Blog Projeto Redação

Saiba como melhorar a argumentação na redação com 8 dicas imperdíveis

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Os textos argumentativos são cobrados em diversas provas de seleção, tanto em vestibulares quanto em concursos públicos. A partir da importância desse tipo de texto, é notável a necessidade de aprender como melhorar a argumentação na redação, não é mesmo? 

Por isso, nesse artigo apresentamos 8 diferentes critérios para a construção de um bom texto argumentativo, principalmente no que diz respeito à redação do Enem. 

Para começar, vamos entender melhor sobre o conceito de argumentação. Vamos lá? 

Gato preto com óculos escrevendo em um papel com um lápis.

O que é argumentação? 

De acordo com o dicionário online “Dicio” as definições de argumentação são: 

  • Ato ou arte de argumentar, de discutir apresentando e contrapondo razões que, através do raciocínio lógico, levem a uma conclusão.
  • Troca de argumentos, de ideias, de pontos de vista opostos; discussão.
  • Conjunto de argumentos de quem busca convencer alguém sobre alguma coisa: argumentação sobre a influência da religião no Estado.

Segundo a conceituação apresentada anteriormente, entendemos que argumentar está diretamente relacionado ao modo como as informações do seu texto são articuladas. 

Como exemplo disso temos algumas redações modelo Enem, que foram avaliadas com nota total – 1000 pontos – no exame. Na redação da aluna Luisa Sousa Lima Leite, do Enem 2018, sobre o tem “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, temos os parágrafos argumentativos: 

“A princípio, é necessário avaliar como o uso de dados pessoais por servidores de tecnologia contribui para fomentar condutas intolerantes nas redes sociais. Em consonância com a filósofa Hannah Arendt, pode-se considerar a diversidade como inerente à condição humana, de modo que os indivíduos deveriam estar habituados à convivência com o diferente. Todavia, a filtragem de informações efetivada pelas redes digitais inibe o contato do usuário com conteúdos que divergem dos seus pontos de vista, uma vez que os algoritmos utilizados favorecem publicações compatíveis com o perfil do internauta. Observam-se, por consequência, restrições ao debate e à confrontação de opiniões, que, por sua vez, favorecem a segmentação da comunidade virtual. Esse cenário dificulta o exercício da convivência com a diferença, conforme defendido por Arendt, o que reforça condutas intransigentes como a discriminação. 

Em seguida, é relevante examinar como o controle sobre o conteúdo que é veiculado em sites favorece a adesão dos internautas a certo viés ideológico. Tendo em vista que os servidores de redes sociais como “Facebook“ e “Twitter” traçam o perfil de usuários com base nas páginas por eles visitadas, torna-se possível a identificação das tendências de posicionamento político do indivíduo. Em posse dessa informação, as empresas de tecnologia podem privilegiar a veiculação de notícias, inclusive daquelas de procedência não confirmada, com o fito de reforçar as posições políticas do usuário, ou, ainda, de modificá-las para que se adequem aos interesses da companhia. Constata-se, assim, a possibilidade de manipulação ideológica na rede.” 

No que diz respeito aos mecanismos argumentativos utilizados pela participante, temos a utilização de exemplos conhecidos, citações e mecanismos linguísticos que ajudam a relacionar as informações, criar progressão textual e melhorar a coesão e coerência

Dessa forma, é importante conhecer os conceitos argumentativos para entender como melhorar a argumentação na redação. Para isso, vamos te apresentar agora algumas formas de como melhorar a argumentação na redação. Confira:

1. Construa uma boa tese

Como já foi dito anteriormente, um dos principais pontos para entender como melhorar a argumentação na redação é a articulação dos argumentos em uma ideia central de posicionamento. 

Dessa maneira, é necessário ressaltar que uma boa tese deve ser construída. Esse mecanismo é responsável pelo ponto de vista que será defendido dentro do texto. No que se refere ao posicionamento, é interessante ressaltar que deve estar explicitado no texto, de forma objetiva, o seu posicionamento sobre a problemática imposta. 

Sendo assim, não devemos esquecer de criar uma boa tese e explicitá-la no parágrafo de introdução dos textos dissertativos-argumentativos, ok? 

2. Faça citações

Outro ponto relevante para saber como melhorar a argumentação na redação é perceber como a estrutura argumentativa é montada no texto. No exemplo citado anteriormente é perceptível o uso de citações para comprovar o posicionamento defendido na tese. 

Um exemplo disso é: “Em consonância com a filósofa Hannah Arendt, pode-se considerar a diversidade como inerente à condição humana, de modo que os indivíduos deveriam estar habituados à convivência com o diferente”, usado pela participante que teve o texto com nota 1000 no Enem, para ajudar a defender o seu ponto de vista. 

Gato lendo um livro.

3. Utilize dados

Apesar de parecer complicado ter muitos dados exatos de todos os temas possíveis para a redação, existem estratégias que podem ajudar a praticar como melhorar a argumentação na redação. 

