Blog Projeto Redação

Entenda melhor como funciona o Fies

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação, instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que concede financiamento para estudantes que pretendem ingressar em cursos em instituições de ensino superiores não gratuitas que possuem avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.  Então, entender como funciona o Fies pode te ajudar a ingressar em uma universidade .

Então, como sabemos que existem várias dúvidas sobre como funciona o Fies, vamos te ajudar, com este artigo, a solucioná-las.

Quais os benefícios? 

Apesar de ser um financiamento, é muito importante entender como funciona o Fies, pois ele traz diferentes benefícios aos beneficiados. Um exemplo disso é a taxa de juros, que é proporcional ao nível socioeconômico de cada candidato. Sendo assim, como a taxação é feita por modalidades, participantes com renda familiar mais baixa podem ter juros zero. 

Quem pode ter acesso ao programa

Saber quem pode participar do programa é uma das maiores dúvidas sobre como funciona o Fies que os estudantes possuem. Então, bora entender melhor sobre o público a quem esse fundo está disponível? 

Sobre as inscrições no processo seletivo do Fies, podem participar aqueles estudantes que:

  • Possuem renda familiar mensal de no máximo três salários mínimos;
  • Possuem nota igual ou maior a 450 pontos no ENEM e não zeraram a redação de qualquer edição do exame após 2010.

Além disso, o curso almejado pelo estudante deve possuir nota maior que 3 na avaliação do MEC – Ministério da Educação – e ser da modalidade presencial. 

Em relação à quem não pode participar do Fies, têm-se os seguintes requisitos: 

  • Estudantes beneficiados pelo Prouni;
  • Indivíduos que já foram beneficiados pelo Fies anteriormente;
  • Alunos com matrícula trancada.

Inscrição

Mais uma questão comum sobre como funciona o Fies está ligada à inscrição. Então confira como funciona esse processo, que é um pouco mais elaborado que outros programas, como o Sisu

1º Passo: Inscrição no SisFies

Em primeiro lugar, para efetuar a inscrição deve-se acessar o SisFIES e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de CPF, sua data de nascimento e um endereço de e-mail válido. Depois disso, deve-se cadastrar uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o sistema. Após essas etapas, o estudante receberá uma mensagem no e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir disso, o estudante deve acessar o SisFIES para fazer sua inscrição, com seus dados pessoais, do seu curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.

2º Passo: Validação das informações

Após concluir a inscrição, deve ser feita a validação das informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em, no máximo, 10 dias, contados a partir do dia posterior à conclusão da sua inscrição.

3º Passo: Contratação do financiamento

Em terceiro lugar, depois da validação das informações e de adquirir o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), o estudante deverá comparecer ao Agente Financeiro do FIES em até 10 dias, a partir do terceiro dia útil após a data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

A contratação do financiamento deverá ocorrer em agência bancária do Agente Financeiro credenciado pelo FIES. Sobre isso, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são os atuais Agentes Financeiros do Programa.

Documentação necessária

Mais uma dúvida recorrente sobre como funciona o Fies é sobre a documentação necessária para comprovação de dados. De acordo com Fundo Nacional de Desenvolvimento na Educação, são necessárias os seguintes documentos: 

Documentos do aluno:

  • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do Fies (CPSA);
  • Termo de concessão ou de atualização do usufruto de bolsa parcial do ProUni, quando for o caso;
  • Documento de identificação;
  • CPF próprio e, se menor de 18 anos de idade não emancipado, CPF do seu representante legal;
  • Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • Comprovante de residência.

Documentos do fiador (no caso da opção por fiança convencional ou fiança solidária):

  • Documento de identificação;
  • CPF;
  • Certidão de casamento;
  • CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de rendimentos, salvo no caso de fiança solidária.

 Além disso, o estudante deve conferir outras documentações que podem ser solicitadas. 

Cronograma

Sobre o cronograma, que também é muito importante na hora de pensar em como funciona o Fies, é disponibilizado em todas as edições do programa no portal do Fies. Sobre essas datas, elas acontecem duas vezes no ano, no início e no meio, e são divulgadas pelos portais oficiais do Governo. 

Esse foi nosso artigo sobre como funciona o Fies. Quer saber mais sobre como ingressar na faculdade? Leia nosso artigo sobre o que fazer com a nota do Enem e conheça todas as possibilidades.  

Confira o relatório de assuntos mais cobrados no Enem e entenda quais conteúdos você precisa estudar para garantir a sua vaga na universidade!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000