Blog Projeto Redação

Como estudar para o Enem: 16 dicas incríveis para o exame

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Saber como estudar para o Enem é muito importante, pois ele é um dos exames decisivos para o futuro de estudantes de todo o país. No entanto, embora seja um momento de muita ansiedade, é necessário que você crie estratégias para tornar o período preparatório mais tranquilo. 

Nesse artigo, separamos 16 dicas sobre como estudar para o Enem, que vão fazer você melhorar seu desempenho e diminuir sua ansiedade. Bora conferir! 

1.Durma bem

A primeira dica sobre como estudar para o Enem é dormir bem. Quando estamos em fases preparatórias sempre pensamos que precisamos dedicar todo o tempo que temos para os estudos. Porém, ter um sono controlado é de extrema relevância no seu processo de aprendizado, pois isso auxilia na memória, na concentração, no aprendizado e na sua saúde física e mental.

Personagem de desenho animado acordando.

2. Faça um plano de estudos

Mais um método sobre como estudar para o Enem é fazer um plano de estudos baseado nos conteúdos que são cobrados na prova. Por isso, é válido conhecer bem as provas antigas e o que mais tem probabilidade de cair, para que você possa entender quais são suas facilidades e dificuldades. 

3. Cuide do seu corpo

A prova do Enem não é apenas uma prova de conteúdo, mas também é um desafio que exige grande resistência física e emocional. A partir disso, você deve começar a se preparar tendo uma boa alimentação, fazendo alongamentos diariamente e praticando exercícios físicos. Assim, você conseguirá manter seu corpo mais preparado para esse desafio. 

Mais uma coisa interessante para todos os candidatos,  é pensar em colocar em dia os exames de rotina, como colesterol, glicose e anemia, por exemplo. Afinal, ninguém quer ter algum problema no dia da prova, não é mesmo? 

4. Cuide da sua mente

Por se tratar de um período muito decisivo na vida de muitas pessoas, algumas delas acabam desenvolvendo diversos tipos de complicações em relação à saúde mental. 

Portanto, antes de pensar como estudar para o Enem, você precisa pensar no seu bem-estar emocional

E não precisa ter preconceito na hora de procurar ajuda. Se você não se sentir bem, há vários profissionais que podem te ajudar, como os psiquiatras e psicólogos. Também existe a possibilidade dos serviços gratuitos, com profissionais qualificados, que podem ser acessados na maioria das cidades do país.

5. Aprenda a controlar o tempo

Outro ponto relevante sobre como estudar para o Enem, é entender a estrutura da prova. Você deve saber que o exame é aplicado em dois domingos simultâneos e tem 5 horas e 30 minutos no primeiro dia de aplicação e 5 horas no segundo. Com isso, é imprescindível que você comece a se organizar para fazer as questões nesse período de tempo. 

Personagem de desenho animado fazendo tick tock.

6. Crie uma rotina de estudos

Não só a organização do conteúdo é necessária na hora de saber como estudar para o Enem, também é indispensável criar uma rotina de estudos. 

Para isso, você deve ser honesto sobre sua disponibilidade. Não adianta fazer um planejamento de estudos que não condiz com sua realidade, ok? 

7. Faça resumos

Agora, sobre estratégias de como estudar para o Enem, propriamente ditas, uma dica é a feitura de resumos. A partir deles você pode aprender a sintetizar o conteúdo e fixar melhor o que foi estudado. 

8. Faça mapas mentais

Mais uma técnica de síntese e hierarquização são os mapas mentais. Com eles, você terá estímulos de memória visual e também poderá criar vários procedimentos para guardar as informações.

9. Faça simulados

Outra forma de como estudar para o Enem são os simulados. Através deles, você tem noção do que tem mais dificuldades e também consegue aprender muito sobre a estrutura da prova. 

10. Leia o edital

Ainda que o modelo estrutural do exame seja muito divulgado, para saber como estudar para o Enem, você precisa ler o edital. 

Mesmo que você veja muitas notícias de possíveis mudanças, o edital e a cartilha do participante, possuem muitas informações que você pode não saber e que podem fazer falta no momento da prova. 

11. Respeite seu tempo

Atualmente existem muitos sites, influenciadores e blogs de educação. Isso é incrível, mas você deve ter cuidado com uma questão: a comparação com outros estudantes

Às vezes, quando procuramos como estudar para o Enem, encontramos diversas dicas legais, mas elas podem estar distantes da nossa realidade emocional, financeira ou até mesmo do nosso processo de aprendizagem. Portanto, sempre respeite o seu tempo de aprendizagem e não tente seguir o mesmo processo dos outros.  

12. Assista videoaulas

Como estamos falando sobre as ajudas que as tecnologias nos trazem, temos que lembrar das videoaulas, que são ótimas maneiras de entender como estudar para o Enem.

A partir dessas aulas, que podem ser disponibilizadas em formato individual ou curso, você vai aprender de forma simples e com fácil acesso.  

13. Acompanhe blogs de estudo

Mais um meio digital que é maravilhoso para seus estudos, são os blogs. Em relação a eles, há muitos conhecimentos relevantes, sobre vários assuntos. A maioria desses portais são alimentados semanalmente ou, até mesmo diariamente, neles você vai ver diversas discussões sobre a prova e até mesmo receber dicas de como estudar para o Enem, como possíveis temas da redação.  

14. Conheça bem seu objetivo com o Enem

Agora, um passo importante sobre o exame é refletir sobre seu objetivo. Além de saber o curso que você deseja prestar, também é considerável que faça uma pesquisa sobre as universidades que pretende escolher. Isso acontece, pois, cada instituição tem pesos diferentes para as matérias e para os cursos, logo, é imprescindível saber para onde quer ir, para que saiba em que precisa se dedicar.

15. Refaça provas

Bem como fazer simulados, refazer as provas que já foram aplicadas, ou os exercícios que já foram feitos irá te ajudar a dominar melhor os conteúdos aplicados e, também, a entender qual a estrutura da prova. Por isso, considere as provas das outras edições nos métodos de como estudar para o Enem.

16. Pratique redação

Por fim, não se esqueça de uma das partes mais importantes do exame: a redação. Essa avaliação pode ser a porta de entrada para o curso dos seus sonhos, portanto, é uma das maneiras de como estudar para o Enem. 

Para isso, você deve conhecer as competências de avaliação e o formato do texto.

Bom, agora que você já recebeu nossas ótimas dicas sobre como estudar para o Enem, leia também sobre a estrutura da redação do Enem e esteja cada vez mais próximo da nota 1000!

Confira o relatório de assuntos mais cobrados no Enem e entenda quais conteúdos você precisa estudar para garantir a sua vaga na universidade!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000