Uma das principais formas de criar um conjunto de dados para utilizar em redações é separar os temas por assunto. Isso vai ajudar a selecionar dados importantes para utilizar em redações com temáticas relacionados aos assuntos pesquisados. 

No entanto, deve-se tomar cuidado com a articulação desses dados nos textos, pois as construções devem fazer sentido, além de apontar as fontes dos dados. Sendo assim, nem sempre dados do mesmo assunto cabem em qualquer argumento, é imprescindível que haja relação do dado apresentado com o ponto de vista defendido. 

4. Utilize exemplos conhecidos

A utilização de exemplos conhecidos também é algo interessante para confirmar o que está sendo dito e melhorar o repertório sociocultural.Sendo assim, é outra forma de aprender como melhorar a argumentação na redação. 

Com isso, é possível notar no parágrafo a seguir, da redação de 2018, da participante Júlia Paula Celem, que recebeu nota 1000, o uso de exemplos históricos conhecidos. 

“Sob outro prisma, é válido analisar que o controle de dados na internet fomenta a alienação da sociedade. Essa problemática ocorre porque, quando conteúdos previamente selecionados, descontextualizados ou alterados são a maior parte das informações acessíveis ao público, este passa a reproduzir os comportamentos esperados pelos órgãos manipuladores e influencia as pessoas ao seu redor por apresentar tais fatos como verdades, o que gera um estado de desinformação. Nesse viés, percebe-se que a seleção informacional como um meio alienante antecede a internet, de modo a ser visto, por exemplo, no período ditatorial do Brasil, que, ao censurar notícias negativas sobre o panorama do país, criou a ideia de uma nação livre de problemas sociais, econômicos e de segurança. Infere-se, então, que o uso maléfico da internet na moldagem de opiniões por meio de ações controladoras propicia uma redução na capacidade de senso crítico da comunidade.”

Assim, é possível notar como os exemplos são indispensáveis para que suas ideias sejam bem fundamentadas e para o entendimento do corretor. 

5. Faça críticas à realidade 

No que diz respeito às críticas, é essencial que haja uma noção da realidade referente ao tema que será discorrido. Mas como melhorar a argumentação utilizando críticas? 

A fim de criar argumentos consistentes sempre existe a necessidade de criticar, de forma coerente, algum ponto da realidade sobre o assunto abordado. Assim, você mostra ao leitor que há diferentes pontos de vista a serem observados e deixa seu posicionamento explícito. 

6. Dê a sua opinião e mostre o seu posicionamento

Apesar de já ter sido ressaltado algumas vezes, esse tópico é muito importante pois é uma das principais maneiras de saber como melhorar a argumentação na redação. 

Como na tese, a opinião é o objetivo central do texto argumentativo. Nesse tipo de escrita você deve deixar bem explícito o que está sendo defendido, com base na sua opinião sobre o tema e o posicionamento que pretende tomar. 

Mas lembre-se, nada de utilizar estruturas na primeira pessoa, como “eu acho”, “eu penso” e “na minha opinião”. Essas expressões podem descredibilizar seus argumentos e prejudicar na sua argumentação. 

7. Selecione argumentos mais fortes

Em meio a muitas formas de explicar o mesmo fato, é interessante que você exponha seus argumentos da forma mais simples e impactante possível. Isso pode ajudar a criar uma hierarquia nos seus parágrafos, ajudando o leitor a selecionar melhor as informações que está lendo.

Por meio dessa estratégia você pode melhorar sua nota no Enem, pois, quanto mais bem organizados estiverem seus argumentos, mais a leitura será fluida e haverá progressão. Também é interessante optar por utilizar informações impactantes, pois o leitor ficará mais surpreso com frases como “pode causar morte” do que “pode causar doenças”. 

Mas lembre-se, nada de exageros, o uso de hipérboles ou sentimentalismos podem ser penalizados.

8. Não invente informações

Por último, temos uma dica que é essencial para aprender como melhorar a argumentação: não invente informações. 

Se na hora de uma prova de redação você não tiver nenhum argumento em mente, não é motivo para inventar referências, pois isso pode ser de grande penalização, principalmente no que diz respeito às competências do Enem.  

Caso seja necessário, você pode tentar se lembrar de posts que leu, situações históricas ou até cotidianas, mas que sejam reais, e conhecidas, para citar em seu texto. Durante o dia a dia é interessante criar mecanismos para criar uma boa bagagem de repertório sociocultural, como assistir filmes, escutar podcasts, pesquisar notícias, etc. 

Agora que você já sabe como melhorar a argumentação na redação, veja nosso post sobre como fazer uma redação passo a passo.. Assim você vai aprender a criar um bom texto dissertativo-argumentativo e conseguir chegar cada vez mais perto da nota 1000!

Estude com curso de redação da prof.ª Jana Rabelo e aumente suas chances de atingir a #nota1000 no Enem!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000