Blog Projeto Redação

Conheça 15 possíveis temas de redação Enem para a prova de 2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

No período de reta final para o Enem bate uma grande ansiedade, não é mesmo? Por isso, sabendo como será a avaliação da prova, é importante entender o que aconteceu na sociedade no último ano para perceber possíveis temas de redação Enem

Apesar de todo o mistério que envolve essa parte da prova, podemos perceber que há a possibilidade de prever um pouco as discussões que serão cobradas.

Principalmente quando entendemos sobre os eixos temáticos, podemos fazer melhores estudos e maiores suposições sobre o que será abordado no exame. Esses eixos são conjuntos de temas que possuem alguma singularidade, como a reunião de temas sobre educação, saúde ou segurança pública, por exemplo. 

Como sabemos a importância da redação, preparamos este artigo com 15 possíveis temas de redação Enem, que foram divididos em cinco eixos temáticos: educação, saúde, meio ambiente, tecnologia e sociopolítica. Bora conhecer quais são? 

Educação

Neste primeiro eixo, vamos falar sobre três possíveis temas de redação Enem ligados à educação.

1. A questão do ensino domiciliar 

Mesmo antes da pandemia começar, o ensino domiciliar já estava em discussão no Brasil. Isso pode ser visto devido aos projetos governamentais existentes na área. 

Devido ao retorno dessa discussão após o início do período de propagação do coronavírus, existe uma grande aposta dentro dos possíveis temas de redação Enem. 

Por isso, é interessante que você entenda sobre a estrutura escolar, a importância da escola na formação do indivíduo. Com essas informações, você poderá estruturar melhor seu texto e criar melhores argumentos, pois terá um posicionamento sobre o assunto. 

Apesar do ensino domiciliar parecer uma boa escolha, principalmente com a necessidade de isolamento, é importante entender que a escola tem, além do ensino teórico, uma responsabilidade de formação social. Logo, encontrar dados, citações e referências teóricas sobre isso pode ajudar em vários temas. 

2. A permanência da evasão escolar no Brasil

Mais uma aposta sobre os possíveis temas de redação Enem é relacionada à evasão escolar. Por mais que pareça um assunto deixado no passado, o abandono escolar ainda existe e é discutido no Brasil, principalmente no que diz respeito à rede pública. 

Por esse motivo, é importante que você estude sobre dados da evasão e os motivos pelos quais as pessoas têm deixado a escola. Assim, você terá repertório para temas que envolvem educação, mercado de trabalho e questões sociopolíticas relacionadas a esses estudantes que deixam os estudos. Isso pode te ajudar em diversos temas. 

3. Perspectivas e desafios da educação a distância no Brasil 

O EaD – Ensino a Distância – tem sido sinônimo de praticidade e inclusão dentro da educação no Brasil, nos últimos anos. Tamanha discussão sobre isso faz com que as perspectivas e os desafios para esse tipo de ensino estejam dentro dos possíveis temas de redação Enem em 2020. 

Pode parecer um tema saturado, principalmente, por causa da pandemia, no entanto, é importante lembrar sobre a época em que a prova foi elaborada, em que o assunto não era discutido tão amplamente como na atualidade. 

Por meio desse tema, você pode criar um repertório maior sobre formas de ensino, saúde mental dos estudantes e muitos outros assuntos dentro da sua argumentação.

Saúde

Já no que diz respeito à saúde, podemos pensar em diversas discussões atuais e pertinentes que podem ser cobradas. Porém, apesar de uma vasta quantidade de temáticas, selecionamos três possíveis temas de redação Enem, que acreditamos ser ótimas sugestões. 

4. Os transtornos de Imagem em questão na atualidade

Os transtornos de imagem são discutidos na sociedade há bastante tempo, no entanto, ainda é necessário falar sobre isso. Nos últimos anos, por meio de manifestações sociais sobre autoaceitação e contestações sobre a forma com que as pessoas levam a estética, os efeitos físicos e emocionais de procedimentos estéticos vem sendo objeto de críticas.

Embora pareça banal, o Brasil ainda ocupa um dos primeiros lugares no ranking de países com maior número de procedimentos estéticos no mundo. Isso mostra como é um tema muito relevante e que está entre os possíveis temas de redação Enem. 

5. O perigo do aumento das doenças sexualmente transmissíveis no Brasil 

Como você já deve saber, o aumento de DSTs é uma questão que vem sendo destacada há alguns anos, no Brasil. Esse é, sem dúvidas, um dos possíveis temas de redação Enem, pois é um problema que pode ser abordado por meio de faixa etária, classe social gênero e diversas outras questões. 

Para esse fato, é interessante que você leia bastante sobre saúde pública, prevenção de DSTs, instrução dos jovens sobre e outras questões. Assim, você entenderá um pouco sobre sistemas de saúde e sobre questões sociais que também influenciam tais doenças. 

6. Desafios para garantir a vacinação dos brasileiros

Não é novidade para ninguém que a vacinação é um assunto super cotado dentro dos possíveis temas de redação Enem, não é mesmo? 

Por mais que pareça clichê, é importante que você estude bastante sobre essas questões relacionadas às vacinas, pois você poderá utilizar esse repertório até mesmo em questões de outras disciplinas na prova. 

Como houve uma queda da vacinação no país, principalmente nas crianças, há uma grande preocupação em informar a população sobre o tema. 

