Confira 6 dicas de como estudar para concurso público em pouco tempo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você que nos acompanha por aqui já sabe que sempre estamos batendo na tecla de que estudar para concurso exige uma boa organização do tempo. Mas sabemos que, muitas vezes, aquele edital sai de última hora e é preciso saber como estudar para concurso público em pouco tempo.

Imprevistos acontecem, mas tendo estratégias para planejar os estudos, você conseguirá se preparar com excelência. Pensando nisso, neste artigo, reunimos 6 dicas infalíveis para garantir a sua aprovação.

1. Faça um roteiro para priorizar o que precisa ser estudado

Já que o tempo é curto, é necessário saber o que e como priorizar o que precisa ser estudado. Dito isso, vamos ao passo a passo do que precisa ser feito.

Primeiramente, você deve saber tudo sobre as datas e prazos que envolvem o concurso em questão. Isso você encontrará no edital publicado. Sabendo o tempo que você tem para estudar, é hora de montar o seu cronograma de estudos.

O primeiro passo para organizar o seu roteiro de estudos é listar quais são os horários livres que serão dedicados para a sua preparação. Não se esqueça de anotar todas as suas atividades diárias, só assim você terá um panorama real do que é possível executar em seu dia a dia.

Agora que você já sabe quais são os seus horários livres, vamos à seleção de matérias que precisam ser estudadas. Ao ler atentamente o edital, você saberá quais conteúdos são mais cobrados e se há assuntos específicos que serão exigidos. 

Além de saber o que deve ser estudado, vá listando quais são os conteúdos que você tem mais dificuldade e os que você tem mais facilidade. Dessa forma, quando você estiver montando seu cronograma, as matérias que merecem maior atenção já estarão em destaque.

Pronto! Tudo o que você precisa para preencher o seu roteiro de estudos já está em mãos. 

Você dedicará mais tempo às disciplinas de maior peso e que você têm maior dificuldade. Assim, será possível chegar na prova mais bem preparado(a) para garantir bons resultados.

Para os conteúdos de menor peso e que você tem mais facilidade, é necessário reservar tempo apenas para revisão. Já que estamos correndo contra o tempo, que saibamos executar a corrida em nosso favor, não é mesmo?

2. Estude e resolva provas anteriores

Uma forma que você tem de descobrir tudo sobre o concurso que você vai prestar é ler e analisar minuciosamente o edital, certo? Meio certo!

Além de ler o edital, é extremamente valioso conhecer, analisar e resolver provas anteriores. Dessa forma, você estará mais familiarizado(a) com o estilo das questões, poderá treinar melhor o seu tempo de resolução de prova e, ainda mais importante, você estará estudando e revisando os conteúdos mais cobrados.

Infelizmente, muitos concurseiros que estão se preparando de última hora deixam de lado esse passo tão valioso. Mas temos mais um estímulo para você resolver as provas passadas.

Inúmeros são os materiais que você pode encontrar com as resoluções das questões comentadas. É isso mesmo! Além de saber qual a resposta correta, você também poderá tirar alguma dúvida que tenha ficado em relação ao conteúdo da questão.

Acho que agora já deu para perceber que a nossa dica é mais do que valiosa, ela é infalível!

3. Tenha o tempo como seu aliado e saiba como estudar para passar em concurso público em pouco tempo

Já que estamos falando sobre o tempo, aliás, sobre o pouco tempo que você tem para estudar, vamos às dicas de como tê-lo como seu aliado nesta jornada preparatória.

A primeira estratégia para fazer as pazes com o tempo curto é: siga o seu roteiro com bastante rigor. Por isso falamos anteriormente sobre anotar todas as suas atividades diárias. Isso porque é preciso ser realista nesta etapa.

Caso contrário, facilmente você vai se perder no dia a dia e todo o seu plano de estudos vai virar uma bola de neve. 

Portanto, siga os horários estipulados para cada matéria e jamais deixe de tirar seu tempo de descanso. Os momentos de lazer e atividade física serão ótimos estimulantes para manutenção de seu bem estar, físico e emocional. 

Em segundo lugar, devemos nos ajudar a ter o tempo como nosso aliado. E como é isso? Sabe aquele celular ligado na hora dos estudos? E aquela mesa de estudos no meio da sala de TV?

