Blog Projeto Redação

6 estratégias argumentativas para usar na redação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Quem está se preparando para o Enem ou outros vestibulares, já deve saber que o principal gênero textual cobrado por essas provas é o dissertativo-argumentativo, certo? Então, pensando nesse tipo de texto, é muito importante focar nas estratégias argumentativas para mandar bem na prova.

Já é comprovado que tirar uma nota boa na redação do Enem, por exemplo, te ajuda a melhorar muito a sua  média final nesse Exame. Por isso, entender o gênero cobrado e suas características é fundamental para se dar bem na produção escrita. 

O texto dissertativo-argumentativo consiste na defesa de uma tese por meio de argumentos e explicações. Ou seja, suas características básicas são a apresentação do ponto de vista, a discussão dos argumentos e a análise crítica do assunto abordado. 

Bom, assim fica evidente a importância de entender o que são as estratégias argumentativas e como utilizá-las na redação, não é mesmo? Por isso, confira a seguir algumas estratégias que você pode usar na sua redação!

Estratégias argumentativas - Gif do Bob Esponja escrevendo um texto e falando yeah, yeah, yeah

O que são estratégias argumentativas?

Para começar, os argumentos são ideias lógicas, relacionadas entre si, com o objetivo de esclarecer determinada situação ou dúvida. Já as estratégias argumentativas são as maneiras como você organizará e apresentará os seus argumentos para chegar a uma conclusão.

No Enem, por exemplo, essas estratégias são utilizadas com o intuito de convencer o leitor de que a sua tese é a mais adequada. Além de provarem o seu ponto de vista, são uma forma de mostrar para o corretor que você possui um vasto repertório sociocultural e sabe relacionar ele bem na defesa da sua tese. 

Quais são as estratégias argumentativas? 

Agora que você já sabe o que é, é muito importante entender que as estratégias argumentativas te ajudam a organizar e apresentar os seus argumentos para o leitor. Por isso, você pode usar as seguintes estratégias na redação:

1. Comprovação

Para que o leitor acredite naquilo que você está argumentando, é preciso que haja comprovação, certo? Então, essa estratégia argumentativa se dá pela apresentação de dados estatísticos, pesquisas e estudos que servem como provas concretas. Ou seja, esses recursos são apresentados para comprovar aquilo que está sendo discutido e defendido por você.

2. Exemplificação

Quando falamos em usar exemplificação como uma estratégia argumentativa, não estamos nos referindo ao caso que aconteceu com o seu tio ontem, certo? Mas é possível usar exemplos noticiados e muito conhecidos para comprovar o seu argumento e mostrar para o leitor, na prática, que você está dizendo algo válido.

3. Citação

Outra estratégia argumentativa é citar pessoas consagradas ou especialistas que pensam de forma parecida com você e tem autoridade para falar sobre aquele assunto. Dessa forma, você pode utilizar exatamente o que ela disse, usando aspas, ou, se não lembrar tudo ao “pé da letra”, fazer referência à essa pessoa relacionando as ideias dela com as suas. 

4. Causa e Consequência

Essa é uma estratégia argumentativa muito utilizada e consiste na apresentação de fatos que são causa, ou seja, aquilo que motiva, e de fatos que são consequência, aquilo que é ocasionado. As consequências podem ser positivas ou negativas, tudo vai depender do seu projeto de texto e qual tese você está defendendo.

5. Contraste

Já nesse caso, a estratégia argumentativa pode ser construída a partir da oposição entre dois lados de um mesmo fato. Nessa construção, normalmente, se apresenta o lado positivo e o lado negativo, fazendo uma comparação entre eles. Com esse recurso, você mostra que conhece bem o assunto e reconhece aquilo que gera.

6. Alusão histórica

Por fim, outra estratégia argumentativa muito boa para comprovar os seus argumentos é a alusão histórica. Através dela, você aborda fatos históricos muito conhecidos e pode também mostrar a consequência desses acontecimentos para o assunto abordado. 

Além dessas, existem outras estratégias argumentativas que você pode utilizar. Mas, independente de qual escolher, o importante é organizar bem os seus argumentos e mostrar o seu senso crítico para o corretor. 

Para isso, é necessário que você pratique com frequência a sua redação e chegue confiante no dia da prova! Então, escreva o seu texto e envie para a correção do Projeto Redação. É só clicar aqui para conferir os planos e se preparar.

QUER GARANTIR A NOTA 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM?

Utilize o cupom REDENEM e receba 15% DE DESCONTO nos planos do Projeto Redação!

Ana Massêo

Ana Massêo

Formada em Letras pela UFMG e apaixonada por livros, filmes, séries e músicas.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000