Blog Projeto Redação

Saiba tudo o que era esperado dos participantes na redação Enem 2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Exame Nacional do Ensino Médio na edição 2020, possuiu diversas diferenças na aplicação Além disso dos mais de 3,6 milhões de inscritos, mais de 52% de participantes não compareceram no local de prova no primeiro dia. 

Sobre a redação Enem 2020, foi apresentada uma temática muito importante a ser discutida atualmente, principalmente pelo contexto em que o exame foi aplicado. Além disso, podemos levar em consideração diversas outras questões sobre a abordagem do tema.

A partir dessas informações, preparamos este artigo para ajudar você a entender o que era esperado na redação Enem 2020.

Tema redação Enem 2020

Primeiramente, vamos apresentar o tema da redação Enem 2020, que foi: “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Em primeiro lugar, você deve analisar todos os tópicos da frase tema, fazendo um esquema para entender exatamente o comando. Isso é muito relevante devido às competências avaliativas do Exame.

Então, vamos iniciar com a palavra estigma, que tem seu significado ligado a uma percepção social de inferioridade, relacionada a um traço do indivíduo, como algumas patologias. Em seguida, devemos pensar sobre as doenças mentais, como elas são tratadas e como funciona esse estigma. Por fim, o último tópico é a sociedade brasileira. todas as informações devem estar ligadas ao contexto social do Brasil.

Logo, apesar de poderem ser utilizados exemplos de outras localidades, o foco da argumentação deve ser a sociedade brasileira.

Avaliação da redação Enem 2020

Apesar das mudanças no Exame, a redação Enem 2020 permanece com os mesmos critérios de avaliação. Nele, são propostas cinco competências, com valor de 200 pontos cada, que são divididas em seis níveis, da seguinte forma: 

Competências

  • Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. 
  • Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  • Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  • Competência 4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 
  •  Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema apresentado, respeitando os Direitos Humanos e a diversidade sociocultural.

Níveis

  • 0 pontos: Desclassificado
  • 40 pontos: Precário
  • 80 pontos: Insuficiente
  • 120 pontos: Mediano
  • 160: Bom
  • 200: Ótimo

Estrutura da redação Enem 2020

Além da avaliação, o gênero textual da redação Enem 2020 permanece o mesmo dos outros anos: dissertativo-argumentativo. Com isso, iremos dividir a explicação do tema em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Assim, poderá ser visto que o deveria ser feito em cada fragmento do seu texto. 

Introdução

Na introdução, é interessante que haja uma contextualização da situação de estigma em que são enquadradas as doenças mentais no Brasil. Isso poderia ocorrer por meio de uma citação, exemplo de situação ou utilização de dados. 

Depois disso, já é plausível iniciar a construção da sua tese, relacionando o tópico frasal com o seu ponto de vista. Para esse tipo de ligação podem ser utilizados conectivos como: dessa forma, dessa maneira, assim e portanto. 

Após essas duas etapas, você deve explicitar sua tese, citando os argumentos que devem ser desenvolvidos. 

Desenvolvimento

No desenvolvimento, é recomendado que sejam feitos dois parágrafos e, assim como nos anos anteriores, na redação Enem 2020, é necessária apresentação dos argumentos. 

Você pode utilizar conectivos como: Primeiramente, em primeiro lugar, no que diz respeito a, já e em segundo lugar.

Como repertório sociocultural, há diversas citações e obras literárias que abordam o tema. Alguns exemplos disso são: 

  • A História da Loucura – Foucault;
  • Holocausto Brasileiro – Daniela Arbex;
  • O Alienista – Machado de Assis;
  • O Coringa – Filme.

Conclusão

Para finalizar, na conclusão, é necessária a apresentação da proposta de intervenção  e finalização do texto. Alguns conectivos recomendados são: portanto, dessa forma, dessa maneira, após os argumentos apresentados e para finalizar.

Nessa parte, você precisa apresentar intervenções de algum agente, que devem ser efetivas. Isso poderia ser feito com algumas das formas a seguir: 

  • Apoio governamental aos familiares e às pessoas com doenças mentais;
  • Maior abordagem midiática sobre o assunto;
  • Parceria entre o Ministério da Saúde e Ministério da Educação para a criação de cursos para profissionais das duas áreas e criação de palestras para a população geral;
  • Auxílio da mídia na produção de conteúdos explicativos sobre doenças mentais.

Além disso, existem diversas outras propostas possíveis, dependendo dos seus argumentos. Lembre-se que as intervenções devem resolver todos os problemas apresentados e relacionados ao tema da redação Enem 2020. Mais uma questão importante é sempre respeitar os direitos humanos.
Gostou de saber mais sobre a redação Enem 2020? Então leia nosso próximo artigo e veja exemplos de redação nota 1000.

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000