Blog Projeto Redação

Entenda como fazer uma redação dissertativa-argumentativa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Saber como fazer uma redação dissertativa-argumentativa é uma das principais formas de se sair bem na maioria dos processos seletivos. 

Essa afirmativa é verdadeira porque  esse é o gênero textual mais cobrado dentro das seleções, assim como na redação do Enem, que é uma das partes mais importantes da prova.

A partir disso, pensamos neste artigo para te ajudar a entender melhor essa estrutura textual

Características do gênero disserativo-argumentativo

A primeira coisa que precisamos entender sobre como fazer uma redação dissertativa-argumentativa é o gênero textual. Com isso, a principal característica desse tipo de texto está ligada à argumentação

Com isso, você deve criar uma tese, com base no tema proposto, e criar argumentos que comprovem sua opinião. 

Portanto, as principais características dos textos dissertativos-argumentativos são: 

  • Criação de uma tese que expresse seu ponto de vista;
  • argumentação que comprove sua tese; 
  • criação de uma proposta de intervenção que abranja todos os seus argumentos.

Estrutura da redação dissertativa-argumentativa

Mais uma informação importante quando pensamos em como fazer uma redação dissertativa-argumentativa é sobre a estrutura desse tipo textual. 

A principal característica que deve ser observada é que esses textos são divididos em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Assim, pode-se observar, a seguir, como são essas formações:

Introdução

A introdução é o parágrafo de início do seu texto. Nele, você deve contextualizar o leitor sobre o que será abordado durante o processo de escrita. Ela deve conter em média 5 linhas e possui algumas características específicas: 

1. Chame a atenção para o que será discutido no texto

Como essa parte iniciará seu texto, você deve desenvolver a curiosidade do leitor. Portanto, sempre que pensar em como fazer uma redação dissertativa-argumentativa, pense que, no início do primeiro parágrafo, você pode colocar frases de efeito, dados, citações ou acontecimentos históricos relacionados ao assunto. 

Assim, você irá deixar a primeira frase do seu texto atrativa, fazendo com que o leitor queira continuar a leitura. 

2. Relacione as informações

Na segunda parte do seu parágrafo, você deve contextualizar o que foi citado no seu tópico frasal e relacionar essas informações com o tema que será abordado no texto. 

Para fazer uma boa redação é imprescindível que você entenda que as citações feitas devem ter uma ligação com o tema e com o que está sendo dito, pois, ao contrário, isso será desconsiderado.

3. Crie uma tese

Agora chegamos à parte mais importante do seu primeiro parágrafo, além de ser uma das principais coisas que devem ser consideradas quando pensamos em como fazer uma redação dissertativa-argumentativa: a criação da tese. 

A tese é basicamente o ponto de vista que será defendido. Assim, você deve deixar claro para o corretor qual será seu posicionamento sobre o que será tratado. 

Desenvolvimento

O desenvolvimento é a parte da estrutura da redação em que você apresenta seus argumentos. Então, quando pensar em como fazer uma redação dissertativa-argumentativa, lembre-se que você precisará fazer ao menos dois parágrafos argumentativos, usando em média sete linhas para cada um. 

Nessa categoria, você deve defender sua tese, com argumentos consistentes, que devem ter comprovação, com base em dados, citações ou questões socioculturais. 

Também é importante lembrar do uso de conectivos, para que seu texto fique mais fluido e coeso. 

Conclusão

Para finalizar, temos a conclusão, que é uma parcela essencial quando pensamos em como fazer uma redação dissertativa-argumentativa. Nela, você deve criar uma proposta de intervenção relacionada à temática abordada. Essa proposição deve conter em média 5 linhas e ter uma retomada da tese utilizada. 

Assim, você deve fazer uma conclusão do que foi tratado durante todo o texto. Utilizar mecanismos linguísticos de conclusão, por exemplo: portanto, dessa maneira, para concluir e por fim. Eles podem ajudar a conectar melhor essa parte com o resto da redação. 

Dicas de como fazer uma redação dissertativa-argumentativa

Além de conhecer a estrutura do gênero, separamos algumas dicas sobre como fazer uma redação dissertativa-argumentativa. Veja-as a seguir: 

1. Interprete a proposta

O primeiro passo quando pensamos em como fazer uma redação dissertativa-argumentativa é treinar muito a interpretação de texto. Isso é fundamental  pois, na maioria das vezes, os comandos para os textos são bem específicos. Então, se você abordar apenas a temática geral, pode correr o risco de fugir do tema e ser penalizado na nota. 

2. Faça um projeto de texto

Além disso, baseado na estruturação do gênero, você pode criar projeto de texto. Nele, você pode criar um planejamento para utilizar na hora da prova, da seguinte forma: 

  • Tese: (coloque sua tese resumidamente);
  • Argumento 1: (coloque seu argumento 1 resumidamente);
  • Argumento 2: (coloque seu argumento 2 resumidamente);
  • Proposta: (coloque sua proposta resumidamente);

Assim, você poderá apenas acrescentar as informações de cada argumento e incluir conectivos. Dessa forma, fica muito mais fácil saber como fazer uma redação dissertativa-argumentativa.

3. Revise seus textos

Mais uma forma de saber como fazer uma redação dissertativa-argumentativa para processos avaliativos, é aprender a revisar seus textos. Uma ótima dica para isso é, durante o período de estudos, fazer a leitura em voz alta. Dessa maneira, você conseguirá perceber erros recorrentes de concordância, coesão e coerência, por exemplo.

Outra indicação é analisar todas as correções dos seus textos, a partir delas você poderá evitar as mesmas questões nas próximas redações. 

4. Utilize plataformas de correção

Sempre que você decide prestar alguma seleção que possui redação, você precisa conhecer bem os métodos avaliativos que serão utilizados para a correção da sua prova. 

Dessa maneira, quando pensar em como fazer uma redação dissertativa-argumentativa, saiba que deverá contar sempre com correções de qualidade, que ofereçam feedbacks de profissionais qualificados para corrigirem seus textos. 

Por isso, optar por plataformas de correção online é um ótimo investimento. Nesse caso, você pode optar pelo Projeto Redação, que é uma das maiores plataformas de correção do país, e pode oferecer vários diferenciais, como você pode ver a seguir: 

  • Correções feitas por corretores profissionais;
  • Diversos temas atuais sobre diversas bancas;
  • Feedbacks completos sobre o texto;
  • Melhor custo x benefício do mercado;
  • Prazo de correção em até 48 horas úteis;
  • Reavaliação de textos sempre que necessário. 

Bom, agora que você sabe como fazer uma redação dissertativa-argumentativa, que tal começar a praticar? Para isso, conheça os planos do Projeto Redação e esteja, cada vez mais preparado para a aprovação! 

QUER GARANTIR A NOTA 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM?

Utilize o cupom REDENEM e receba 15% DE DESCONTO nos planos do Projeto Redação!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000