Blog Projeto Redação

Aprenda como fazer redação para concurso com 12 dicas simples

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Já não é novidade que a redação é um dos métodos de avaliação mais temidos dos processos seletivos. Pensando nisso, é importante entender como fazer redação para concurso, pois isso pode ajudar não só na nota inicial, mas também com um diferencial em relação aos outros participantes, que é algo que conta muito nos concursos. 

Como sabemos dessas questões, separamos 12 dicas que vão te ajudar nessa tarefa. Confira neste artigo. 

1. Organize seus estudos

Para começar, você deve fazer um planejamento de estudos . Com isso, você dividirá seu tempo e poderá entender melhor seus métodos sobre como fazer redação para concurso.

Uma dica interessante, é que você divida o estudo de produção de texto revezando com outros conteúdos. Assim, isso não se torna massante. 

2. Conheça os gêneros que podem aparecer na prova

Não adianta nada estudar redação e focar em um gênero textual que não vai cair em sua prova. Para saber quais são as possibilidades de aplicação dos gêneros e como fazer redação para concurso, você deve conhecer bem o edital da sua banca. 

Outra forma de adquirir essas informações, é conferir as aplicações anteriores do seu concurso. Dessa maneira, você também pode entender como os temas são cobrados.

3. Estude gramática

Além da prova objetiva, o estudo de gramática pode te ajudar em como fazer redação para concurso. Uma das principais questões em que esse tipo de conhecimento pode te ajudar é na hora de fazer um texto com coesão e coerência e que possua boa utilização de recursos sintáticos e morfológicos. Assim, você terá mais controle na hora de construir seu texto. 

4. Conheça a banca examinadora

Também é importante conhecer bem sua banca examinadora, para saber como fazer redação para concurso. Apesar de haver determinada singularidade na forma de aplicação dos textos para concurso, também existem questões específicas dentro de cada banca. 

Por isso, você deve saber qual concurso irá fazer e qual é a banca que irá te avaliar. 

5. Use a norma culta da língua

Assim como o estudo de gramática, o conhecimento léxico da língua também é importante para entender como fazer redação para concurso. Assim como usar mecanismos linguísticos, como conectivos e sinônimos, por exemplo, bem como ampliar o vocabulário, são formas indiscutíveis de escrever um bom texto. 

No entanto, o conhecimento da norma culta de escrita da língua deve ser colocado em ênfase, o que não quer dizer que devem ser utilizadas expressões difíceis e rebuscadas. Você deve utilizar uma linguagem simples e objetiva.

6. Envie redações para correção

Escrever não parece uma tarefa fácil, mas com ajuda voce vai entendendo quais são seus pontos de dificuldade e aprende a detectar seus erros. Assim, procurar ajuda de professores ou corretores é uma excelente opção.

Para isso, você pode utilizar ótimos meios como plataformas de correção online. Com elas, você tem o feedback dos seus textos e pode entender onde precisa melhorar.

7. Estude atualidades

O tema é uma das partes mais imprevisíveis na hora de saber como fazer redação para concurso. Embora não seja possível prever o que vai cair como assunto do texto, o estudo de atualidades é de grande ajuda para sabermos o que tem acontecido no mundo e pode ajudar também na prova objetiva. 

8. Aprenda a gerir o tempo

Como em todas as provas avaliativas você terá um prazo para fazer o exame. Com isso, é importante você começar a se programar para entender como fazer redação para concurso no mesmo tempo que terá na prova. Então, é só começar a cronometrar, produzir seus textos e treinar bastante

9. Aprimore suas estratégias argumentativas

Embora os gêneros cobrados nem sempre sejam argumentativos, as estratégias argumentativas podem auxiliar no entendimento dos modos de escrita e de construção textual. A partir disso, você entende como fazer redação para concurso e como utilizar referências e dados na sua elaboração.

10. Construa um bom repertório sociocultural

Mais uma questão de grande relevância na hora de aprender sobre como fazer redação para concurso é a construção de um bom repertório sociocultural. Para isso, você deve ler bastante, principalmente sobre os eixos temáticos mais propícios de cair na sua banca.

11. Elabore um esqueleto de redação

O esqueleto de redação para concurso é uma espécie de esquema que é feito previamente para ajudar aprender como fazer redação para concurso por meio da estrutura. Com isso, você já terá muita facilidade na hora de entender como fazer introdução, desenvolvimento e conclusão.

12. Revise seus textos

Depois de começar a reconhecer seus erros nos textos, você deve praticar a auto revisão. Isso auxiliará na diminuição de equívocos e fará com que você esteja cada vez melhor no aprendizado.

Então, agora que você já entendeu como fazer redação para concurso, veja como são feitas as correções para concurso público? Boa leitura!  

Quer melhorar a sua produção textual para concursos?

Utilize o cupom CONCURSEIRO e receba 15% de desconto nos planos do Projeto Redação!

Letícia Morais

Letícia Morais

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonada por livros, filmes, moda, animais e, mais ainda, por educação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Minicurso Gratuito de Redação para o Enem

Garanta o seu acesso gratuito ao minicurso de redação para o Enem 2020.
limitado

Acesse nosso podcast TEMAS COMENTADOS

A cada semana lançaremos um podcast com um tema de redação comentado para você praticar. Rumo à #nota1000