Blog Projeto Redação

Como começar a estudar para o Enem 2021 utilizando 11 dicas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Já estamos em abril e você precisa começar a se preparar para o Enem. Apesar do Exame estar previsto para acontecer apenas no final do ano, há a necessidade de iniciar logo os preparativos, levando em conta o extenso conteúdo. Por isso, você precisa elaborar estratégias, mas não se preocupe, vamos ajudar você a entender como começar a estudar para o Enem 2021. 

Então venha conferir 11 dicas imperdíveis para arrasar no Exame! 

1. Defina os processos seletivos que pretende prestar

A primeira coisa que você precisa saber sobre como começar a estudar para o Enem 2021 é definir quais processos seletivos você pretende prestar. Para isso, você precisa estar ciente que várias universidades podem aceitar sua nota do Exame, seja para substituir ou complementar a nota do vestibular, ou por meio de programas como o Sisu, o Fies e o Prouni

Além disso, você pode concorrer a vagas em universidades particulares e ter acesso ao programa Enem Portugal

Por isso, você deve estipular seu foco para começar a pensar na pontuação que precisa tirar no Enem. 

2. Defina suas prioridades de curso

Assim como o processo seletivo que pretende prestar, saber para qual curso você vai concorrer a uma vaga é essencial quando pensamos em como começar a estudar para o Enem 2021. Isso acontece, pois, seu planejamento deve ser pautado no que deseja seguir, para saber o peso da nota de cada disciplina e também a nota de corte média dos anos anteriores. 

Uma ótima dica sobre isso é conhecer quais são os cursos mais procurados. Isso vai ajudar você a ter uma boa perspectiva do mercado de trabalho e, também, a entender a concorrência. 

3. Conheça a prova

Além do que foi dito anteriormente, uma das principais coisas para saber como começar a estudar para o Enem 2021 é conhecer bem a prova e saber o que cai nela

Em primeiro lugar, o exame é realizado de duas formas: impressa e digital, que acontecem em datas diferentes, tendo dois dias de aplicação, em dois domingos consecutivos. Sobre as datas, sempre há divulgação do cronograma na página do Inep. 

No que diz respeito aos conteúdos, há a seguinte divisão, válida para as duas versões do Exame: 

Primeiro dia de prova

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias – 45 questões de múltipla escolha;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – 45 questões de múltipla escolha
  • Redação – Prova de texto.

Segundo dia de prova

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias – 45 questões de múltipla escolha;
  • Matemática e suas Tecnologias – 45 questões de múltipla escolha.

4. Leia o edital do Exame

Antes mesmo de saber como começar a estudar para o Enem 2021, você deve conhecer todas as informações importantes sobre o Exame como: período de inscrições, data de aplicação das provas e o que cai em cada área e disciplina. Então, conhecer bem o edital pode te ajudar a se organizar melhor e saber as informações principais.

5. Defina os métodos de estudo 

Apesar de estudar por conta própria não ser tão fácil, quando pensamos em como começar a estudar para o Enem 2021 temos sempre que pensar em como serão desenvolvidos os métodos de estudo

Por isso, faça uma análise das suas características na hora de estudar e defina quais as melhores metodologias para o seu perfil.

Além disso, você pode pesquisar canais no YouTube, páginas no Instagram e Podcasts, para tornar sua hora de estudar menos cansativa. 

6. Faça um cronograma de estudos

O cronograma de estudos é uma forma de auxiliar você no melhor uso do seu tempo e na seleção de conteúdos. Portanto, ele é de grande ajuda para organizar sua rotina e definir horários. 

Esse mecanismo pode trazer as seguintes vantagens: 

  • entendimento das suas dificuldades e facilidades em relação ao conteúdo;
  • gestão de tempo;
  • estipulação de conteúdo;
  • estudo de forma saudável.

Por isso, ele é interessante não só quando pensamos em como começar a estudar para o Enem 2021, como também para vestibulares, concursos públicos e outros processos seletivos. 

