Blog Projeto Redação

Veja dicas de como fazer concurso público para conquistar sua nomeação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Querer seguir carreira pública é o desejo de muitas pessoas, mas nem todas sabem como fazer concurso público e isso acaba impedindo que o tão sonhado cargo público seja ocupado. Se você está querendo prestar um concurso pela primeira vez e está um pouco perdido(a), chegou a hora de trilhar um caminho rumo à sua aprovação!

Selecionamos o que você precisa saber para fazer um concurso, qualquer que seja a área escolhida. Neste artigo, você encontrará as melhores dicas sobre tudo que é essencial para quem quer seguir uma carreira pública de sucesso!

O nosso objetivo aqui é fazer com que você não caia no buraco dos erros de principiante. Sabemos e afirmamos que a vida de concurseiro(a) não é nada fácil, exige muita dedicação, muitas horas de estudo e algumas renúncias. 

Mas também afirmamos e defendemos que essa jornada não precisa ser desesperadora e exaustiva. E como fazer isso acontecer? Prepare-se para conhecer os desafios que você vai enfrentar e tirar de letra todo esse processo!

Saiba como escolher uma carreira

O primeiro passo para ter uma carreira pública de sucesso é escolher a área que você pretende seguir. Muitas vezes, fixamos que queremos seguir carreira pública, mas não analisamos bem o que queremos trilhar e aí as coisas podem começar a dar errado. 

Antes de você começar a se preparar para prestar um concurso, você precisa parar de perder tempo. Como assim? É muito comum termos alguns objetivos muito generalizados e isso atrapalha, e muito, a construção de uma carreira. Pensando nisso, é necessário que você tenha objetivos claros agora que você quer se preparar para as provas. 

Portanto, a primeira dica sobre como fazer concurso público é escolher a área desejada para conseguir ter mais foco na hora dos estudos. Você pode estar se perguntando como isso pode ser feito, então, vamos de dicas!  

Reconheça as motivações que te levaram a fazer concurso público

As motivações que nos movem a escolher determinada área são muitas. Você pode estar buscando segurança financeira ou pode ser que a realização profissional talvez seja alcançada apenas quando você ocupar aquele cargo em um determinado órgão público. 

Dito isso, o primeiro passo para escolher a área desejada é avaliar quais motivações estão envolvendo essa escolha. Fazendo isso, você não ficará perdendo tempo prestando concursos que em nada contribuirão para satisfazer o seu desejo em seguir carreira pública. 

Agora que a área de atuação já foi escolhida, você já está pronto(a) para fazer parte do universo dos concursos públicos. Tendo consciência da sua escolha desde o início do processo, com certeza você terá mais chances de ser aprovado(a), uma vez que o ponta pé inicial já foi dado com excelência e estratégia. 

“Isso é sorte de principiante”, eles dizem por aí. Aqui, nós defendemos que o cargo público dos sonhos será seu, porque, desde o início, você teve estratégia

Conheça quais são os desafios ao se preparar para as provas de concurso

Estudar para concurso exige muito de você. Nós não vamos negar e muito menos enganar vocês. Sim, o universo do concurso é desafiador, por isso, é extremamente valioso conhecer o terreno para saber lidar com que você vai enfrentar. 

Para saber como fazer concurso público é fundamental identificar e analisar os desafios que surgirão para que você consiga superá-los com maestria. 

O edital é a lei do concurso

E aqui vem a dica de ouro para quem quer ocupar um cargo público: o edital é a lei do concurso. E o que isso significa? Para que você consiga os melhores resultados nos seus estudos, é indispensável conhecer bem o edital dos concursos desejados.

Os possíveis desafios a serem enfrentados durante uma prova de concurso já “mostraram a cara” nos editais. Mas não pense você, iniciante, que só devemos começar a estudar depois que o edital for publicado. 

Como já falamos, não perca tempo. Portanto, comece a estudar antes mesmo da publicação. Pesquise e analise editais antigos e as provas que já foram aplicadas. Mais uma vez, conheça o terreno antes de iniciar os seus estudos.

