Blog Projeto Redação

Você conhece a prova de redação do Enem?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você conhece a prova de redação do Enem?

Você conhece a prova de redação do Enem? Sabia que ela apresenta informações muito importantes e que, na maioria das vezes, são ignoradas pelos participantes?

Vamos dar uma olhadinha na prova do ano passado?

Exemplo de página da Redação do Enem.
Exemplo de página da Redação do Enem

A prova foi dividida em três partes: instruções para a redação, textos motivadores e proposta de redação. Essas partes são fundamentais para que você evite alguns problemas.

A parte designada para tratar das instruções para a redação traz informações acerca de como produzir o seu texto e como evitar a nota zero. Sua produção deverá ser escrita no espaço correto (você receberá a Folha de Redação, que é a folha oficial, em que você deverá escrever a versão final de seu texto), além disso, use caneta e não ultrapasse o limite de 30 linhas. Outro ponto fundamental apresentado é que as partes que forem copiadas dos textos motivadores serão desconsideradas. Por isso, nada de copiar, hein? Sobre a nota zero, isso acontecerá quando o texto tiver até 7 linhas escritas, quando fugir do tema ou do  tipo textual dissertativo-argumentativo, quando desrespeitar os direitos humanos ou quando apresentar parte desconectada. Você se lembra de que, há alguns anos, houve polêmicas na correção da redação, uma vez que alguns textos apresentavam hinos de clubes de futebol e receitas? Pois é, essas construções são consideradas como partes desconectadas e ocasionam nota zero à redação.

A segunda parte da prova corresponde aos textos motivadores que, como o próprio nome já diz, são os textos que vão motivar a sua escrita, que funcionarão como o pontapé inicial, eles apresentam informações que irão induzir a sua produção. Esses textos, como ressaltamos anteriormente, não devem ser copiados, você precisa se apropriar dessa coletânea.

Por fim, a terceira parte da prova é a proposta de redação, a qual reforça que o texto deve ser escrito dentro das exigências do texto dissertativo-argumentativo e da modalidade de escrita formal da língua portuguesa e apresenta o enunciado-tema, que, no ano passado, na primeira prova aplicada, foi Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil’. É nessa parte da prova que se tem a definição daquilo que deve ser discutido na redação.

Como você viu, a própria banca, na prova, apresenta muitas informações que vão te ajudar na escrita e, por isso, devem ser lidas com bastante atenção. Mantenha o foco, leia com calma, destaque as palavras mais importantes e mantenha-se atento ao que está sendo solicitado como discussão.

Até a próxima!

_________________

Quer melhorar a sua escrita? Conheça a página do Projeto Redação!

Julio Sousa

Julio Sousa

Macapaense, empreendedor e programador. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Projeto Medicina e co-fundador do Projeto Redação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000