7. Respeite seu ritmo

Uma das questões mais importantes no processo de aprendizagem é entender que cada indivíduo tem o seu próprio ritmo de estudos. Então, temos que tomar muito cuidado na hora de fazer comparações com as rotinas de outras pessoas, pois isso pode acabar nos desmotivando. 

Por isso, ao pensar em como começar a estudar para o Enem 2021 ou qualquer processo, tenha em mente que sua prioridade deve ser seu bem-estar físico e emocional. 

8. Tenha um lugar confortável para estudar

Mais uma dica sobre como começar a estudar para o Enem 2021 é definir seus locais de estudo. Todos sabemos como é difícil se concentrar em um lugar barulhento e desconfortável, não é mesmo? 

Mas também não é ideal estudar na cama, no sofá ou em lugares com baixa iluminação, pois todas essas condições físicas convencem nosso cérebro de que é um momento de relaxar, não de estudar. 

9. Ouça músicas

Outra dica que pode te ajudar em como começar a estudar para o Enem 2021 é ouvir músicas agradáveis. Alguns especialistas afirmam que estudar ouvindo músicas pode aumentar a produtividade e a concentração nesse momento. Há canções, ainda, que estimulam a memorização. 

No entanto, é interessante escutar músicas instrumentais ou em um idioma que você desconhece, para que o cérebro não foque na decodificação da letra da canção em vez do texto que você está tentando escrever. 

10. Mantenha hábitos saudáveis

Além de tudo isso que foi dito, no momento de planejar como começar a estudar para o Enem, você deve pensar nos seus hábitos cotidianos. A partir disso você deve criar um planejamento que inclua sua saúde física e mental. 

Lembre-se sempre de manter uma boa rotina de sono, pois dormir bem traz, além do descanso mental e físico, eficácia nos processos metabólicos. 

Outra coisa que você deve focar é em atividades físicas, pois elas podem melhorar muito seu bem-estar, além de ajudar a controlar a ansiedade

Por fim, não se esqueça da alimentação, pois, alimentar-se bem é mais fundamental do que imaginamos. Assim como o nosso corpo, o nosso cérebro também precisa de nutrientes específicos que nos ajudam na concentração, raciocínio e memorização. Alguns alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas e sais minerais podem ser bons aliados na hora dos estudos.

11. Utilize plataformas de correção

Para finalizar, a última dica sobre como começar a estudar para o Enem 2021 é sobre a parte textual. A primeira coisa que você deve saber sobre a prova é a importância da redação no Exame, pois ela é a parte em que você terá mais chances de tirar 1000, isso porque o cálculo da nota final da redação não depende da TRI, mas sim das 5 competências avaliadas pelos corretores.

Então, bora começar a praticar? Para isso, você deve conhecer os serviços de correção online, como o Projeto Redação, que é uma plataforma de correções de texto online, que foi criada em 2015 para auxiliar os estudantes no processo de estudo. 

Por trabalhar diretamente com correções de redação Enem e de concursos públicos, a plataforma oferece um serviço direcionado a esses tipos de texto. Dessa maneira, o seu texto será corrigido por professores preparados para esse tipo de avaliação. 

Mas você deve estar se perguntando: Quais os diferenciais do Projeto Redação, não é mesmo? Calma, a gente explica! Adquirindo algum plano do Projeto Redação você tem:

  • Correções feitas por corretores profissionais;
  • Temas atuais no modelo de concurso público;
  • Feedbacks completos sobre o texto;
  • Melhor custo x benefício do mercado;
  • Prazo de correção rápido;
  • Reavaliação de textos sempre que necessário.

A partir de todas essas vantagens, você estará mais próximo da sua nota 1000 no Enem! 

Deu pra entender como começar a estudar para o Enem 2021? Agora que  você conhece os benefícios do Projeto Redação, venha conferir nossos planos de correção e arrase no Enem! 

QUER GARANTIR A NOTA 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM?

Utilize o cupom REDENEM e receba 15% DE DESCONTO nos planos do Projeto Redação!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000