Blog Projeto Redação

11 filmes para citar na redação que vão aumentar seu repertório no momento de escrever

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Já pensou que é possível utilizar filmes para citar na redação de vestibulares e concursos? Claro que para você se preparar para as provas e a redação é preciso estudar muito, mas também é importante criar o famoso repertório sociocultural

Isso quer dizer que é preciso conhecer sobre diversos temas, momentos históricos do Brasil e do mundo, temáticas sociais, culturais e ambientais.  

A boa notícia é que estudar e ganhar esse conhecimento é possível não apenas por meio dos livros e apostilas, mas também assistindo a filmes e séries. 

Por isso, neste artigo, vamos dar exemplos de 11 filmes que vestibulandos e concurseiros podem utilizar como citação na redação. Continue a leitura para ver a lista completa!

11 filmes para citar na redação 

Filmes sobre desigualdade social, envelhecimento, valorização da cultura, migração e violência urbana são algumas das temáticas abordadas que podem ser utilizadas como bons argumentos na hora de escrever. 

A seguir, veja toda a lista com os 11 filmes para citar na redação que podem agregar na sua argumentação!

1. A Hora da Estrela (1985)

Dentre os filmes para citar na redação, “A Hora da Estrela” trata-se de uma adaptação do livro homônimo de Clarice Lispector. O drama narra a vida de Macabéa, uma jovem imigrante nordestina, pobre, órfã, ingênua e sozinha.

Ela trabalha como datilógrafa e vive em condições miseráveis na capital São Paulo. De olhar baixo, Macabéa se posiciona como alguém inferior – uma condição que, ao mesmo tempo, é empurrada a ela pela sociedade e a si mesma imposta por sua personalidade. Ela se compara a uma coisa qualquer.

Na trama, ela decide se consultar com uma cartomante após perder seu namorado – sua única companhia – para sua colega de trabalho. 

Temáticas tratadas: solidão, desigualdade social, migração, preconceito, pobreza, relacionamento abusivo e machismo.

Classificação: 12 anos.

2. Aquarius (2016)

Aquarius é o nome de um antigo edifício na orla da praia de Boa Viagem, em Recife. Esse prédio é cobiçado por uma construtora que pretende erguer um condomínio de luxo em seu lugar. 

Contudo, a empresa se depara com a resistência da última moradora do local, Clara, uma viúva de 65 anos que se recusa a deixar o prédio onde viveu parte de sua vida.

Temáticas tratadas: patrimônio, memórias, envelhecimento, sexualidade na terceira idade e especulação imobiliária.

Classificação: 16 anos.

3. Bacurau (2019)

Mais um dos excelentes filmes para citar na redação é “Bacurau”. O filme retrata uma história que se passa no sertão do Nordeste, em uma realidade distópica que traz violência, porte de armas, miséria e crise da água. 

Além disso, o longa aborda a atuação de políticos milicianos, a força do capital estrangeiro e do neocolonialismo, contrastando com a força dos moradores que vivem naquele pequeno povoado no sertão.

Temáticas tratadas: importância e organização da comunidade, valorização da cultura, memória, xenofobia, patriotismo, resistência, desigualdade social e pobreza.

Classificação: 16 anos.

4. Central do Brasil (1998)

“Central do Brasil” é um drama que narra a história de Dora, uma professora aposentada que complementa a renda sendo escritora de cartas para pessoas analfabetas na Estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. 

Mas logo sua rotina é abalada quando uma de suas clientes morre atropelada por um ônibus e deixa sozinho o filho, Josué, um pobre menino de 9 anos. Após quase vender o menino, Dora decide levar Josué ao Nordeste para o encontro do seu pai.

Temáticas tratadas: analfabetismo, desigualdade social, pobreza, migração, tráfico de pessoas e venda de órgãos.

Classificação: 12 anos.

Baixe gratuitamente a folha de redação guiada do Projeto Redação e entenda tudo o que o seu texto precisa ter para receber a nota 1000

5. Cidade de Deus (2002)

Mais um dos filmes para citar na redação é “Cidade de Deus”. Ele também é baseado no livro homônimo de Paulo Lins. 

O longa conta a história de um grupo de jovens pobres e negros que crescem em meio a violência e criminalidade da Cidade de Deus, no período em que essa comunidade do Rio de Janeiro se transformava em uma perigosa favela dominada pelo tráfico.

Temáticas tratadas: violência urbana, tráfico de drogas, desigualdade social, favelização, criminalidade entre jovens, redução da maioridade penal e racismo.

