Saiba como melhorar a concentração com apenas 3 dicas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Muitas vezes estamos com muita vontade de fazer os nossos planos de estudos funcionarem super bem, mas não sabemos como melhorar a concentração para fazer isso acontecer com excelência.

Bom, vamos resolver isso agora mesmo. Organizamos neste artigo tudo o que você precisa fazer para melhorar a sua concentração e fazer os seus dias serem mais produtivos.

Com apenas 3 dicas, você será capaz de executar todas as suas tarefas diárias e chegar ao final do dia com mente e corpo tranquilos. Vamos lá?

1. Organize seu espaço

O primeiro passo a ser dado é ter um ambiente preparado para que o foco seja voltado para a atividade em questão. Diante disso, há alguns aspectos que precisamos organizar para que isso seja possível.

Muitas vezes, quando falamos ou pensamos em um espaço organizado, logo vem a ideia de ter um escritório planejado por um(a) arquiteto(a) especialista.

Mas sabemos que nem sempre isso é possível para a maioria dos(as) estudantes.

Então, o nosso papel aqui é fazer com que você seja capaz de organizar e planejar o seu ambiente da melhor forma possível para atender às suas necessidades. 

Espaço iluminado e arejado

Em primeiro lugar, vamos escolher o lugar que será utilizado para a realização das suas tarefas diárias. 

Essa escolha deve ter como principal critério a iluminação e a circulação de ar do espaço, pois ter um lugar assim fará com que você esteja mais fisicamente confortável para ali permanecer por algumas horas.

Dê preferências a espaços que tenham janelas grandes para conseguir iluminação e circulação de ar. 

Caso isso não seja possível, invista em uma luminária de mesa potente para não estudar na penumbra, pois um lugar escurinho com certeza não vai te ajudar a manter a concentração necessária. 

O que é necessário ter neste espaço?

Em segundo lugar, vamos ao que é necessário para compor esse ambiente de estudos. 

Procure não abarrotar o espaço com mobílias desnecessárias, nem com muita informação quando for decorá-lo. Tenha em mente que tudo o que estiver ali naquele espaço é para te ajudar a manter a rotina organizada e em perfeito funcionamento.

Portanto, o que não for de fato necessário, procure descartar para dar prioridade ao que for essencial para o bom funcionamento de seu cotidiano.

Tenha uma mesa com espaço suficiente para os cadernos que serão utilizados nos momentos de estudo e para outros utensílios importantes, como marcadores de texto, post-it, garrafa de água e aquela caneca de café 😉

Outro item importante é ter uma estante ou armário para armazenar os outros cadernos e os livros que podem ser consultados durante os seus estudos. 

É importante que eles não fiquem espalhados por este cômodo ou empilhados em sua mesa. Essa desorganização poderá fazer com que você perca a concentração facilmente. 

E como você passará algumas boas horas por lá, é importante deixar o espaço com um pouco do seu estilo. Coloque algumas fotos ou quadros que te façam se sentir motivado(a). 

Ah, uma boa dica para manter esse lugar aconchegante é ter algumas plantas por ali. Além de deixarem o seu ambiente super bonito, ajudarão, também, a deixar o espaço mais arejado.

Como melhorar a concentração: gif do bebê Groot dançando

2. Tenha uma rotina

A nossa segunda etapa é sobre ter e manter uma rotina funcionando. Muitas vezes, queremos muito, mas pouco fazemos para que tudo aquilo seja possível.

Então, pensando em conseguir executar todas as suas tarefas, é necessário montar, estrategicamente, uma rotina para que você não deixe de cumprir o que foi estipulado.

Diante disso, pensando em como melhorar a sua concentração, listamos o passo a passo necessário para montar e manter um rotina em pleno funcionamento.

  1. Defina, de forma clara e pontual, os seus objetivos.
  2. Selecione quais são as atividades, ou disciplinas, que necessitam de maior atenção.
  3. Monte um quadro de horários com todas as atividades que você já realiza diariamente.
  4. Identifique quais são os horários que serão utilizados para execução das novas atividades de estudo.
  5. Preencha o seu quadro de horários indicando quais atividades serão realizadas em cada horário livre.
  6. Lembre-se de indicar os intervalos de descanso de uma atividade para outra.

Com esse passo a passo em funcionamento, você não ficará perdido(a) durante os dias tentando achar o que precisará ser feito, pois tudo já estará pré-determinado!

Tendo todo esse planejamento em mãos, basta você seguir o que está estipulado para garantir que tudo o que você precisa fazer seja feito com excelência e sem perder o foco durante o caminho.

Faça uma avaliação de seu desempenho para saber como melhorar a concentração

Uma dica de ouro que muitas pessoas ainda não sabem é que nem tudo que planejamos vai ficar para sempre dando certo.

É isso mesmo, pode ser que em algum momento você precise mudar a sua estratégia para montar uma nova rotina de estudos que de fato funcione.

Então, pensando em estar inserido(a) de forma consciente nesse processo, é necessário que você saiba avaliar o seu desempenho.

O que indicamos para ser feito é um levantamento do que foi alcançado de 15 em 15 dias. Observe, portanto, o que foi executado e, principalmente, o que deveria ter sido finalizado, mas não foi.

Caso você perceba que a forma como você esquematizou o seu plano de estudos não foi capaz de fazer com que determinadas tarefas fossem finalizadas, é necessário revisar o seu planejamento.

Isso sendo feito quinzenalmente, para você que ainda é um(a) novato(a), fará com que seja possível, de forma rápida e focada, resolver o problema identificado.

Dessa forma, ainda que você esteja enfrentando um momento de tensão, você não perderá a concentração, pois terá sido previamente pensado, inclusive a possibilidade de que algo poderia precisar de ajuste.

Assim, nada vai abalar o seu foco e você conseguirá dar sequência em sua rotina de estudos sem maiores problemas!

3. Cuide do seu corpo para manter a mente equilibrada

A última etapa do nosso passo a passo, infelizmente, é uma das partes mais ignoradas por quem está procurando formas de como melhorar a concentração.

Comumente, as pessoas vão atrás de técnicas e mais técnicas de estudos para manter o foco, mas deixam de lado os cuidados com corpo e mente. 

Dessa forma, alguns poucos dias são produtivos, mas logo tudo trava de novo, fazendo com que todo um processo seja perdido. 

Diante disso, procurando evitar que você seja mais uma vítima dessa loucura toda, saiba cuidar do seu corpo para manter a mente equilibrada e focada!

8 cuidados que melhorarão a sua concentração

  1. Faça pausas entre uma atividade e outra.
  2. Pratique exercícios físicos diariamente.
  3. Procure aderir alguma técnica de meditação ou relaxamento.
  4. Tenha momentos off, em que você não esteja fazendo nada relacionado às atividades de seu plano de estudos.
  5. Alimente-se bem.
  6. Beba bastante água.
  7. Mantenha contato com pessoas que querem o seu sucesso.
  8. Respeite as horas do sono, durma, em média, 8 horas por noite.

Seguindo essas 3 estratégias, você terá dominados as melhores formas de como melhorar a concentração para garantir ótimos resultados com a sua rotina de estudos!

E se você está se preparando para o algum processo seletivo, como vestibular ou concurso, confira também os materiais gratuitos que preparamos para te ajudar nos estudos em casa!

Baixe os materiais gratuitos do Projeto Redação e estude sem precisar sair de casa!

Mariana Pacheco

Mariana Pacheco

Letrista da UFG. Educadora por aí. Mestra das redações. Fã das minhas cachorras e de texto bão!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000