância do uso consciente das invenções tecnológicas para a construção social do indivíduo, além de estimular a busca pelo tratamento de distúrbios psicológicos em detrimento ao uso abusivo da tecnologia. Ademais, cabe também aos órgãos governamentais a formulação de políticas públicas efetivas para a atenuação da dependência tecnológica, por meio da elaboração de grupos de apoios, destinados aos dependentes tecnológicos, combinados com tratamentos terapêuticos. Só assim, será possível solucionar a cegueira social, como no livro de Saramago, existente no Brasil.

5. Em suma

Sinônimos: em conclusão, em síntese, enfim.

Exemplo aplicado ao tema de redação: Causas e consequências da dependência digital dos jovens na contemporaneidade

Em síntese, para reverter esse panorama, urge a necessidade de mudanças. Portanto, faz-se necessário que as mídias públicas, em parceria com as instituições de ensino, promovam debates elucidativos, com ampla divulgação midiática, com o fito de esclarecer a importância do uso consciente das invenções tecnológicas para a construção social do indivíduo, além de estimular a busca pelo tratamento de distúrbios psicológicos em detrimento ao uso abusivo da tecnologia. Ademais, cabe também aos órgãos governamentais a formulação de políticas públicas efetivas para a atenuação da dependência tecnológica, por meio da elaboração de grupos de apoios, destinados aos dependentes tecnológicos, combinados com tratamentos terapêuticos. Só assim, será possível solucionar a cegueira social, como no livro de Saramago, existente no Brasil.

6. Logo

Sinônimos: por conseguinte, por isso, portanto.

Exemplo aplicado ao tema de redação: Debate sobre o aumento dos casos de violência doméstica durante a quarentena

Logo, cabe ao Ministério da Mulher, da família e dos Direitos Humanos – órgão responsável por questões referentes às mulheres – por meio de palestras, debates e propagandas, mostrar que atitudes machistas não cabem mais no século XXI e precisam ser modificadas. Além disso, é importante divulgar as formas de denunciar em redes sociais, jornais e rádios para estimular o contato dessas mulheres com a polícia ou diretamente com a delegacia da mulher. Essas medidas irão complementar a Lei Maria da Penha a fim de evitar que a história do romance “Gabriela” continue a se repetir nos dias atuais.

7. Portanto

Sinônimos: isto posto, por conseguinte, sendo assim.

Exemplo aplicado ao tema de redação: Desafios do processo de alfabetização no Brasil 

Portanto, é mister que o Estado tome providências para que se estabilize o processo de alfabetização no país. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação disponibilizar um auxílio financeiro para alunos de baixa renda, com o objetivo de diminuir a taxa de evasão escolar. Concomitantemente, urge ao Tribunal de Contas da União, enquanto órgão responsável pelo controle de custos, por meio da realocação de recursos financeiros, destinar verbas para a melhoria do ensino público no Brasil, a fim de que jovens e crianças possam obter uma educação de qualidade e, assim, diminuir o índice de analfabetismo, bem como desatar um dos “nós” do país, como nas palavras do Barão de Itararé.

Outros exemplos de conectivos de conclusão

Além dos exemplos indicados nas redações, também existem outros conectivos de conclusão que você pode utilizar. São eles:

  • assim; 
  • assim sendo; 
  • à vista disso;
  • consequentemente; 
  • dado isso; 
  • dessa forma; 
  • dessa maneira.
  • desse modo;
  • diante disso;
  • em razão disso.
  • então;
  • isto posto;
  • logo;
  • nessa perspectiva; 
  • nesse seguimento;
  • nesse sentido;
  • por conseguinte;
  • por isso;
  • portanto;
  • por tudo isso.

Cuidados ao concluir a redação

Por fim, ao finalizar sua redação, procure nunca abordar nenhuma informação nova na conclusão, já que ela é a última parte. Assim, trate apenas das ideias mencionadas ou que tenham relação com o que foi já foi apresentado.

É muito importante que não sejam empregados dois conectivos conclusivos no mesmo parágrafo, por exemplo: logo, portanto ou então, diante disso. Também não é indicado utilizar as seguintes expressões: 

  • concluindo;
  • finalizando;
  • diante do exposto;
  • diante dos fatos citados;
  • resumindo.

Esperamos que você tenha aprendido sobre os conectivos de conclusão! Agora, que tal aproveitar e ler nosso próximo artigo para saber como estudar para medicina e alcançar uma ótima nota nos exames? 

[E-book Gratuito]

Quer garantir a sua vaga dos sonhos? Confira 15 dicas imperdíveis para escrever uma redação nota 1000!

Sabrina Andrade

Sabrina Andrade

Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infantis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000