Classificação: 16 anos.

6. Cinema, Aspirinas e Urubus (2005)

“Cinema, Aspirinas e Urubus” é uma história que se passa no Nordeste brasileiro na época em que aconteceu a Segunda Guerra Mundial. 

No filme, um alemão veio se refugiar no Brasil, tornou-se caminhoneiro e passou a vender aspirinas pelo país. Em uma de suas caronas, ele encontra um homem simples que, à primeira vista, parece muito diferente de sua realidade. Esse moço acaba virando seu ajudante e começa a exibir filmes do remédio contra dor de cabeça por onde eles passam. 

A história relaciona características de dois povos muito diferentes que têm em comum a habilidade de enfrentar as condições adversas.

Temáticas tratadas: relações do Brasil com a 2ª Guerra Mundial, venda de remédios, migração, desemprego, ciclo da borracha.

Classificação: 12 anos.

7. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Outro dentre os filmes para citar na redação é o longa “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”. O filme conta a história de Leonardo, um adolescente cego que sofre preconceito e bullying na escola e busca sua independência em meio ao superprotecionismo dos pais. 

Com a chegada de um novo aluno à escola, Leonardo começa a descobrir mais sobre sua sexualidade. 

Temáticas tratadas: diversidade sexual, bullying e inclusão escolar, preconceito e discriminação a pessoas com deficiência e LGBTs.

Classificação: 12 anos.

8. O Auto da Compadecida (2000)

Mais um filme clássico que pode ser utilizado como citação na redação é “O Auto da Compadecida”. O filme é baseado na peça de Ariano Suassuana e mostra as aventuras de João Grilo e Chicó em um pequeno vilarejo no sertão da Paraíba. 

Para sobreviver, os dois amigos aplicam golpes e trapaças nos moradores locais. Contudo, quando eles enganam um temido cangaceiro e se vêem em apuros, apelam para Nossa Senhora.

Temáticas tratadas: pobreza, violência, fome, religiosidade, moral e ética, corrupção e desigualdade social.

Classificação: 12 anos. 

9. O Menino e o Mundo (2013)

Com uma belíssima animação, “O Menino e o Mundo” conta a história de um menino que vive no campo com sua família. Mas, devido à falta de trabalho, seu pai sai de casa em busca de melhores condições de vida na cidade grande. 

Assim, triste e com saudades do pai, o menino também vai à cidade e lá descobre uma sociedade que sofre com a pobreza e exploração de trabalhadores.

Temáticas tratadas: êxodo rural, pobreza, capitalismo, exploração do trabalho, mecanização do trabalho, desigualdade social, globalização e urbanização.

Classificação: livre. 

10. Que Horas Ela Volta? (2015)

O longa-metragem “Que Horas Ela Volta?” retrata a rotina de Val, uma empregada doméstica e babá nordestina que trabalha e mora com uma família de classe alta em São Paulo. 

O drama se desenrola quando Jéssica, a filha de Val, sai do Nordeste para morar com a mãe para prestar o vestibular em São Paulo. Jéssica não aceita a divisão de classes e o “lugar de empregada” impostos a ela e sua mãe, gerando conflito com os patrões.

Temáticas tratadas: desigualdade social, preconceito, segregação, exploração do trabalho, relações sociais, preconceito linguístico, conflitos de classes sociais e acesso à educação.

Classificação: 12 anos.

11. Tropa de Elite (2007)

Para finalizar, mais um dos filmes para citar na redação é o longa que narra a guerra entre os policiais do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e os traficantes do Rio de Janeiro. 

O líder do grupo, Capitão Nascimento, quer deixar a corporação e, para isso, treina dois recrutas para substituí-lo. Os novatos se destacam por sua honestidade, mas se desiludem pela corrupção praticada por colegas do batalhão.

Temáticas tratadas: violência urbana, violência policial, segurança pública, corrupção, ética, tráfico de drogas e armas, criminalidade, tortura, pobreza, racismo e desigualdade social.

Classificação: 16 anos.

Apostamos que depois desses 11 filmes para citar na redação não vai faltar repertório para você abordar na sua produção textual! Aproveite e leia nosso próximo artigo para aprender a escrever melhor seguindo alguns modelos de introdução!

Que tal fazer um minicurso de redação gratuito com videoaulas, material didático teórico e exercícios?

Matricule-se na oficina do Projeto Redação e rumo à #nota1000

Sabrina Andrade

Sabrina Andrade

Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infantis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000