Blog Projeto Redação

Saúde mental e a importância da cultura do autocuidado [Redação Pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A valorização dos cuidados com a saúde mental tem sido uma pauta muito discutida atualmente. Então, preparamos este post com um exemplo de redação pronta sobre o tema “Saúde mental e a importância da cultura do autocuidado”. Veja a seguir:

Exemplo de redação sobre o tema: Saúde mental e a importância da cultura do autocuidado

[7] A Química explica que numa solução, quando o soluto excede a quantidade do solvente, a sua dissolução será prejudicada, configurando um sistema instável. Fora das ciências da natureza, no que concerne a[1] saúde mental e o[2] autocuidado, percebe-se a diluição do equilíbrio emocional, ocasionada pela disparada evolução tecnológica e o espírito de competitividade vigente[3]. Com efeito, evidencia-se a necessidade de promover estratégias para mitigar esse problema, na tentativa de reestabelecer a homeostase psicológica do homem.

Em primeira análise, a vertiginosa evolução tecnológica tem suscitado a fragilidade das relações interpessoais. A modernidade, com toda sua robustez e complexidade, permitiu a conexão de milhões de pessoas mas, ao mesmo tempo, resultou no afastamento dessas e, toda essa conjutura configura um estado permanente de solidão, o qual promove a desestabilidade mental do indivíduo. Esse panorama reflete o que afirmou o sociólogo polonês Zygmunt Bauman[4]: “Estamos todos numa solidão e numa multidão ao mesmo tempo”, ou seja, a hiperconectividade favoreceu o distanciamento, o declínio do equilíbrio mental e o adoecimento psicológico da população.

Ainda sob a mesma ótica, a intensa competitividade incultada aos indivíduos, condiciona a ausência do autocuidado. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 322 milhões[5] de pessoas sofrem com a depressão, considerado o mal do século XXI. É passível a relação dessa patologia com a falta do autocuidado pois, num mundo onde se prega a total produtividade e a superação da concorrência, a valorização do “eu” e o “cuidar de si” são secundarizados, enaltecendo as boas aparências e o descomedido sucesso, que devem ser apresentados à sociedade, tendo como consequência o aparecimento de patologias psicológicas. O filósofo Nietzsche afirmou que o homem está preso em convenções sociais, necessariamente preenchidas por padrões, ou seja, nesse contexto, o indivíduo encontra-se por vezes obrigado a desconsiderar características próprias da sua personalidade para sentir-se aceito pela sociedade, desvalorizando o autocuidado e o autoconhecimento. [6]

A ausência da homeostase psicológica revela a necessidade de resolver essa problemática. Destarte, é preciso que o Ministério da Educação, em parceria com escolas pública e privada, fomentem a elaboração do projeto “Psicologia na escola”, em que na disciplina de Sociologia, no formato extracurricular, seja explanada a importância do autocuidado e da saúde mental. Assim, o índice de depressão poderá ser reduzido, mitigando os efeitos desse caos descomedido.[8]

Baixe gratuitamente a folha de redação guiada do Projeto Redação e entenda tudo o que o seu texto precisa ter para receber a nota 1000

Comentários sobre a redação

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta

[1] Crase, para verificar isso, basta substituir por uma palavra masculina: “no que concerne ao homem..”

[2] “ao”.

Competência II – Compreender a Proposta

[3] Muito bem! Compreendeu o tema proposto e apresentou qual a tese que será defendida.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos

[4] Boa! A citação ajudou a fortalecer seu argumento

[5] Certo! dados, desde que corretos e apresentadas as fontes, dão maior credibilidade ao argumento

[6] Argumento bem relacionado. As ideias estão bem ligadas outras entre si.

Competência IV – Conhecer mecanismos linguísticos para a construção do texto

[7] O aluno articulou bem o texto, deixando assim a leitura agradável.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema abordado

[8] Muito bem. Você apresentou o agente, o que fazer, como fazer e o objetivo da ação.

Comentário Final

Parabéns! Elaborou muito bem o texto. Demonstrou que conhece a estrutura dissertativa- argumentativa e que domina a norma culta.

Nota: 960

E aí, gostou do tema “Saúde mental e a importância da cultura do autocuidado” e quer escrever sobre ele para receber feedbacks completos? Então vem logo contratar um plano do Projeto Redação e alcançar a nota 1000!

QUER GARANTIR A NOTA 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM?

Utilize o cupom REDENEM e receba 15% DE DESCONTO nos planos do Projeto Redação!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000