6 métodos de estudo incríveis para se organizar melhor

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Estudar por conta própria não é algo simples, seja para provas escolares, vestibulares, Enem ou concursos públicos. Com isso, é importante aprimorar os métodos de estudo para que esse processo seja cada vez mais tranquilo. 

Neste artigo, preparamos 6 formas de ajudar você a se organizar melhor e a aprender mais. Vamos lá? 

1. Intercale os estudos 

Um dos principais problemas na hora de montar uma rotina de estudos é entender como fazer a divisão de tempo e de conteúdos. 

Começando pelo período separado às atividades, é necessário que você intercale momentos de aprendizado com coisas que você goste de fazer. Isso ajudará a descansar e não se sobrecarregar. Assim, é fundamental que você conheça muito bem seus limites físicos e emocionais. Afinal, ninguém quer desenvolver nenhum problema relacionado ao estresse, não é mesmo?

Outro ponto relacionado aos métodos de estudo é a divisão de conteúdo. Uma forma de fazer com que a aquisição de conhecimento não se torne desgastante é alternar as disciplinas. Se você tem mais facilidade em matemática, por exemplo, é só colocar esse conteúdo no mesmo dia de outra matéria com mais facilidade. Com isso, você ameniza o processo de aprendizagem. 

Só não se esqueça das pausas para descanso e de beber bastante água, ok? 

Gato dormindo em uma cama

2. Faça resumos

Sempre que lidamos com algum assunto novo, há muitas informações, o que dificulta a memorização de termos relevantes. Dentre os métodos de estudo, fazer resumos é um passo muito conhecido e necessário, pois é fundamental que você aprenda a sintetizar as informações significativas. 

Como você terá acesso a muitos materiais em apostilas, blogs de educação, livros e vídeos, analisar o que é mais pertinente é uma coisa que pode ajudar muito na hora de estudar. 

Fazer marcações também é uma forma bem legal. Não é preciso ter diversos materiais diferentes para isso, apenas marcar as partes que você considera importantes com cores e tipos de destaque que chamem sua atenção depois. 

3. Utilize mapas mentais

Com certeza, você já deve ter visto alguma imagem de mapa mental em páginas e vídeos sobre estudo, pois são métodos de estudo muito comuns atualmente. Esse tipo de mecanismo ajuda a criar hierarquização de informações na memorização, principalmente por conter recursos que auxiliam na criação da memória visual. 

Se você não tem paciência ou não se dá muito bem com a feitura desses mapas, existem vários artifícios que podem ajudar, como sites e aplicativos com funções próprias para a construção desses mapas. 

4. Faça associações

Mais uma maneira de aprimorar seus métodos de estudos é fazer associações do que está sendo aprendido com coisas do seu cotidiano. Isso pode acontecer por meio de siglas, associações com músicas, imagens, etc. É só usar a imaginação! 

A partir dessas assimilações, você pode desenvolver muitas formas de guardar informações e não se esquecer de nada na hora de provas e exames. 

5. Resolva questões

Além da parte de organização, também é interessante colocar seus conhecimentos em prática. Então, fazer exercícios é um dos métodos de estudo que pode te ajudar na hora de saber se você absorveu bem o que estudou. 

Para isso, você pode fazer atividades propostas em apostilas, exames anteriores ao que deseja prestar e até mesmo simulados. Com essa prática é possível aprimorar cada vez mais seus conhecimentos. 

6. Estude com autoexplicações

Por último, temos a autoexplicação, que está presente nos métodos de estudo apresentados por ser uma ótima forma de fixação da aprendizagem. Por meio dessa estratégia você pode perceber se tem dúvidas que ainda persistem e treinar formas de entender melhor os conteúdos. 

Você também pode explicar esses conteúdos para outras pessoas, até mesmo amigos que estão estudando o mesmo conteúdo que você. Isso não precisa significar uma aula chata, mas atividades divertidas. 

Agora que você sabe formas de melhorar seus métodos de estudo, é só analisar o que se aplica melhor à sua rotina. Além disso, que tal conferir mais dicas de estudo, dessa vez sobre como melhorar a concentração? Até a próxima!

Baixe os materiais gratuitos do Projeto Redação e estude sem precisar sair de casa!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000