Blog Projeto Redação

A importância da literacia familiar em debate no Brasil [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você já refletiu sobre a importância da leitura na vida das crianças? Quando cultivado desde cedo, o hábito de leitura proporciona muitos benefícios. Para discutir o assunto, trouxemos um exemplo de redação pronta sobre o tema “A importância da literacia familiar em debate no Brasil”.

Exemplo de redação sobre o tema: A importância da literacia familiar em debate no Brasil

No filme ´´ O menino que Descobriu o Vento´´, da plataforma de filmes ´´Netflix´´,é mostrada a história de uma criança que, após ler um livro sobre os conceitos de energia elétrica, conseguiu construir um moinho de vento para ajudar na plantação, o que salvou a vida de toda a comunidade local. [1] Nesse contexto, o filme mostra a grande repercussão que a leitura na infância tem na vida de uma criança, o que pode ser feito tanto pelos pais quanto pelos próprios pequenos. Desse modo, torna-se importante discutir as consequências de um aumento dessa literacia no Brasil, como o melhoramento da capacidade cognitiva das crianças e a facilitação do encontro de sua futura profissão.

Em primeiro lugar, é lícito postular que a leitura em idade infantil pode ajudar no aumento das capacidades cognitivas das crianças. Isso pode ser visto nas pesquisas feitas por Catherine Snow, professora da faculdade de Harvard [2], que mostram que a prática de ler para crianças acaba desenvolvendo [10] nos pequenos um grande aumento da capacidades de aprendizagem na escola, uma vez que, mesmo antes da criança entrar no período escolar, ela já terá uma grande curiosidade para aprender a ler novos livros. Esses estudos também mostram que não é preciso somente ler livros escritos, posto que histórias compostas por imagens ou animações também já ajudam. Dessa maneira, fica claro que a leitura tem uma grande influência no melhoramento da aprendizagem das crianças. [13]

Ademais [6], a literacia familiar também maximiza a capacidade da criança de encontrar sua futura profissão, uma vez que ela pode aprender sobre os conceitos das diversas profissões existentes e encontrar a que mais a agrada. Para exemplificar, dados divulgados pelo site ´´Brasilescola´´ [3] mostram que pessoas que tiveram desde pequenos a prática da leitura têm uma maior facilidade em encontrar sua vocação, já que possuem mais conhecimento sobre seus próprios gostos e matérias que têm mais facilidade. Com isso, é possível afirmar que a leitura na infância ajuda as crianças a descobrir seus gostos pessoais e encontrar a profissão que elas possuem mais apreço. [4] [11] [12]

Por conseguinte, pode-se perceber que a prática da literacia familiar causa grandes transformações nas capacidades das crianças. Portanto [5], é dever do Ministério da Educação [7] aprimorar os projetos que estimulam tal prática [8], como o plano ´´ Conta Pra Mim´´, um programa que busca aumentar o exercício de leitura feito pelos pais para seus filhos. Para tanto, o Ministério deve ampliar o financiamento nesse projeto, por meio de uma parceria com empresas privadas, de modo que seja possível que todas as famílias do país tenham acesso a uma plataforma que possa disponibilizar diversos livros virtuais, vídeos que ensinem os pais a melhor forma de leitura, animações ou até mesmo livros físicos. Dessa forma, muitas crianças brasileiras podem passar por uma situação benéfica igual a do filme. [9]

Baixe gratuitamente a folha de redação guiada do Projeto Redação e entenda tudo o que o seu texto precisa ter para receber a nota 1000

Comentários sobre a redação

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta

[10] Para deixar seu texto mais sofisticado, evite utilizar os verbos no gerúndio.

[13] Você tem uma boa escrita. Suas ideias são claras.

Competência II – Compreender a Proposta

[1] Boa contextualização.

[4] Ótimo. Você compreendeu o tema da redação.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos

[2] Esta informação deu credibilidade ao seu texto.

[3] Muito bem! Este dado deu credibilidade ao seu argumento.

[11] Seu texto pode ficar ainda melhor. Veja que dica ma-ra-vi-lho-sa! Argumentos com referências históricas sobre o tema em questão valorizará ainda mais sua argumentação.

[12] Você compreendeu a proposta da redação. Portanto, tenho certeza que você pode potencializar ainda mais seus argumentos para defender seu ponto de vista. Tenha atenção às ideias que você escolheu e procure se lembrar de exemplos que se relacionem com elas. Podem ser fatos históricos, comportamentos da natureza, citações de Filosofia e Sociologia, publicidades e outros acontecimentos de acesso público.

Competência IV – Conhecer mecanismos linguísticos para a construção do texto

[5] Bom uso de conectivo coesivo para iniciar a conclusão.

[6] Bom uso de conectivo coesivo para iniciar a conclusão.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema abordado

[7] Muito bem. Seu agente da proposta de intervenção está claro.

[8] Ótimo. Sua ação está clara.

[9] Parabéns pela elaboração da proposta de intervenção.

Comentário Final

Parabéns pelo texto viu! Você se saiu muito bem. Não esqueça de ler sempre para adquirir novas informações. Siga em frente com suas produções textuais, pois você tem muito potencial. Continue assim, e garantirá boas avaliações em suas redações. Dica: Veja as observações para que possa deixar seu texto ainda melhor. Até a próxima.

Nota: 960

Quer escrever sobre o tema “A importância da literacia familiar em debate no Brasil” e recebder feedbacks completos sobre o seu texto? Então confira os planos do Projeto Redação e escolha o melhor para você!

QUER GARANTIR A NOTA 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM?

Utilize o cupom REDENEM e receba 15% DE DESCONTO nos planos do Projeto Redação!

Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino. Gosta de fazer tudo ouvindo música.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000