Blog Projeto Redação

Entenda a importância da redação Enem para sua nota final

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você já deve estar cansado de ouvir dizer que a redação é uma das matérias mais importantes do Enem, né? Neste artigo vamos te mostrar a importância da redação Enem e te ensinar a calcular o quanto (em números) ela é relevante, dependendo do curso que você pretende fazer. Bora lá?

Como é calculada a nota da redação Enem?

Bem como nas outras áreas, a nota de redação Enem pode variar de zero a mil pontos. No entanto, como o Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item nas 4 áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagem, ainda que o aluno não acerte nenhuma questão, ele não vai tirar zero.

Ou seja, a redação é a única das áreas abordadas no Enem onde você pode, efetivamente, tirar nota zero.

simpsons gif

Em contrapartida, é a matéria em que você terá mais chances de tirar 1000, isso porque o cálculo da nota final da redação não depende da TRI, mas sim das 5 competências avaliadas pelos corretores.

As 5 competências da redação Enem

A nota da redação Enem é dividida em 5 competências. Dentro de cada uma delas, o corretor pode avaliar o seu desempenho entre os níveis 0, 40, 80, 120, 160 e 200. Por isso, para conseguir a nota 1000, você precisa receber 200 pontos em todas as competências.

Quer entender o que cada uma delas avalia? Confira a seguir as 5 competências da redação Enem:

  • Competência I: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
  • Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
  • Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  • Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
  • Competência V: elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Entendendo a forma como a sua redação Enem é avaliada, fica mais fácil saber como se preparar para escrever um texto nota 1000.

A importância da redação Enem na sua nota final

Agora que você já sabe como a redação Enem é avaliada, vamos te mostrar a importância dela para aumentar a sua média final.

O gráfico abaixo mostra uma análise feita comparando a distribuição das notas do Enem por cada área. A linha vertical preta representa a nota dos 0,5% dos alunos que tiraram a média mais alta.

distribuição das notas enem
Distribuição das notas do Enem (2009 – 2018)

Ficou confuso com esse gráfico? Veja a explicação em detalhes:

  1. Os 0,5% dos alunos que tiraram nota mais alta em Linguagens tiraram, em média, 678 pontos;
  2. Os 0,5% dos alunos que tiraram nota mais alta em Ciências da Natureza tiraram, em média, 723 pontos;
  3. Os 0,5% dos alunos que tiraram nota mais alta em Ciências Humanas tiraram, em média, 733 pontos;
  4. Os 0,5% dos alunos que tiraram nota mais alta em Matemática tiraram, em média, 851 pontos;
  5. Os 0,5% dos alunos que tiraram nota mais alta em Redação tiraram, em média, 920 pontos;

Na prática, isso significa que você tem maior chance de alcançar uma nota boa em Matemática e Redação. Ou seja, uma pequena melhora em matemática e/ou redação pode fazer com que sua nota final aumente de forma significativa.

A importância da redação Enem conforme os pesos em cada universidade

Já deu pra entender melhor a importância da nota da redação Enem? Mas calma, ainda temos um último ponto a abordar: o peso que cada universidade atribui às áreas do Enem no processo seletivo.

Isso quer dizer que, dependendo do curso que você deseja fazer, algumas universidades podem dar um peso maior para alguma(s) disciplina(s).

Quer ver um exemplo? Vamos fazer um estudo de caso das notas na Universidade Federal de Goiás – UFG, para que você entenda como isso funciona.

Todos os anos, a UFG libera um documento onde deixa explícito os pesos das provas do Enem por grupos.

Em 2018, os pesos foram:

Pesos da prova do enem UFG
Pesos da prova do enem na UFG

Os cursos relacionados a cada grupo são:

Grupos de Cursos UFG SiSU

Vamos supor que você tenha escolhido o curso de Direito, por exemplo, que pertence ao grupo 7, onde a redação tem um peso 2,5.

O que o peso significa, na prática? Se você tirar 100 pontos a mais em redação, sua nota final (levando em consideração os pesos), será 25 pontos mais alta. Por outro lado, se você tirar 100 pontos a mais em Ciências da Natureza, por exemplo, sua nota final será acrescida de 10 pontos.

Então, se você pretende ingressar no curso de Direito da Universidade Federal de Goiás, é fundamental que você destine mais seus esforços para Redação do que Ciências da Natureza.

Além disso, a redação sempre é uma parte fundamental de todos os vestibulares porque, para ingressar em qualquer curso, você precisa mostrar que tem um bom domínio da língua portuguesa. Afinal, já imaginou a quantidade de trabalhos que vai precisar entregar depois da aprovação?

catioro

Bom, espero que agora você tenha entendido a importância da redação Enem para garantir a sua vaga na universidade. Aproveite para ler o nosso artigo com dicas para fazer uma boa redação e garantir a nota 1000.

QUER GARANTIR A NOTA 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM?

Utilize o cupom REDENEM e receba 15% DE DESCONTO nos planos do Projeto Redação!

 

Julio Sousa

Julio Sousa

Macapaense, empreendedor e programador. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Projeto Medicina e co-fundador do Projeto Redação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000