Pois é, tudo isso precisa mudar! Um ambiente tranquilo na hora dos estudos é fundamental para o seu rendimento. Saber como estudar para concurso público vai muito além dos estudos das disciplinas.

Tendo isso em vista, é hora de se preparar e se dedicar de verdade. Dessa forma, para garantir que o tempo, ainda que curto, seja o seu aliado, barre as distrações e escolha em ambiente de estudos tranquilo.

4. Faça resumos e revise-os 

Uma das melhores técnicas de estudos é fazer resumos. São vários os tipos: mapa mental, flash cards, fichamentos, entre outros. Independente da sua escolha, resumir o que foi estudado é extremamente produtivo para o processo de memorização.

Diante disso, se você está estudando e tem pouco tempo para se preparar, não estude sem fazer resumos. Resumir o que você está lendo fará com que você processe as informações, assim, consequentemente, você absorverá mais do conteúdo lido.

Além de fazer resumos, é fundamental revisá-los. Para quem nos acompanha por aqui, não é novidade que a revisão de conteúdo é uma das técnicas mais valiosas de estudos.

E agora não seria diferente. Embora você tenha pouco tempo para se preparar, a revisão não pode ficar de lado. Sendo assim, os seus resumos serão o seu material de revisão. 

Isso mesmo! Você revisará os seus resumos, uma vez que revisá-los fará com que você tenha noção do que foi compreendido e o que ainda precisa ser esclarecido.  Assim, você poderá avaliar o seu desempenho na hora dos estudos e, consequentemente, conseguirá sanar os problemas de forma mais assertiva.

Mas é claro que estamos falando sobre resumos muito bem feitos e organizados. Portanto, invista em técnicas que sejam mais produtivas para você. 

Escolhidos os melhores tipos, execute-os de forma excepcional para garantir que a revisão seja, de fato, funcional.

5. Mantenha a calma

Estudar muito e em pouco tempo. De fato, estar cara a cara com essa situação não é nada calmante. Porém, acreditamos que, com todas essas estratégias que vocês já acompanharam por aqui, além de saber como estudar em concurso público em pouco tempo, é possível manter a calma.

Além de ser possível, é necessário manter a tranquilidade para que o foco nos estudos não seja abalado. Mas como fazer isso? Como manter a calma e estudar para concurso público em pouco tempo?

Mantenha-se motivado(a) para saber como estudar para concurso público em pouco tempo

O primeiro passo você já deu ao ter separado horários para descanso, lazer e atividades físicas. Isso é mais do que comprovado de que é necessário para o bom funcionamento do corpo e, por consequência, da mente.

Então, além dos momentos de relaxamento, o que você deve fazer? Mantenha a sua motivação, e para que isso aconteça, é fundamental que você tenha os seus objetivos, de forma clara, sempre em mente.

É sempre bom lembrar o que te motivou a querer prestar esse concurso. É um caminho para sua realização profissional? Será a melhor forma para alcançar suas metas financeiras? Ocupar este cargo é o que te fará mais realizado(a)?

Tendo tudo isso em vista, quando você se sentir desmotivado(a), cansado(a), procure olhar e manter por perto as suas motivações!

6. Utilize plataformas online

Outra dica que pode ajudar muito quem está com pouco tempo para estudar é utilizar plataformas online. Já existem diversas opções que disponibilizam videoaulas, exercícios e, até mesmo, correções de redação.

Como a redação normalmente tem um peso grande na média final das provas, é muito importante se dedicar para produzir um texto com ótimos argumentos e sem erros de português.

Dessa forma, enviando a sua redação para plataformas de correção, você consegue visualizar melhor o que está errando, quais são os seus pontos fortes, além de treinar o seu repertório sobre diversos temas.

O Projeto Redação possui uma grade de correções específica para concursos públicos e, utilizando o cupom CONCURSEIRO você consegue 15% de desconto. Se você quer se preparar melhor para a sua aprovação, não deixe de conferir nossa página de planos!

Quer melhorar a sua produção textual para concursos?

Utilize o cupom CONCURSEIRO e receba 15% de desconto nos planos do Projeto Redação!

Mariana Pacheco

Mariana Pacheco

Letrista da UFG. Educadora por aí. Mestra das redações. Fã das minhas cachorras e de texto bão!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000