Blog Projeto Redação

Descubra como estudar para Medicina e garantir a vaga dos seus sonhos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Com a maior quantidade de candidatos por vaga, o curso de Medicina é o mais concorrido do vestibular. Isso explica as notas de corte tão altas no Sisu 2021, que ficaram entre 770 e 950 pontos. Mas calma! Neste artigo, vamos explicar como estudar para Medicina de forma eficiente. 

Como estudar para Medicina?

A gente sabe que muitos estudantes ficam preocupados com a possibilidade de não passar em Medicina. Se você é um deles, não se desespere! Existem dicas muito boas para te ajudar no vestibular. Continue a leitura para descobrir cada uma delas!

Estudar com antecedência

Nossa primeira dica é estudar com antecedência. Mas isso não significa que você deve se antecipar só no último ano do ensino médio. Se o seu objetivo é a faculdade de Medicina, você deve iniciar os estudos ainda no primeiro ano.

Além disso, vale a pena seguir uma outra dica: participar dos exames como treineiro. Essa é uma ótima forma de se familiarizar com as provas e garantir uma excelente preparação para concorrer de verdade no último ano da escola. 

Achou esse conselho precipitado? Lembre-se que a classificação no curso de Medicina exige notas muito altas, o que demanda uma excelente preparação.

Para conseguir uma vaga pelo Sisu, por exemplo, você precisa de uma média equivalente a 770 pontos, no mínimo. Em outros vestibulares, como Unicamp e Fuvest, a disputa também é grande, o que eleva o desempenho geral para um nível altíssimo. 

Focar em Ciências da Natureza e Matemática

Você já deve saber que as disciplinas de Física, Química e Biologia são muito exploradas no curso de Medicina, né? Por isso, algumas universidades dão uma importância maior para a área de Ciências da Natureza

No Sisu, essa nota pode ser multiplicada por 2 ou 3, por exemplo. Já nos vestibulares convencionais, aplicados por universidades que não usam a nota do Enem, normalmente, há provas sobre disciplinas relacionadas ao curso desejado. 

Já a dica sobre se dedicar mais à área de Matemática se refere ao Enem. Isso porque o Exame tem um modelo de correção chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), que determina o nível de dificuldade das provas. Como a prova de Matemática registra o desempenho mais baixo dos estudantes, tirar uma boa nota nessa parte da prova pode beneficiar a sua média final. 

Criar um cronograma de estudos

Uma das dicas mais eficazes no vestibular é criar um cronograma de estudos. Para entrar em uma faculdade tão disputada, como a de Medicina, o cronograma é ainda mais importante!

Nele, você deve incluir todos os seus afazeres e dividir os horários livres para se dedicar aos estudos. Depois, é só distribuir os conteúdos do vestibular pelos dias do ano. 

Aqui vão algumas dicas:

  • dedicar mais tempo para as disciplinas de Física, Química, Biologia e Matemática; 
  • estudar mais sobre os conteúdos que sempre aparecem
  • se aprofundar nos temas que não domina 100%;
  • incluir os simulados que serão realizados ao longo do ano; 
  • separar momentos de descanso. 

Sim, o vestibular de Medicina é muito disputado e exige muito esforço dos candidatos, mas não adianta nada estudar em excesso, viu? Dê valor ao repouso e não se esqueça de pensar no seu descanso! 

Escolher um lugar tranquilo para estudar

Para se concentrar e absorver o máximo de conhecimento possível na hora dos estudos, você precisa escolher um lugar tranquilo para estudar

Esse local deve ser agradável e silencioso. Não precisa ser na sua casa, mas é bom que tenha mesa e cadeira confortáveis e seja vazio.

O ideal é evitar distrações que possam tirar o seu foco, como circulação de pessoas, conversas etc. Além disso, você deve deixar o celular silencioso para não se distrair com as notificações, ok? Foque 100% nos estudos! 

Refazer provas anteriores

Tem dica melhor para passar no vestibular do que refazer provas anteriores? Acho que não! Essa é a melhor forma de identificar os assuntos mais recorrentes e entender em quais conteúdos de cada área precisa focar mais. 

Além disso, ao refazer os exames, você pode usar um cronômetro para calcular o seu tempo, que é crucial no vestibular. Nesse sentido, é possível se familiarizar mais com as provas e se acostumar com o tempo necessário para realizar cada uma delas. 

Fazer simulados

Por falar em contabilizar o seu tempo, uma outra dica sobre como passar em Medicina é realizar simulados. Assim como refazer as provas de anos anteriores, fazer simulados ajuda o estudante a se acostumar com o tempo de prova.

Fora que algumas plataformas já oferecem simulados nos mesmos moldes do Enem, por exemplo, com correções pelo mesmo método usado no Exame: a TRI. Nada melhor do que um simulado como esse para se preparar bem, hein?

Estudar por canais no YouTube

Nossa próxima dica sobre como passar em Medicina é estudar por canais do YouTube

Hoje em dia, há muitos conteúdos gratuitos na internet, como as videoaulas disponibilizadas nessa plataforma.

Nossas indicações são:

Elaborar metas progressivas

Outra dica sobre como estudar para Medicina é elaborar metas progressivas. Essas metas devem ser concretas, objetivas e mensuráveis, além de ter uma data final prevista. 

Um exemplo do que estamos falando é fazer cinco exercícios de uma determinada disciplina e se desafiar a acertar pelo menos três. 

Claro que o nível de cada desafio deve aumentar com o passar do tempo!

Estudar muito para a redação

Não importa qual seja o exame, a redação sempre é uma parte muito importante da prova. Por isso, nossa próxima dica é estudar muito para a redação.

No Enem, por exemplo, a produção textual pode chegar a 1000 pontos e aumentar muito a sua média final. Já deu para entender por que ela é tão importante, né?

Para ter sucesso com a sua produção, basta seguir algumas dicas:

  • acompanhar o que está acontecendo no mundo;
  • conhecer a estrutura dos gêneros textuais cobrados;
  • ler e escrever muito;
  • se inspirar nos textos que obtiveram nota máxima; 
  • praticar redação com frequência. 

Outra dica é contratar um pacote de correção de redação online para contar com a ajuda de profissionais. 

E aí, gostou das nossas dicas sobre como estudar para Medicina? Agora, que tal conhecer os pacotes de correção do Projeto Redação? 

QUER GARANTIR A NOTA 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM?

Utilize o cupom REDENEM e receba 15% DE DESCONTO nos planos do Projeto Redação!

Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino. Gosta de fazer tudo ouvindo música.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000