Blog Projeto Redação

Conheça os tipos de conclusão para usar na hora de escrever sua redação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você sabe quais são os tipos de conclusão possíveis que podem ser utilizados nas redações do ENEM, vestibulares e concursos? Essa é uma parte do texto que deve estar relacionada a todas as ideias que foram trabalhadas no seu início e desenvolvimento.

Assim, é bom que ela já seja planejada desde o começo, para que não falte coerência na sua produção.

Neste artigo, vamos falar sobre a conclusão de uma redação, quais são as suas características e os seus tipos. Bora conferir!

O que é a conclusão 

Uma boa redação precisa possuir de quatro a cinco parágrafos, certo? Um deve ser destinado para a introdução, dois ou três para o desenvolvimento e um para concluir seus argumentos. E essa última parte não pode ser desprezada ou feita de qualquer jeito, necessitando de uma atenção especial!

Sendo assim, ao fazer a conclusão do texto dissertativo-argumentativo, você precisa apresentar o resumo dos argumentos trabalhados e também uma solução para o problema em questão. Isso é o que chamamos de síntese e de proposta de intervenção.

A conclusão fecha a linha de raciocínio desenvolvida ao longo do texto dissertativo-argumentativo. É fundamental, portanto, que o seu posicionamento fique bem claro ao final da redação e que evite frases redundantes ou imprecisas.

Veja a seguir, alguns tipos de conclusão para que você possa escrever melhor suas produções textuais! 

Tipos de conclusão

Basicamente, existem três tipos de conclusão, ou seja, três formas de fazer uma conclusão de redação. Essas técnicas podem ser usadas separadas ou juntas e vão facilitar a transmissão das suas ideias. 

Vamos falar cada uma delas com mais detalhes:

1. Dedução

Um dos tipos de conclusão é a que é feita por dedução. A dedução é uma decorrência de todo o raciocínio desenvolvido ao longo da redação. Essa forma de encerrar um texto, em geral, utiliza conjunções conclusivas, como, por exemplo: 

  • assim;
  • de modo que; 
  • em vista disso;
  • então; 
  • logo; 
  • pois;
  • por conseguinte; 
  • por isso; 
  • portanto, entre outras.  

Vale lembrar que, no caso da conjunção “portanto”, nos tipos de conclusão com um sentido amplo, ou seja, aquelas que funcionam apenas como desfecho do texto, a sua utilização não é recomendada. Isso porque a relação entre o parágrafo final do texto com os anteriores é apenas de acréscimo, e não uma decorrência de tudo o que foi escrito anteriormente.

2. Intervenção/solução

Outro exemplo dentre os tipos de conclusão é a intervenção. Essa técnica é obrigatória na redação do ENEM. Ela consiste em elaborar uma sugestão para solucionar o problema posto em debate na proposta de redação

Vale destacar que não é obrigatório propor uma solução “milagrosa” para determinada situação em pouco mais de cinco linhas. Porém, devem estar presentes quatro elementos que servem como um guia.

Dessa forma, tente responder às seguintes perguntas para fazer uma excelente conclusão por intervenção/solução:

  • o que é necessário para resolver o problema? (explicação e ação);
  • quem deve resolver o problema? (agente social);
  • como o problema deve ser resolvido? (meio ou modo);
  • o que será conquistado com o fim do problema? (finalidade).

Além disso, procure explicar e detalhar bem a sua proposta. E lembre-se, esse tipo de conclusão serve apenas para as redações onde um problema foi debatido, ok? 

3. Síntese 

A última técnica dentre os tipos de conclusão é a síntese. Ela consiste em sintetizar as ideias que foram abordadas ao longo da dissertação, confirmando a tese que normalmente aparece na introdução do texto. O objetivo da conclusão é reafirmar a tese feita e fechar o ciclo de forma coerente. 

Ela nada mais é do que o resumo do seu texto. Assim, quando a pessoa ler sua conclusão vai se lembrar de todo o texto. Além disso, uma boa conclusão é memorizável, no sentido de que a pessoa memoriza o seu conteúdo e consegue se recordar de todo o restante. 

Assim, você deve retomar a tese que apresentou na introdução e desenvolveu nos parágrafos de argumentação. Portanto, a função da conclusão de síntese na redação é relembrar o conteúdo, o ponto de vista tratado e convencer melhor o leitor.

Que tal fazer um minicurso de redação gratuito com videoaulas, material didático teórico e exercícios?

Matricule-se na oficina do Projeto Redação e rumo à #nota1000

Dicas para fazer uma ótima conclusão de redação

Para conquistar uma boa nota na sua conclusão é bom seguir algumas dicas importantes. São elas:

1. Use algum conectivo

O parágrafo de conclusão deve começar com um conectivo, assim como todos os parágrafos do texto.

Portanto, não deixe de usar alguma das palavras listadas anteriormente, afinal, elas já são, por natureza, conjunções conclusivas, também chamadas de conectivos conclusivos. Reveja a lista desses conectivos no tipo de conclusão por dedução para que você memorize eles melhor.

2. Retome o objetivo

O objetivo do seu texto também deve estar presente na conclusão, assim como nos parágrafos anteriores. Então, após o conectivo, retome as ideias centrais de cada parágrafo. 

Portanto, você deve relembrar o objetivo do seu primeiro parágrafo de desenvolvimento e depois o objetivo do segundo. Caso você tenha escrito três parágrafos de desenvolvimento, não deixe de retomar o argumento do terceiro.

3. Faça uma proposta de intervenção

O próprio ENEM exige que você faça uma proposta de intervenção e a avalia no valor de 200 pontos.

Já falamos sobre esse aspecto em um dos tipos de conclusão, mas vale relembrar que suas medidas não precisam resolver o problema, basta amenizá-lo e respeitar os direitos humanos.

4. Seja breve 

Uma conclusão não deve ser muito longa. Isso porque a parte de argumentar e apresentar dados já foi realizada. Então, foque nas sugestões que serão oferecidas ao leitor de forma clara e objetiva. 

Lembre-se que geralmente a conclusão é feita em 5 linhas, ou seja, em um único parágrafo.

5. Treine suas redações 

Não basta só aprender os tipos de conclusão para mandar bem na redação. De forma geral, é preciso saber como atingir os critérios que são avaliados nessa prova. 

Portanto, procure treinar a sua escrita utilizando plataformas de correção online. Elas possuem ótimos benefícios, como diversos temas disponíveis para escrever, corretores especialistas, correções por competência e bem detalhadas para você identificar seus pontos fortes e fracos, para que você melhore cada vez mais a sua redação! 

Agora que você já sabe os tipos de conclusão, que tal conhecer os nossos planos de correção de redação? 

QUER GARANTIR A NOTA 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM?

Utilize o cupom REDENEM e receba 15% DE DESCONTO nos planos do Projeto Redação!

Sabrina Andrade

Sabrina Andrade

Tecnóloga em Marketing e graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apreciadora de crônicas e livros infantis. Acredita que a educação possibilita um futuro melhor.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000