Blog Projeto Redação

Entenda como fazer uma redação nota 1000 com 10 dicas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Sabia que é possível aprender como fazer uma redação nota 1000 com apenas 10 dicas? É isso mesmo! Se você achava que essa era uma missão impossível, pode relaxar.

No artigo de hoje, vamos revelar 10 dicas sobre como fazer uma redação nota 1000 para te ajudar a conquistar uma vaga na universidade dos seus sonhos. Vem com a gente! 

Qual a importância da redação Enem?

A produção textual é muito importante no Enem, afinal, ela vale 1000 pontos. Fora que algumas instituições de ensino superior atribuem um peso maior para ela. 

Mas não para por aí! Se você tirar 0 na redação, automaticamente, suas chances de participar de programas como o Sisu, ProUni e Fies serão anuladas.

Acho que já deu para entender por que a redação do Enem é tão importante, né?

Como fazer uma redação nota 1000?

Agora que você já sabe por que é importante ter um bom resultado na redação do Enem, vamos explicar exatamente como fazer isso. Veja as 10 dicas que separamos para você:

1. Saiba como é a redação Enem

Antes de mais nada, você precisa saber como é a redação do Enem. Só assim, você terá condições de iniciar seu texto da melhor forma possível.

Bom, a produção textual em questão é do tipo dissertativo-argumentativo, escrita em prosa e aborda um tema de cunho científico, social, político ou cultural

Nesse sentido, o Enem apresenta uma frase-tema sobre um problema atual da sociedade brasileira. Para te ajudar, essa proposta vem acompanhada de textos motivadores, que podem ser notícias, quadrinhos etc. 

2. Entenda as 5 competências avaliativas da redação Enem

Já sabe como é a redação do Enem? Então vamos para a próxima dica: entender as 5 competências avaliativas

Ao todo, a banca examinadora da redação considera 5 aspectos para pontuar, de 0 a 1000, os textos dos participantes. 

Confira, a seguir, sobre quais competências estamos falando. 

  • domínio da norma padrão da língua portuguesa; 
  • compreensão da proposta de redação e adequação à estrutura do gênero dissertativo-argumentativo;
  • seleção e organização das informações;
  • utilização de recursos linguísticos para montar a argumentação;
  • elaboração de uma proposta de intervenção para o problema apresentado. 

Para tirar nota 1000 na redação do Enem, é preciso ter muita atenção aos aspectos mencionados acima, viu? Faça muitas redações para ficar expert no Exame!

3. Conheça a estrutura do texto dissertativo-argumentativo

Nossa próxima dica sobre como fazer uma redação nota 1000 é conhecer a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Diferente de outros vestibulares, o Enem sempre cobra o mesmo gênero textual. 

O texto dissertativo-argumentativo é dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, você deve apresentar o tema da redação e a sua tese, enquanto o desenvolvimento serve para expor argumentos em defesa da sua opinião.

A ideia da argumentação é convencer o leitor de que a sua tese está correta. Para tanto, é preciso explicar seus argumentos de forma coesa e coerente. Isso é fundamental para garantir uma boa nota na competência IV da redação do Enem! 

Enfim, já na conclusão, você deve incluir uma proposta de intervenção para o problema apresentado no começo do texto. Nesse momento, é muito importante considerar a diversidade cultural e respeitar os direitos humanos, ok? Lembre-se disso!

4. Domine a modalidade escrita formal da língua portuguesa

Para escrever uma redação nota 1000, você também precisa dominar a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Isso é fundamental para você mandar bem nas competências I e IV.

Nossa sugestão é que você estude regras de pontuação, acentuação, concordância, regência, coesão e coerência etc. Além disso, você não pode fazer uso de gírias, tampouco utilizar marcas de oralidade no seu texto. 

5. Se atualize sobre os principais acontecimentos

Outra dica muito importante sobre como fazer uma redação nota 1000 é se atualizar sobre os principais acontecimentos. Para ter argumentos relevantes sobre os mais variados assuntos, você precisa expandir seu repertório sociocultural

Nesse sentido, indicamos que você acompanhe os jornais para ter conhecimento das principais notícias nacionais e internacionais. Afinal, os temas propostos na redação do Enem sempre têm a ver com pautas relevantes da atualidade.  

6. Não fuja do tema proposto na redação

Você sabia que fugir do tema proposto na redação do Enem pode zerar seu texto? Assim como não corresponder à estrutura do gênero dissertativo-argumentativo. 

Por isso, nossa próxima dica para você escrever uma redação nota 1000 é não fugir do tema proposto na redação. A fuga ao tema ocorre quando o participante escreve sobre um assunto que não tem relação com a proposta da redação. 

Mas atenção: você também deve tomar cuidado para não tangenciar o tema. O tangenciamento ocorre quando o participante aborda de forma parcial o assunto da proposta, ignorando a questão principal e a ampliação da argumentação. 

Preste muita atenção aos textos motivadores, hein? Eles podem te ajudar, e muito, na hora de escrever sua redação! 

7. Escreva um rascunho antes da versão final da redação

A próxima dica sobre como fazer uma redação nota 1000 é escrever um rascunho antes da versão final da redação.

Nesse rascunho, você deve projetar o seu texto, ou seja, anotar todas as ideias que tiver sobre o tema. É importante definir a sua tese, separar os argumentos que serão utilizados no desenvolvimento e pensar na proposta de intervenção.

Depois, é hora de começar a escrever. Quando o texto estiver pronto, não se esqueça de fazer uma boa revisão antes de passar a redação a limpo. 

8. Tenha redações nota 1000 de anos anteriores como referência

Nada melhor do que usar como referência os textos que já alcançaram a nota 1000 no Enem, né? Portanto, tenha redações nota 1000 de anos anteriores como referência!

Assim, você vai entender como é feita a correção da redação, o que a banca espera dos participantes e como se preparar da melhor forma possível para não cometer nenhum desvio.

9. Incentive o hábito de leitura na sua rotina

Como mencionamos, você precisa dominar a norma padrão e ter uma ampla bagagem de referências, né? Bom, pensando nisso, queremos dar mais uma dica sobre como fazer uma redação nota 1000: incentive o hábito de leitura na sua rotina.

Essa é uma ótima forma de aprimorar sua escrita e aumentar seu repertório sociocultural. Leia de tudo um pouco: jornais, revistas, sites de notícia, artigos científicos, livros de ficção, romances etc.

10. Contrate uma plataforma de correção online 

Nossa última dica é para você contratar uma plataforma de correção online, como o Projeto Redação. 

Com a nossa plataforma, você tem acesso a mais de 200 temas e pode praticar sua escrita com diferentes eixos temáticos. Fora que a correção é feita por professores especialistas em Enem, que fazem uma análise específica e detalhada sobre todos os pontos do texto. 

Essas foram as dicas de hoje sobre como fazer uma redação nota 1000. Quer colocá-las em prática? Então conheça nossos planos de correção de redação e escolha o que melhor se encaixa no seu perfil!

QUER GARANTIR A NOTA 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM?

Utilize o cupom REDENEM e receba 15% DE DESCONTO nos planos do Projeto Redação!

Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino. Gosta de fazer tudo ouvindo música.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000