Blog Projeto Redação

O que fazer com a nota do Enem?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Exame Nacional do Ensino Médio é um dos principais processos seletivos para ingressar em universidades, principalmente públicas. Por isso, é muito importante saber como usar a nota do Enem de forma efetiva. 

Mas não se preocupe, vamos te ajudar a entender melhor e saber como usar sua nota do Enem. Então, é só conferir este artigo até o final!

Divulgação da nota do Enem

No que diz respeito à data de divulgação do resultado do Exame, temos uma variação, de acordo com a aplicação das provas. Portanto, geralmente, a nota do Enem costuma estar disponível para consulta entre dois ou três meses após a aplicação. 

Um exemplo disso é o Enem 2020, que teve as datas adiadas devido aos protocolos de segurança para o Covid-19. Como a prova foi feita pelos participantes no período de 17 de janeiro de 2021 à 07 de fevereiro de 2021, os resultados estão previstos para dia 29 de março de 2021. 

Como consultar a nota do Enem? 

Para consultar a nota do Enem, você precisa acessar a página do participante, no site do Inep, colocar seus dados para entrar na página e consultar os resultados. Lembre-se, esse é o mesmo portal em que você consultou seu local de prova

Também é necessário que você fique de olho nas informações divulgadas e no cronograma da sua edição, para não perder nenhuma data relevante.

Como funciona a avaliação? 

Como você já deve saber, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio possui cinco grandes áreas de avaliação, sendo elas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, que são provas de múltipla escolha, e a redação.

Além disso, as quatro provas de múltipla escolha possuem 45 questões cada, somando, assim, 180 questões fechadas. Também há a redação, que é avaliada por meio das competências específicas.

No entanto, uma informação imprescindível sobre os métodos de avaliação, é que o cálculo da nota é feito por meio da TRI – Teoria de Resposta ao Item. Esse mecanismo é uma forma encontrada pelo Ministério da Educação (MEC) para diminuir o índice de chutes no Exame. 

O que é a TRI?

Bom, como já foi dito anteriormente, a TRI é o método avaliativo utilizado para chegar até sua nota do Enem. Ele funciona da seguinte maneira: cada item (questão) possui uma classificação como: fácil, média ou difícil. A partir disso, o valor de cada uma é calculado, sendo que se o participante acertar apenas as questões difíceis e errar as fáceis, o sistema considerará que ele chutou e, assim, será penalizado.

Como é feita a avaliação da redação? 

Outro ponto que você deve conhecer são as competências avaliativas da Redação, pois é uma das partes mais importantes da prova. Elas são divididas em cinco critérios, em que cada uma vale 200 pontos e possui seis níveis, que variam de 40 em 40 pontos. Veja abaixo como isso acontece: 

Competências: 

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. 
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3:  Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 
  •  Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema apresentado, respeitando os Direitos Humanos e a diversidade sociocultural.

Níveis

  • 0 pontos: Desclassificado
  • 40 pontos: Precário
  • 80 pontos: Insuficiente
  • 120 pontos: Mediano
  • 160: Bom
  • 200: Ótimo

Como é calculada a nota do Enem?

Enfim, você deve estar se perguntando como é encontrada a versão final da nota do Enem, não é mesmo? 

Para isso há uma média da nota das cinco provas, ok? Como cada uma delas vale cerca de 1000 pontos, no final, são somadas as notas e divididas por 5, fazendo assim, uma média simples entre elas. 

Para que serve a nota do Enem? 

Para finalizar, você deve saber o que fazer quando receber sua nota do Enem. Primeiro de tudo, você deve estipular um objetivo com ela, para depois pensar em qual programa pretende se inscrever, dentre o SISU, Prouni e Fies. 

Se tem pretensões em utilizar sua nota para uma universidade pública, você deve utilizar o SISU – Sistema de Seleção Unificada. Esse sistema funciona da seguinte forma: 

As instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio. Assim, os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com sua nota do Enem. 

Já para o ingresso em instituições privadas, existem dois programas diferentes, o Prouni – Programa Universidade para Todos e o Fies – Fundo de Financiamento estudantil, que possuem as características a seguir: 

No que diz respeito ao Prouni, é um programa que oferece bolsas estudantis integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Já nas bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Além disso, só poderão se inscrever no Prouni os participantes que não possuírem diploma de curso superior e que tenham participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Outra especificidade, é que o estudante não pode ter tirado zero na redação.

Já o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies, como o nome já diz, é um programa, oferecido pelo Ministério da Educação, que concede financiamento aos estudantes de instituições superiores não gratuitas e bem avaliadas pelo MEC. Ele conta com um modelo moderno de financiamento estudantil, que divide o programa em diferentes modalidades, e que possibilita juros que variam de acordo com a renda familiar do candidato.

Esperamos que tenha gostado do artigo sobre a nota do Enem! Para saber mais sobre o Exame, leia nosso próximo artigo sobre como estudar para o Enem

Confira o relatório de assuntos mais cobrados no Enem e entenda quais conteúdos você precisa estudar para garantir a sua vaga na universidade!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000