Blog Projeto Redação

Desafios do processo de alfabetização no Brasil [REDAÇÃO PRONTA]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O processo de alfabetização é uma das partes mais importantes da escolarização de jovens e adultos. Por isso, preparamos este post com um exemplo de redação pronta sobre o tema “Desafios do processo de alfabetização no Brasil”, para que você entenda melhor sobre esse assunto. Veja a seguir:

Exemplo de redação sobre o tema: Desafios do processo de alfabetização no Brasil

Segundo Barão de Itararé [2], um dos pioneiros na criação da imprensa alternativa no país durante a década de 1920: “o Brasil é feito por nós, só falta desatar os nós”. Nessa perspectiva, a dificuldade em redigir um processo estável de alfabetização mostra-se como um dos nós a serem desatados. [4]Pode-se dizer, então, que a evasão escolar e a ausência de medidas governamentais são as principais raízes dessa problemática. [1]

Em princípio [3], é importante destacar os casos de evasão escolar como colaboradores da instabilidade no processo de alfabetização no país. Segundo o filósofo português Antônio Vieira[7]: “a boa educação é moeda de ouro, em toda parte tem valor”. Porém, devido às desigualdades presentes no Brasil, muitos jovens de classes socioeconômicas inferiores precisam abandonar os estudos para ir em busca de maneiras de conseguir dinheiro e colaborar com a renda familiar, e acabam por renunciar de sua moeda de ouro: a educação. Como consequência, tem-se o aumento no número de analfabetos no país, bem como de futuros desempregados, por não possuírem o nível de formação escolar adequado para ocupar determinados cargos.

Somado a isso, a falta de medidas governamentais também pode ser apontada como um desafio a ser enfrentado. De acordo com o filósofo inglês John Locke[6], o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população, mas essa responsabilidade vem sendo negligenciada no país. Em razão do investimento insuficiente para melhorar a educação básica em escolas públicas, muitos estudantes desse sistema ficam carentes de um ensino de qualidade, o que gera déficits no aprendizado dos discentes. Como resultado, tem-se, também, o aumento de analfabetos no Brasil, assim como a persistência do analfabetismo funcional.

Portanto, é mister que o Estado tome providências para que se estabilize o processo de alfabetização no país. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação disponibilizar um auxílio financeiro para alunos de baixa renda, com o objetivo de diminuir a taxa de evasão escolar. Concomitantemente, urge ao Tribunal de Contas da União, enquanto órgão responsável pelo controle de custos, por meio da realocação de recursos financeiros, destinar verbas para a melhoria do ensino público no Brasil, a fim de que jovens e crianças possam obter uma educação de qualidade e, assim, diminuir o índice de analfabetismo, bem como desatar um dos “nós” do país, como nas palavras do Barão de Itararé. [5]

Baixe gratuitamente a folha de redação guiada do Projeto Redação e entenda tudo o que o seu texto precisa ter para receber a nota 1000

Comentários sobre a redação

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta

[8] Demonstrar domínio da norma culta

Competência II – Compreender a Proposta

[1] ÓTIMO. Aqui fica clara a delimitação para a escrita do texto.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos

[2] Parabéns pelo início retomado na conclusão. Ponto positivo.

[4] Linha de argumentação excepcional! Cumpre o que aponta no decorrer do texto.

[6] Ótima citação!

[7] Ótima citação!

Competência IV – Conhecer mecanismos linguísticos para a construção do texto

[3] Ótimo.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema abordado

[5] Há todos os elementos em uma boa proposta de intervenção. Parabéns.

Outros

[9] Utilize o espaço ao seu favor, escreva mais! 🙂

Comentário Final

Parabéns pelo texto!

Nota: 1000

E aí, gostou do tema “Desafios do processo de alfabetização no Brasil” e quer escrever sobre ele e, ainda, receber feedbacks completos? Então vem logo contratar um plano do Projeto Redação e alcançar a nota 1000!

QUER GARANTIR A NOTA 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM?

Utilize o cupom REDENEM e receba 15% DE DESCONTO nos planos do Projeto Redação!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000