Blog Projeto Redação

Aprenda tudo sobre a estrutura da redação Enem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

No que diz respeito ao ingresso em uma faculdade, sabemos que um dos exame mais importantes é o Enem. Dessa forma, para garantir um bom desempenho, é necessário conhecer o funcionamento da prova, tanto em relação às questões objetivas, quanto à estrutura da redação Enem, que é uma das partes mais consideráveis desse processo.

Portanto, seu sucesso não depende apenas de acertar um bom número nas 180 questões objetivas, mas também da escrita de um bom texto, pois ela equivale a uma boa porcentagem da sua nota. 

Para te ajudar nessa tarefa, preparamos este artigo para explicar sobre a estrutura da redação Enem e mostrar como não é tão difícil tirar nota 1000. Bora lá? 

Garotas em um carro convidando outra pessoa para entrar.

Qual a estrutura da redação Enem? 

A primeira informação importante sobre a estrutura da redação Enem é relativa ao gênero que ela aborda, que é dissertativo-argumentativo. A partir dos padrões desse tipo de texto entendemos que o principal objetivo é defender um ponto de vista, por meio de argumentos consistentes. 

Outra questão importante a ser observada, é que os textos desse gênero são divididos em 3 partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Sabendo como há dificuldade em entender como funcionam essas três partes da estrutura da redação do Enem, preparamos uma explicação de cada uma delas.

Introdução

A introdução é o parágrafo de início do seu texto. Nele, você deve contextualizar o leitor sobre o que será abordado durante o processo de escrita.

Essa parte da estrutura da redação Enem deve conter em média 5 linhas e contém algumas características específicas: 

1. Chame a atenção para o que será discutido no texto

Como essa parte iniciará seu texto, você deve desenvolver a curiosidade do leitor. Portanto, no início do primeiro parágrafo você pode colocar frases de efeito, dados, citações ou acontecimentos históricos relacionados ao assunto. 

Assim, você irá deixar a primeira frase do seu texto atrativa, fazendo com que o leitor queira continuar a leitura. 

2. Relacione as informações

Na segunda parte do seu parágrafo, você deve contextualizar o que foi citado no seu tópico frasal e relacionar essas informações com o tema que será abordado no texto. 

Para fazer uma boa redação é imprescindível que você entenda que as citações feitas devem ter uma ligação com o tema e com o que está sendo dito, pois, ao contrário, isso será desconsiderado.

3. Crie uma tese

Agora chegamos à parte mais importante do seu primeiro parágrafo e da estrutura da redação Enem, a criação da tese. 

A tese é basicamente o ponto de vista que será defendido. Assim, você deve deixar claro para o corretor qual será seu posicionamento sobre o que será tratado. 

Desenvolvimento

O desenvolvimento é a parte da estrutura da redação Enem em que você apresenta seus argumentos. No desenvolvimento, você fará dois parágrafos ou três, usando em média sete linhas para cada um. 

Nessa categoria você deve defender sua tese, com argumentos consistentes, que devem ter comprovação, por meio de dados, citações ou questões socioculturais. Isso te ajudará a ter um bom desempenho na competência 2 do Enem

Também é importante lembrar do uso de conectivos, para que seu texto fique mais fluido e coeso. 

Conclusão

Para finalizar, temos a conclusão, que é uma parcela essencial da estrutura da redação Enem. Nela, você deve criar uma proposta de intervenção relacionada à temática abordada. Essa proposição deve conter em média 5 linhas e ter uma retomada da tese utilizada. 

Assim, você deve fazer uma conclusão do que foi tratado durante todo o texto. Utilizar mecanismos linguísticos de conclusão, por exemplo: portanto, dessa maneira, para concluir e por fim. Eles podem ajudar a conectar melhor essa parte com o resto da redação. 

Sua proposta de intervenção deve conter agentes, ação, desenvolvimento, meio e detalhamento. Para isso, você pode utilizar várias dicas, como os GOMIFES, que são uma forma de entender melhor sobre os tipos de agente. 
Agora que você já conhece melhor a estrutura da redação Enem, venha saber mais sobre como fazer uma boa redação no Enem e chegar cada dia mais perto da nota 1000.

QUER GARANTIR A NOTA 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM?

Utilize o cupom REDENEM e receba 15% DE DESCONTO nos planos do Projeto Redação!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000