O que você precisa saber ao analisar editais e provas?

Saiba quais são as matérias básicas, conheça o estilo da prova das principais bancas responsáveis pelos concursos da área que você escolheu. Além disso, identifique os conteúdos de maior peso das provas para que você, ao planejar os seus estudos, saiba o que priorizar para garantir melhores resultados.

Com certeza você já pensou “Qual é a melhor hora para começar a estudar?”. A nossa resposta é: comece a estudar agora! Não importa se não há previsão para publicação do edital, não importa se você decidiu prestar a prova agora e o edital acabou de ser publicado. 

O importante é começar a estudar, e já mostramos aqui que é possível, ao analisar editais antigos e provas já aplicadas, adquirir o máximo de referências possíveis para você brilhar no exame. Tendo pouco ou muito tempo, agora você já sabe como se preparar com excelência para fazer o concurso público que você tanto deseja.

Tenha estratégia na hora de estudar para concurso público

Ciente do peso de cada conteúdo e das matérias básicas que serão exigidas, é o momento de traçar um plano de estudos que funcione. Assim como tivemos estratégia para chegarmos até aqui, teremos algumas táticas para montarmos o nosso planejamento.

Monte um quadro de horários

Uma das etapas mais importantes para nos prepararmos para fazer concurso público é observar o tempo que teremos para nos dedicarmos aos estudos. Para que isso ocorra da melhor forma possível, você precisa ser bastante realista

Caso contrário, é bem possível que você desista de todo o processo, uma vez que não terá calculado, estrategicamente, tudo o que você precisa fazer para passar no concurso e a real disponibilidade de tempo para executar tudo isso em determinado prazo. Consequentemente, cedo ou tarde, você notará que aquela matéria básica não foi revisada o suficiente ou que aquele conteúdo de maior peso acabou ficando de lado. 

Então, pensando em evitar um erro comum de principiante, você deve montar um quadro de horários com todas as suas atividades diárias, inclusive a hora de dormir e hora de acordar, a fim de identificar quais serão os momentos de estudo e quantas horas você deve dedicar para as matérias que devem ser priorizadas. 

Quer saber o que você deve priorizar na hora de estudar para concurso público? Conheça o nosso Guia sobre como estudar para concurso e garanta resultados melhores e mais rápido! 

Escolha os melhores métodos de estudos para fazer concurso público

São inúmeras as técnicas de estudo por aí, mas tenha cuidado para não cair no papo furado de fórmula milagrosa. Tenha a certeza de que elas não funcionam, o que vai te ajudar a fazer um concurso público e garantir a sua vaga é ter um método que seja consistente.

E como saber qual método é bom? Antes de qualquer coisa, devemos retomar a ideia de que precisamos ser realista. Por isso, é extremamente importante que você faça uma autoanálise para descobrir o que dá mais certo para você na hora dos estudos.

Você pode ser uma pessoa que aprende melhor lendo em voz alta ou pode ser que para você seja essencial fazer revisões e resumos para melhor compreender os conteúdos estudados. Pensando nisso, é primordial que você identifique as formas que te farão alcançar os objetivos desejados.

Além disso, é importante saber o que um método de estudos deve oferecer para que ele seja produtivo. Confira:

  1. Ser claro
  2. Oferecer um passo a passo bem definido
  3. Ser aplicável e adaptável

Outra forma de avaliar um método é fazer algumas perguntas para o que está sendo oferecido. Por exemplo:

  1. O que eu vou aprender?
  2. Quando eu vou aprender? 
  3. Como eu vou aprender?

Diante de tudo isso, abastecido(a) com todas essas informações, podemos afirmar que agora você já sabe como fazer concurso público. Mas, para não restar nenhuma dúvida para você conquistar a sua nomeação, veja também o nosso guia completo sobre como estudar para concurso.

Quer garantir a sua nomeação? Confira 14 dicas imperdíveis sobre como estudar para concurso público.

Mariana Pacheco

Mariana Pacheco

Letrista da UFG. Educadora por aí. Mestra das redações. Fã das minhas cachorras e de texto bão!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000