Blog Projeto Redação

Entenda melhor o que é homologação de concurso dentro dos processos de seleção

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Os processos seletivos para cargos públicos possuem diversas etapas no que diz respeito à inscrição, à aplicação, à avaliação, processos de seleção e convocação. A partir disso, sabemos que pode haver dúvidas em relação a como funcionam os concursos públicos, principalmente, sobre o que é homologação de concurso. 

Por isso, preparamos este artigo para explicar o que é, como funciona e qual o propósito da homologação nos concursos.

O que é homologação de concurso? 

No que se diz respeito ao termo homologação, temos o significado de afirmação, legitimação ou confirmação legal de algo. Dessa maneira, saber o que é homologação de concurso está ligado à publicação dos resultados publicamente, após todas as análises necessárias. 

Após a divulgação da homologação nos meios oficiais, os órgãos responsáveis tem um prazo, que é estipulado no edital, para efetuar as nomeações dos aprovados, também conhecido como prazo de validade da seleção. 

Como funciona a homologação? 

Bom, apesar do nome complicado, não foi difícil entender o que é homologação de concurso, certo? No entanto, é importante que você saiba a diferença entre a divulgação dos resultados e a homologação. 

No que se entende por resultados, eles podem ser divulgados em diversas versões, pois existe a possibilidade dos participantes recorrerem sua nota ou posição, de acordo com os critérios de seleção. 

Já a homologação, é a divulgação após todos os requerimentos fechados, ou seja, após homologado, o concurso já passa para a preparação das nomeações, sem mudanças. 

Para que serve a homologação? 

Enfim, ao entender o que é homologação de concurso, você deve estar pensando qual o motivo para essa etapa existir. Embora todas as partes do processo de seleção sejam divulgadas em órgãos oficiais, a homologação, em específico, é a concretização legal e administrativa do resultado. 

Assim, ela é de extrema importância tanto para os participantes, que têm garantia legal de sua aprovação, quanto para os órgãos, que fecham, oficialmente essa etapa do processo. 

Então, quando você for pensar o que é homologação de concurso, tenha em mente que ela é a oficialização do resultado do processo seletivo. 

Qual o prazo para a homologação

No geral, as bancas aplicadoras das seleções para cargos públicos, têm até 30 dias após o resultado da classificação final dos participantes. Portanto, é necessário ficar atento aos prazos de comunicação. 

Também, ao saber qual concurso fazer é relevante que você confira no edital qual é o período, após homologado, que o concurso tem para ser efetivado, para que os selecionados sejam chamados para a ocupação dos cargos. Isso é de extrema necessidade, pois se ultrapassado esse tempo máximo, você pode cobrar seus direitos. 

Com isso, além de saber o que é homologação de concurso, você deve ficar de olho nas datas previstas para ela. 

Como proceder após a homologação? 

Depois de fazer toda a preparação para a prova, a espera do resultado e todo o processo para saber como fazer os concursos públicos, você deve estar se perguntando: “Quais outros processos ainda são necessários após saber o que é homologação de concurso?” 

Então, para diminuir sua aflição, a última parte importante é entender o processo de nomeação. Essa etapa pode acontecer em meses ou até mesmo anos, dependendo da demanda da área. Dessa maneira, após a homologação, de acordo com sua colocação, você será convocado para assumir o cargo, caso tenha sido selecionado. 

Portanto, você deve ficar atento aos comunicados publicados e continuar estudando para passar em outras possibilidades

Bom, como você já sabe o que é homologação para concurso, leia nosso próximo artigo sobre por onde começar a estudar para concurso.

Quer garantir a sua nomeação? Confira 14 dicas imperdíveis sobre como estudar para concurso público.

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000