Blog Projeto Redação

Saiba o que é redação discursiva para concurso e garanta a sua aprovação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você sabe o que é redação discursiva para concurso? Infelizmente, muitos(as) candidatos não sabem o que é nem como fazer uma boa redação no dia da prova e acabam não garantindo melhores resultados no exame desejado.

Diante disso, pensando em te preparar com excelência para ocupar o cargo dos seus sonhos, neste artigo, separamos tudo o que você precisa saber para garantir um texto nota máxima!

1. Conheça a estrutura da redação discursiva para concurso

O primeiro passo para alcançar uma boa nota na prova é conhecer a estrutura da redação discursiva para concurso. Só assim será possível dominar cada parte que constitui esse tipo de texto para, então, executar com excelência a produção textual.

Antes de conhecermos a estrutura, devemos saber o que é uma redação discursiva para concurso. Esse tipo textual é o que chamamos de texto dissertativo-argumentativo.

Para produção dele, devemos ter em mente que nosso papel como autores(as) é de apresentar e defender um ponto de vista sobre o tema que será proposto pela banca avaliadora. 

Não há uma fórmula que possa ser aplicada a todas as produções textuais, mas você deve, sempre, ter estratégias para apresentar e fundamentar a sua opinião de maneira organizada e coerente.

Por isso, vamos explicar o que deve ser feito em cada parte da redação discursiva para concurso para que você possa dominar esse tipo de texto e garantir uma excelente nota independente do tema que for cobrado no dia da prova. 

Introdução da redação discursiva

É a parte que você se dedicará para apresentar o tema proposto e o seu ponto de vista. 

Em média, serão 5 linhas para o parágrafo introdutório, em que de 3 a 4 linhas serão destinadas à contextualização temática, com exemplos ou referências históricas, por exemplo. 

As outras linhas restantes serão reservadas para apresentação, de forma clara e objetiva, de sua opinião sobre o que foi proposto pela banca. 

Desenvolvimento da redação discursiva

É a parte que será utilizada para desenvolver os argumentos necessários para que o seu ponto de vista seja defendido.

Normalmente, você produzirá de 2 a 3 parágrafos de desenvolvimento para sustentação de sua opinião.

Neles, você deve trabalhar com o desenvolvimento de ideias que estejam diretamente ligadas ao seu ponto de vista para garantir que a sua redação tenha um projeto de texto bem definido

Nossa indicação para construção dos seus argumentos é que você traga conhecimentos específicos que você tem sobre o tema: fatos históricos que estejam relacionados ou obras que discutam o problema em questão são bons exemplos.

Ah, e claro, não se esqueça de fazer um bom uso crítico do que foi apresentado nos textos motivadores da coletânea da prova de redação.

Conclusão

É a parte em que você fará a retomada do seu ponto de vista para chegar à reflexão crítica final de seu texto.

Aqui é muito importante ter em mente que você não deve apenas repetir o que foi falado anteriormente, mas sim retomar os pontos críticos principais para que você chegue à crítica final.

Uma das nossas dicas de ouro para uma boa conclusão é trabalhar com sinônimos das palavras-chave do seu ponto de vista apresentado na introdução, fazendo uma seleção lexical bem apurada a fim de garantir uma retomada crítica.

2. Atenção para modalidade padrão da língua portuguesa

Agora que já sabemos o que é redação discursiva para concurso e como devemos estruturá-la, vamos a mais um critério bem importante para garantia de uma nota máxima.

Ainda que seja o terror de muitos(as) candidatos(as), acreditamos que com bastante estratégia e prática você pode dominar a modalidade padrão da língua portuguesa.

Então, pensando em te preparar para não cometer desvios gramaticais bobos no dia da prova, vamos dar algumas dicas do que fazer durante os treinos de redação para você se preparar com excelência:

  1. Faça redações semanais;
  2. Leia bastante (artigos de opinião, editoriais, livros, blogs, notícias e reportagens de jornais e revistas);
  3. Identifique quais desvios recorrentes que o seu corretor está marcando em suas redações;
  4. Estude pontualmente um desvio por semana;
  5. Separe de 2 a 3 minutos para revisar o seu texto para antecipar e sanar possíveis desvios gramaticais.

Aspectos importantes sobre a modalidade padrão da língua portuguesa

Já que o nosso papel aqui é te ajudar a ser cada vez melhor, pensamos em destacar os principais aspectos que você deve dominar para garantir uma escrita excelente:

  1. Uso adequado da vírgula;
  2. Concordância nominal
  3. Concordância verbal;
  4. Acentuação;
  5. Grafia correta de palavras.

3. Mantenha-se informado(a)

Nas duas etapas anteriores do nosso passo a passo, fizemos referência a manter-se informado para que fosse possível a execução de uma redação discursiva nota máxima.

Além da leitura te proporcionar um vocabulário melhor, mais rico, ela também fará com que você tenha uma capacidade crítica mais bem aguçada.

Isto, por consequência, será ótimo para quem quer ter a certeza de que sempre conseguirá produzir um bom texto na prova de redação.

E isso vai acontecer independente do tema que aparecer.

Como já falamos muito por aqui, não existe fórmula mágica para produzir uma boa redação. O que existe é saber estrategicamente como executar cada parte do texto e, claro, saber sempre um pouco mais sobre o tema proposto.

Portanto, mantenha-se sempre muito bem informado(a) sobre atualidades e sobre os assuntos específicos da área do seu concurso público

4. Treine semanalmente a redação discursiva para concurso

Sabendo o que é redação discursiva para concurso, como executar cada parte da estrutura, o que é necessário para evitar desvios gramaticais bobos e a importância de manter-se informado(a), agora é hora de treinar.

Infelizmente, muitos(as) concurseiros(as) acreditam que não é necessário dedicação aos estudos de redação, e acabam elaborando um plano de estudos que não contempla essa disciplina.

Entretanto, isso é um super erro que sairá muito caro na conta da aprovação. Se você ainda não sabe, as provas de redação podem definir os resultados de uma prova. É bem comum que nos melhores processos seletivos, as provas de redação discursiva tenham um peso significativo.

Então, se você realmente quer ser aprovado(a) o mais rápido possível, não deixe de treinar semanalmente a redação discursiva para concurso público. E para te ajudar nessa etapa, o Projeto Redação oferece correções de redação com feedbacks completos, monitoria ilimitada e gráficos de desempenho.

Agora que você já sabe o que é redação discursiva para concurso, não perca mais tempo! Escolha o melhor plano para você e comece a treinar com nossos corretores especialistas em redação.

Quer melhorar a sua produção textual para concursos?

Utilize o cupom CONCURSEIRO e receba 15% de desconto nos planos do Projeto Redação!

Mariana Pacheco

Mariana Pacheco

Letrista da UFG. Educadora por aí. Mestra das redações. Fã das minhas cachorras e de texto bão!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000