Blog Projeto Redação

Confira as datas e informações relativas ao cronograma Sisu

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a principal forma de ingresso em universidades e instituições públicas e é um processo seletivo que utiliza integralmente a nota do Enem. Por isso, se você prestou o Exame Nacional do Ensino Médio na edição de 2020, fique ligado no cronograma Sisu 2021. 

A partir dessas datas você vai entender como funciona o processo e não perderá a oportunidade de entrar no curso que deseja. Então bora conferir? 

Datas importantes

No que diz respeito às datas do cronograma temos as seguintes informações, que foram divulgadas no cronograma Sisu:

Período de inscrições6 a 9 de abril 
Resultado da chamada regular13 de abril
Prazo para participar da lista de espera13 a 19 de abril 
Matrícula da chamada regular14 a 19 de abril 
Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituiçõesA partir de 23 de abril

Como funciona a inscrição Sisu

A primeira coisa que está presente no cronograma Sisu é a inscrição

Sobre essa parte do processos seletivo, que é a que você deve estar bem atento, podem participar aqueles candidatos que preencham dois requisitos:

1. Ter feito a última edição do Enem;

2. Não ter zerado a redação.

Além disso, a inscrição é feita pelo site do programa, totalmente online e gratuita. Para fazê-la você deve informar seu número de registro no Enem e a senha de acesso no site do Exame.

Depois disso, o próximo passo é escolher suas 1ª e 2ª opções de curso e se vai utilizar o sistema de ampla concorrência ou de cotas.   

Após a inscrição e a escolha das opções, o candidato pode alterar as opções escolhidas, pois durante os dias em que as inscrições estiverem abertas é dada essa opção. Dessa forma, serão consideradas aquelas opções que você colocou por último.

Resultado da chamada regular

Depois da finalização da inscrição, o resultado da chamada regular, que está previsto para o dia 13 de abril no cronograma Sisu, pode ser conferido no boletim do candidato, na página do programa.

Uma informação muito importante é que os candidatos aprovados na chamada regular não poderão participar da lista de espera. Dessa forma, se eles não demonstrarem interesse em ocupar a vaga nesse primeiro momento, perderão a oportunidade de fazê-lo depois.

Lista de espera

Mais uma dúvida muito comum sobre o cronograma Sisu é sobre a participação na lista de espera. 

Nela, apenas os candidatos não selecionados na chamada regular, em nenhuma das suas duas opções de curso, podem participar. Dessa maneira, esses candidatos têm o direito de manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso escolhida em sua inscrição no Sisu e concorrer às vagas remanescentes. 

Matrícula

Diferente dos outros processos, na matrícula o candidato deve verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, como será todo o processo, se presencial ou online, em quais datas e horários e quais documentos necessários. Como você deve ter percebido, esse período está previsto no cronograma Sisu. 

Estudantes selecionados na lista de espera

Após o período de matrícula regular, previsto no cronograma Sisu, há a convocação daqueles que foram selecionados pela lista de espera. Esse resultado também é de responsabilidade das instituições, então fique de olho nos prazos. 

Mais uma questão importante é certificar-se de que sua manifestação foi realizada. Assim que você finalizar a manifestação, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação, então confira! 

Dessa forma, assim como o resultado, a matrícula para os estudantes selecionados pela lista de espera é organizada pelas instituições de ensino.
Bom, essas são as principais informações sobre o cronograma Sisu! Que tal saber agora sobre faculdades que aceitam a nota do Enem e ficar mais perto da graduação dos seus sonhos? Até mais!

Baixe os materiais gratuitos do Projeto Redação e estude sem precisar sair de casa!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000