Blog Projeto Redação

Debate sobre a quebra de patentes de vacinas [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você já pensou nos impactos que a quebra de patentes de vacina pode ter na sociedade? Para te ajudar a desenvolver uma boa argumentação, trouxemos um exemplo de redação sobre: “Debate sobre a quebra de patentes de vacinas”.

Exemplo de redação sobre o tema: Debate sobre a quebra de patentes de vacinas

A Constituição federal [4], promulgada em 1988, garante a todos o aceso à saúde. No entanto, a epidemia de coronavírus trouxe grandes desafios para o cumprimento desse preceito. E, no presente momento [5] a dificuldade é disponibilizar vacinas para a população, tal obstáculo é fomentado pelo direito de propriedade – irradiado pelo capitalismo – dos laboratórios que desenvolveram os imunizantes. Tal paradigma precisa ser superado para o bem da coletividade. Nesse sentido, a quebra de patentes desses agentes imunizadores contra covid-19 se mostra [6] um caminho viável para a superação dessa moléstia. [7]

Em primeiro plano [1], percebe-se que a cultura capitalista coloca o rendimento acima das vidas humanas. Segundo o filósofo Karl Marx, em sua obra “O capital” [11], tal método de produção visa exclusivamente o [8] lucro. O entendimento dessa sistemática é crucial para a compreensão da atual realidade. Sabe-se que, [9] parte do lucro obtido pelas indústrias farmacêuticas advém do privilégio de patente, pois quando uma empresa desenvolve um produto adquire para si exclusividade no seu fornecimento. O ponto negativo é que esse monopólio restringe a fabricação em massa de remédios de extrema urgência, como é o caso da vacina contra covid-19. Cabe, então, à administração pública [10] criar mecanismos para reverter esse quadro.

Ademais [2], percebe-se que manter o direito de propriedade em uma situação pandêmica vai de encontro às atribuições da sociedade. De acordo com a antropóloga Margaret Mead, o primeiro sinal de uma sociedade civilizada é um fêmur quebrado e cicatrizado. Para a pesquisadora, isso significa que o acidentado foi protegido e alimentado até ser curado, haja vista [12], teria morrido por não conseguir alimentos. [13] Ou seja, cuidar uns dos outros é o que diferencia o homem dos animais, é, também, a função de uma comunidade. Com isso, perpetuar a exclusividade na produção desses imunizadores põe em risco o próprio sentido de civilização. Nessa perspectiva, torna-se imprescindível que sejam tomadas medidas para impedir essa situação.

Diante do exposto, evidencia-se a indispensabilidade de providencias [14] que visem alterar esse trajeto. Portanto [3], com o objetivo de agilizar a imunização das pessoas, o Poder Legislativo deve facilitar a produção da vacina contra covid por vários laboratórios, por meio da criação de uma lei que destitua o poder de patente nos casos em que a saúde pública esteja em risco, como por exemplo em pandemias. Paralelamente, com o intuito de acelerar o fim dessa problemática, o governo federal [15] deve ajudar na disponibilidade do imunizante, por meio de investimentos para a sua fabricação. Com essas ações, é possível superar a doença e cumprir o que está previsto na Constituição. [16]

Baixe gratuitamente a folha de redação guiada do Projeto Redação e entenda tudo o que o seu texto precisa ter para receber a nota 1000

Comentários sobre a redação

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta

[4] Essa palavra também deve ser escrita com letra maiúscula.

[5] Insira uma vírgula aqui.

[6] mostra-se

[8] O verbo “visar” exige preposição: “visa exclusivamente ao lucro”.

[9] Essa vírgula não é necessária aqui, retire-a.

[10] Insira uma vírgula aqui.

[14] Você esqueceu o acento: providências.

[15] Governo Federal

Competência II – Compreender a Proposta

[7] Tese bem definida!

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos

[11] Bom uso do pensamento do filósofo!

[13] Bom uso do pensamento da antropóloga!

Competência IV – Conhecer mecanismos linguísticos para a construção do texto

[1] Bom uso do conectivo!

[2] Bom uso do conectivo!

[3] Bom uso do conectivo!

[12] Esse conectivo não se encaixa aqui.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema abordado

[16] Proposta de intervenção eficiente e bem detalhada!

Comentário Final

Excelente texto, atente-se apenas aos desvios gramaticais, ok? Bons estudos! 😉

Nota: 960

Quer escrever uma redação sobre o tema “Debate sobre a quebra de patentes de vacinas” e receber feedbacks completos sobre o seu texto? Contrate um dos planos do Projeto Redação!

QUER GARANTIR A NOTA 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM?

Utilize o cupom REDENEM e receba 15% DE DESCONTO nos planos do Projeto Redação!

Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino. Gosta de fazer tudo ouvindo música.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000