Baixe gratuitamente a folha de redação guiada do Projeto Redação e entenda tudo o que o seu texto precisa ter para receber a nota 1000

Meio ambiente

Outro eixo temático discutido é o meio ambiente, que sempre foi bastante falado nas provas, e possui temáticas dentro dos possíveis temas de redação Enem. 

7. O negacionismo sobre questões ambientais

Uma pauta bem discutida atualmente é o negacionismo em relação às questões ambientais. Isso acontece devido ao grande aumento de notícias falsas e também por causa da desvalorização da ciência atualmente. 

Portanto, é indiscutível que devem ser estudadas questões sobre as discussões ambientais atuais, a relevância delas para a sociedade e, também, o motivo do questionamento das informações científicas sobre o meio ambiente. 

8. A relação da indústria com a natureza 

Mais um assunto sobre meio ambiente que tem sido foco entre os possíveis temas de redação Enem, é a relação das indústrias com a natureza. 

Pensando em um âmbito geral, é pertinente estudar sobre as iniciativas que estão sendo tomadas por empresas, para que o meio ambiente seja preservado. Isso faz com que não sejam, ressaltados apenas os danos ambientais, mas eles também devem ser conhecidos. 

9. A qualidade da água no Brasil

Um dos possíveis temas de redação Enem que é, muitas vezes, desconsiderado é sobre a qualidade da água no Brasil. Apesar de atualmente não estar sendo discutido, em 2019 e no início de 2020, foi um dos principais assuntos na mídia. Então, você deve conhecê-lo. 

Tecnologia

A tecnologia, sem sombra de dúvidas, é um dos assuntos mais recorrentes na sociedade. Assim, é importante que você pense sobre os temas desse eixo temático para construir um arcabouço teórico mais vasto. 

10. Os relacionamentos digitais

Os relacionamentos contemporâneos sofreram grande influência com o desenvolvimento dos meios digitais. Dessa forma, o modo de configuração dessas relações é uma mudança social que está dentro dos possíveis temas de redação Enem. 

Com isso, é importante estudar muito sobre o impacto sociocultural e individual que ocorrem nas relações digitais e quais são as configurações dessas relações. 

11. A cultura do cancelamento nas redes sociais

Com o início em um grupo social específico, a cultura do cancelamento teve um crescimento considerável dentro da internet e hoje é muito comum dentro das redes sociais. Por ser um assunto tão comentado e que teve uma grande repercussão, devido à problemática que envolve, ele está dentro dos possíveis temas de redação Enem. 

Portanto, entender quais são os impactos dos cancelamentos na sociedade atual e como isso afeta os envolvidos com o assunto, é muito relevante para entender sobre as redes sociais e os impactos delas na realidade dos usuários. 

12. O impacto dos influenciadores digitais na formação dos jovens

Também sobre as redes sociais, temos a relação dos influenciadores na formação dos jovens, que é algo completamente atual. Ainda que tenha sido um tema muito falado também em outros anos, os jovens recebem cada vez mais estímulos de redes sociais. Isso faz com que esse assunto esteja dentro dos possíveis temas de redação Enem. 

Dessa maneira, é importante saber como pode ser boas e ruins as influências digitais e quais as consequências disso.

Sociopolítica 

Para finalizar, o último eixo que separamos está relacionado à sociopolítica. Veja os temas:

13. As manifestações populares como ferramenta de mudança social

As manifestações populares têm relevância dentro de todos os contextos sociais, o que é mostrado em diversos contextos históricos. Pensando no contexto atual, temos diversas manifestações que ocorreram neste ano, vinda de diversos grupos com diferentes posicionamentos políticos, no mundo inteiro. 

Estudar como as manifestações populares tem força para conseguir mudar a sociedade pode te ajudar a entender diversos tipos de questões sociais, que podem ser repertório para muitos temas.

14. A exploração trabalhista na sociedade moderna

Atualmente, a sociedade ainda possui uma realidade notável de exploração trabalhista. Mesmo que não se trate da mesma forma de exploração retratada na antiguidade, os direitos trabalhistas de muitos integrantes da classe trabalhadora ainda estão longe de serem dignos, como o que é previsto nos direitos básicos. 

A luta dos entregadores de aplicativos por condições de trabalhos melhores é uma boa representação atual deste tema, o que pode ajudar a considerá-lo um dos possíveis temas de redação Enem na prova de 2020.

15. Sistema carcerário brasileiro: problemas e soluções

Por fim, temos um tema que é muito necessário, pois se trata de uma questão muito problemática da história do país. Não é de hoje que temos notícias sobre a precariedade do sistema carcerário brasileiro. Apesar das críticas estarem em pauta há muito tempo, no período do início da pandemia o assunto teve muita repercussão, o que faz com que esteja entre os possíveis temas de redação Enem. 

Entender como funciona o sistema prisional e quais são as propostas de solução é bem importante, pois é um tema bem complexo e delicado. Mais uma questão é sempre lembrar de respeitar os direitos humanos. 

Bom, nós sabemos como é difícil saber o tema que cairá na prova do Enem. No entanto, apesar do mistério, esperamos ter ajudado a guiar um pouco o aprendizado com esses possíveis temas de redação Enem para 2020. Agora, que tal aprender como melhorar a argumentação em mais um artigo?

QUER GARANTIR A NOTA 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM?

Utilize o cupom REDENEM e receba 15% DE DESCONTO nos planos do Projeto Redação!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000