Blog Projeto Redação

Saiba como usar conectivos de adição no seu texto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você conhece os conectivos de adição? Eles são usados nos textos para acrescentar uma ideia que tenha relação com o que foi dito anteriormente. Neste post, vamos explicar como usá-los de forma correta. Continue lendo para tirar suas dúvidas! 

O que são conectivos?

Os conectivos são usados para interligar frases, orações, períodos e parágrafos, garantindo uma sequência lógica entre as partes do texto. Sem esses elementos, é impossível articular suas ideias e fazer uma redação bem estruturada. 

Portanto, quando falamos em coesão e coerência textual, temos que dar a devida atenção aos conectivos. Afinal, a coesão se refere ao encadeamento de ideias, enquanto a coerência textual é responsável por garantir o sentido de todas as informações apresentadas

Como os conectivos são responsáveis pela estruturação do texto, é muito importante fazer o uso correto e consciente deles. Se você errar na escolha desses elementos, fica mais difícil transmitir ao seu leitor a mensagem correta. 

Mas não se preocupe! Embora pareça difícil utilizar os elementos de coesão, você vai ver que basta conhecer um pouco mais sobre eles. 

Qual a importância dos conectivos na redação?

Entre os aspectos avaliados na correção de uma redação, destacam-se a coesão e coerência textual. Isso porque esses mecanismos são essenciais para fazer o leitor compreender a sua mensagem de forma clara.

Você provavelmente já leu um texto que não tinha uma organização de ideias tão boa, certo? Pense em como foi difícil concluir essa leitura! Quando não existe harmonia entre as ideias, é quase impossível entender o que o autor quer dizer.

Por isso, os exames sempre avaliam como os elementos de coesão e coerência são utilizados. E, como explicamos, os conectivos são elementos coesivos, que servem para interligar as partes do texto.  

Lembre-se: não adianta ter os melhores argumentos sobre um determinado assunto, se você não souber como organizar um texto com introdução, desenvolvimento e conclusão

Qual a função dos conectivos?

De forma resumida, a função dos conectivos é articular as ideias do seu texto para torná-lo mais coeso. Portanto, você precisa usá-los em diferentes situações, como para acrescentar uma informação. 

No entanto, você pode ficar um pouco confuso com tantas opções de conectivos na hora de escrever. Se esse for o seu caso, a seguir, vamos explicar quando usar os conectivos de adição para te ajudar na escrita. 

O que são conectivos de adição?

Para acrescentar algo que esteja relacionado ao que foi dito anteriormente no texto, você deve usar os conectivos de adição ou continuação. 

Veja quais são eles:

  • ademais;
  • ainda mais;
  • ainda por cima;
  • além disso;
  • como ainda;
  • como também;
  • de igual modo;
  • de novo;
  • e;
  • e ainda;
  • mas também;
  • não apenas;
  • não só;
  • não também;
  • nem; 
  • novamente;
  • outrossim.

Exemplo

  • Ellen trabalha durante o dia como professora em uma escola básica. Além disso, ela faz alguns freelas de revisão textual.

Como usar os conectivos de adição na redação?

Você deve estar se perguntando como usar os conectivos de adição na redação, certo? Pensando nisso, separamos alguns trechos de redações avaliadas pelos nossos corretores.

Confira:

No desenvolvimento de uma redação sobre o tema: A importância da representatividade na publicidade.

Ademais, salienta-se o desenvolvimento do conceito de alteridade como mais um dos benefícios dessa temática, já que, assim, há a consideração de todos os indivíduos do corpo social. Segundo a concepção de alteridade, elaborada pelo sociólogo francês Emmanuel Lèvinas, os seres humanos devem aprender a compreender seus diferentes como pessoas singulares e subjetivas, pertencentes a ricas culturas e etnias, de maneira a aceitar as distinções e honrar os direitos humanos dos cidadãos. Desse modo, percebe-se que a combinação entre comerciais midiáticos e a representabilidade das diferentes culturas e particularidades [3] é o caminho para chegar-se à plenitude da alteridade. 

No desenvolvimento de uma redação sobre o tema: Os desafios para a vahttps://www.projetoredacao.com.br/blog/os-desafios-para-a-valorizacao-da-arte-urbana-no-brasil/lorização da arte urbana no Brasil.

Além disso, é perceptível na sociedade a discriminação quanto aos grafites feitos nas ruas, ao considerar essas marcas como vandalismo, o que leva a uma comunidade preconceituosa. Segundo o filósofo francês Voltarie, o preconceito é a opinião sem conhecimento. Sendo assim, nota-se a falta de educação cultural nas escolas, para que se possa refletir e valorizar sobre os atos e meios de expressão da cultura na sociedade.  Dessa forma, sem a ajuda educacional, as distinções da arte institucionalizada e urbana continuarão trazendo preceitos que levam a  marginalização dessas formas de expressões.

No desenvolvimento de uma redação sobre o tema: Intolerância e discurso de ódio contra minorias.

Outrossim, vale destacar, também, que embora a Bíblia defenda o amor ao próximo, muitos líderes religiosos agem de maneira intolerante. Prova disso é que o pastor Marcos Feliciano, que tem milhões de seguidores na internet, disse que existe ditadura gay e que africanos descendem de um ancestral amaldiçoado e, por isso, levam uma vida sofrida. Desse jeito, as pessoas que seguem Feliciano, por estarem presas em bolhas sociais, acreditam em tudo que ele fala e ferem verbalmente as minorias. 

Se você gostou de aprender mais sobre conectivos de adição, veja o nosso artigo sobre como fazer uma boa proposta de intervenção e aproveite os estudos!

[E-book Gratuito]

Quer garantir a sua vaga dos sonhos? Confira 15 dicas imperdíveis para escrever uma redação nota 1000!

Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino. Gosta de fazer tudo ouvindo música.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000