Blog Projeto Redação

Como acessar seu local de prova e quais são as mudanças para o Enem 2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Como você já deve saber, o local de prova Enem 2020 foi divulgado no dia 05 de janeiro de 2021, devido às mudanças presentes nesta edição, por causa da pandemia do Covid-19. 

Então, se você quer saber como acessar todas essas informações, quais as mudanças e como se preparar para a prova, leia este artigo até o final. 

Cartão de confirmação de inscrição

Para começar, a divulgação do local de prova Enem é feita por meio do cartão de confirmação de inscrição, que está disponível na página do participante, no site do Inep.

A partir disso, para acessar essas informações você deve fazer login na sua conta, por meio do número do seu CPF e da senha, que foram cadastrados no momento da inscrição no exame. 

Outras informações presentes no cartão de confirmação são: 

  • Data e hora da aplicação da sua prova;
  • modalidade em que você está inscrito: impressa ou digital;
  • opção de língua estrangeira escolhida: inglês ou espanhol;
  • número de inscrição;
  • solicitação de atendimento especializado.

Datas das provas

Mais uma informação importante sobre a aplicação deste ano, além do local de prova Enem, é a mudança nas datas do exame. Isso ocorreu por meio de uma medida de segurança em função da pandemia do Covid-19. 

Portanto, as novas datas serão: 17 e 24 de janeiro de 2021, para a versão impressa, e 31 e 7 de fevereiro de 2021, para a versão digital.

Medidas de segurança

Em relação às medidas de segurança contra a Covid-19, os editais retificados do exame propõe algumas mudanças para os participantes, como: 

  • Os participantes diagnosticados com doenças infectocontagiosas podem pedir reaplicação do exame, que será feito no dia 23 e 24 de fevereiro de 2021. 
  • O uso de máscara é obrigatório durante todo o período da prova, sendo que a máscara deve cobrir nariz e boca.
  • A entrada no local de prova Enem deve ser feita apenas no horário previsto em edital e os participantes só poderão entrar com uso de máscara.
  • Os participantes, aplicadores e fiscais devem respeitar as medidas de segurança e o distanciamento social.
  • A higienização das mãos, por meio de álcool em gel, trazido pelo estudante ou fornecido pelos aplicadores, é obrigatória.

Mas calma, você pode ficar tranquilo quanto aos seus lanchinhos e água, pois será permitida a retirada da máscara para alimentação. 

Uma ótima dica para você que não tem costume de utilizar a máscara por muito tempo, é começar a fazer exercícios e treinar redação utilizando-a. Assim, você se adaptará a períodos mais longos com ela e isso não te prejudicará na hora da prova. 

Pratique com 848 exercícios de interpretação de texto para mandar bem nos vestibulares e concursos!

Documentos

Outra questão que você deve ficar atento é a documentação. Ao chegar no local de prova Enem, o participante precisa apresentar um documento de identificação com foto. No entanto, diferente dos outros anos, algumas documentações não são mais permitidas, como: 

  • Carteira de Trabalho;
  • Certificado de Reservista;
  • Certificado de Dispensa e Incorporação.

Mais uma coisa, não se esqueça de levar canetas pretas fabricadas em material transparente, ok? Não são permitidos lápis, borracha e outras colorações de caneta. 

Resultado

Por fim, os resultados do Enem 2020 serão divulgados dia 29 de março de 2021 e, logo após, teremos acesso às datas do Sisu – Sistema de Seleção Unificada.

Todas essas informações são divulgadas em portais oficiais, por meio do cronograma do Enem. 

Gostou do artigo sobre o local de prova Enem? Fique de olho em nossas publicações para ter mais informações sobre o exame. Enquanto isso, que tal conferir mais um pouquinho sobre como estudar para o Enem?  

Confira o relatório de assuntos mais cobrados no Enem e entenda quais conteúdos você precisa estudar para garantir a sua vaga na universidade!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000