Blog Projeto Redação

Aprenda como fazer resumos para concurso e a utilizar esse método de estudo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Os resumos são utilizados como métodos de estudo desde o início do nosso processo de aprendizagem. No entanto, apesar de parecer uma técnica clichê, é muito importante saber como fazer resumos para concurso, pois esse tipo de síntese pode te ajudar muito a guardar as informações necessárias. 

A partir dessas informações, preparamos este artigo para esclarecer mais sobre a estrutura desse gênero para concursos. Separamos 10 dicas sobre resumos para processos seletivos para cargos públicos. 

1. Faça marcações nos textos

Em primeiro lugar, você deve criar uma rotina de leitura e estudo . Por meio desse hábito, uma maneira sobre como fazer resumos para concurso é fazer marcações nas partes mais importantes do material estudado. Isso ajudará, principalmente, a selecionar melhor o conteúdo, para facilitar a memorização. 

2. Crie um esquema de cores

Além da memorização, os estímulos sensoriais também são de grande relevância na hora de entender como fazer resumos para concurso. A partir de recursos visuais, como esquemas de cores, você consegue fazer hierarquizações de informações.

Também é mais fácil criar divisões esquematizadas. Isso auxiliará não só na feitura do resumo, como quando precisar retornar para consulta de informações. Assim, você poderá dividir as informações por cores e fazer, até mesmo, legendas.

3. Faça mapas mentais

Assim como os resumos e os esquemas de cores, os mapas mentais também são formas de síntese e podem auxiliar na memorização visual. Logo, eles fazem com que você possa hierarquizar as informações e colocá-las em uma estrutura visualmente agradável

Para fazer essas estruturas e saber como fazer resumos para concurso, existem diversos sites que podem te ajudar a montar mapas mentais bem estruturados.  É só dar uma pesquisadinha na internet. 

4. Prefira resumos curtos

Embora os resumos devam ser bem completos, é melhor optar por fazê-los mais sintetizados, pois o objetivo desse tipo de estratégia é facilitar a fixação do conteúdo. Dessa maneira, para aprender como fazer resumos para concurso, você precisa analisar bem o que deve estar presente neles. 

5. Tenha um espaço separado para os resumos

Sabemos que manter a organização do material de estudo é necessário para o aprendizado, não é mesmo? Então, não adianta nada aprender como fazer resumos para concurso e não utilizá-los para nada. 

Desse modo, é pertinente que você separe um caderno, fichário ou pasta, para manter todos os seus resumos juntos. Assim, você terá acesso a esse material de consulta sempre que precisar. 

6. Faça fichamentos

Antes mesmo de começar a desenvolver suas estratégias de como fazer resumos para concurso, você pode começar a fazer fichamentos sobre os textos e materiais que lê. Esse tipo de texto é como se fosse uma reunião de trechos e tópicos de um texto. A partir dele você pode tirar as informações para seu resumo. 

7. Escreva à mão

Por mais que atualmente estejamos mais habituados pelos meios digitais, uma das estratégias mais importantes sobre como fazer resumos para concurso é escrevê-los sempre à mão. Isso pode te ajudar a memorizar melhor o conteúdo

8. Intercale os resumos com exercícios

Mais uma ótima dica para pôr em prática  como fazer resumos para concurso,é incluir exercícios a eles. Com isso, você torna mais eficaz a efetivação do conhecimento. Assim, sempre que fizer resumos de algum conteúdo, inclua exercícios da mesma área, para colocar em prática a parte teórica. 

9. Sempre leia os resumos

Por fim, utilize sempre seus resumos como forma de consulta de conteúdos, completando-os cada vez mais. Pois, além das estratégias sobre como fazer resumos para concurso, você deve sempre colocá-los dentro da sua rotina de estudos, lendo-os cotidianamente.

Bom, agora que você já sabe como fazer resumos para concurso, confira nosso próximo artigo e aprenda como estudar atualidades para concurso

Quer garantir a sua nomeação? Confira 14 dicas imperdíveis sobre como estudar para concurso público.

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000