Blog Projeto Redação

Veja 8 dicas infalíveis de como estudar interpretação de texto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você sabe como estudar interpretação de texto? Essa habilidade é muito cobrada nos exames de vestibular e concurso público. Afinal, para responder às questões de uma prova, você precisa compreender o que está no enunciado. 

Mas não se preocupe! A interpretação de texto é importantíssima, mas pode ser desvendada com algumas dicas. Neste artigo, reunimos 8 formas de estudar interpretação que vão te ajudar em qualquer prova. 

Como estudar interpretação de texto?

Veja, a seguir, 8 dicas sobre como estudar interpretação de texto:

1. Atente-se aos detalhes

Quando você estiver lendo alguma coisa, seja o enunciado de uma questão ou uma obra literária, atente-se aos detalhes do texto

Nos livros, esses detalhes envolvem a linguagem utilizada pelos autores para transmitir a mensagem desejada. Já nos exames de vestibular e concurso público, os detalhes são, principalmente, aqueles verbos de comando. 

2. Leia o texto mais de uma vez

Antes de responder às questões de uma prova, você deve ler o texto base mais de uma vez. Na primeira leitura, é importante buscar as palavras mais importantes do texto (palavras-chave). Já na segunda leitura, você deve compreender, analisar e sintetizar as informações apresentadas. 

3. Leia primeiro o comando da questão

Outra dica valiosa sobre como estudar interpretação de texto é: leia primeiro o comando da questão. Essa dica vale especialmente para os enunciados de uma prova. 

Ao se deparar com uma questão de múltipla escolha, em vez de fazer a leitura do texto base primeiro, você deve buscar o comando da questão para entender o que precisa ser desvendado no texto. 

Em alguns casos, o enunciado vai pedir que você marque a opção incorreta em relação às ideias apresentadas no texto. Sabendo disso, você já terá noção do que buscar quando fizer a sua leitura. 

4. Sublinhe as partes que considerar importantes 

A terceira dica sobre como estudar interpretação de texto é sublinhar as partes que você considerar mais importantes

Se você não quiser marcar seus livros, anote as partes mais importantes deles em outro lugar. Você pode usar o bloco de notas do celular ou mesmo um papel. 

Já nos exames de vestibular ou concurso público, não hesite em sublinhar na própria folha. Esse recurso vai te ajudar a identificar as principais ideias de cada enunciado. 

5. Explique para si mesmo o que entendeu do texto

Após concluir uma leitura, é válido explicar para si mesmo o que entendeu do texto. Uma dica é gravar essas explicações como aulas para si mesmo.

Com esses áudios, você terá a chance de rever as obras cobradas nos exames que vai fazer. Além disso, os áudios podem ser ouvidos enquanto você realiza outras tarefas, como uma faxina.

6. Aprenda a ler gráficos e tabelas

Você já deve ter percebido que a linguagem não verbal também é muito utilizada em algumas questões de prova. Por isso, aprenda a ler gráficos e tabelas

Se você tem dificuldade com esse tipo de conteúdo, basta resolver muitas questões desse tipo para descobrir onde está sua principal dificuldade com as imagens. 

7. Leia muitas tirinhas

Como explicamos acima, é muito importante ter facilidade com a linguagem não verbal. Nesse sentido, outra dica sobre como estudar interpretação é ler muitas tirinhas

As tirinhas envolvem humor e ironia para transmitir uma mensagem, o que pode deixar seus estudos mais divertidos. Quando estiver praticando com tirinhas, lembre-se de reparar nas feições das personagens, pois elas dizem muito sobre a mensagem do autor.

8. Use memes 

Outro gênero que você pode utilizar para estudar interpretação de texto são os memes. Para entender a graça de um determinado meme, é preciso ter noção dos acontecimentos e fatos por trás da brincadeira. 

Essas foram as nossas 8 dicas sobre como estudar interpretação de texto para mandar bem em qualquer prova. Agora, que tal conferir o nosso artigo sobre o que estudar para o Enem?

Pratique com 848 exercícios de interpretação de texto para mandar bem nos vestibulares e concursos!

Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino. Gosta de fazer tudo ouvindo música.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000